Maratona Aqu?tica reúne 220 atletas de Juiz de Fora e Belo Horizonte

Por

Terça-feira, 2 de março de 2010, atualizada às 14h08

Maratona Aquática reúne 220 atletas de Juiz de Fora e Belo Horizonte

Clecius Campos
Repórter

Cinco equipes de Juiz de Fora e uma de Belo Horizonte irão reunir cerca de 220 atletas na I Maratona Aquática da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O evento, que ocorre neste sábado, 6 de março, das 8h às 20h, abre o calendário de disputas de natação na Manchester Mineira.

De acordo com um dos organizadores da competição, Fabiano Dominato, a intenção é divulgar o esporte na cidade. "Queremos mostrar a prática da natação em Juiz de Fora, já que temos bons nadadores. Os representantes do esporte na cidade têm tido destaque em campeonatos estaduais."

A maratona será da seguinte forma: cada uma das equipes pode ter no máximo 48 atletas e dispõe de 12 horas para nadar a maior distância possível. Para isso, cada um dos atletas terá a oportunidade dividida em módulos de 15 minutos, que podem ser consecutivos, de acordo com a vontade de cada nadador. "Ganha a equipe que nadar a maior metragem neste intervalo de 12 horas", explica Dominato.

Cada equipe levará para a piscina 35 atletas, em média. Segundo Dominato, as inscrições foram autorizadas para nadadores de todas as idades, crianças, adolescentes, adultos e atletas másteres de ambos os sexos. "Cada um dos atletas ganha uma medalha de participação, além dos prêmios individuais e por equipe." Para o público que quiser acompanhar a prova, a entrada é franca.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes