Sábado, 6 de junho de 2009, atualizada às 11h45

Tempo dos atletas será monitorado por chip na 62ª Corrida da Fogueira

Clecius Campos
Repórter

A organização da 62ª Corrida da Fogueira aposta na tecnologia para incrementar a prova este ano. Cada corredor das categorias adultas vai receber um chip, que irá monitorar seu tempo e ajudar na cronometragem. A tecnologia é usada em diversas provas no Brasil, incluindo a Corrida de São Silvestre.

De acordo com o coordenador do Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora, Orlando Benício, o dispositivo, que será colocado no tênis do atleta, é apenas uma das novidades do evento para este ano.

"A tecnologia estará presente também na camisa que será adquirida no momento da inscrição. A roupa é projetada especialmente para esportes. O tecido do qual é feita não absorve o suor do atleta, permitindo que o uniforme fique mais leve." Segundo Benício, os incrementos são formas de profissionalizar a corrida, que acontece no dia 4 de julho.

Corrida de cinco quilômetros

Além da tradicional prova de dez quilômetros, a 62ª Corrida da Fogueira contará com um percurso paralelo, de cinco quilômetros. A ideia é permitir que pessoas que gostam de correr, mas que não têm treinamento para concluir um percurso maior, também possam participar. "Tem sido registrado um aumento no número de participantes em corridas menores. Por isso vamos realizar um circuito menos cansativo."

Largada e categorias

A 62ª Corrida da Fogueira segue o regulamento do Ranking de Corridas de Rua de Juiz de Fora, que divide os participantes em 16 categorias, por idade. Os atletas da categoria I (nascidos entre 1998 e 1999) e II (nascidos entre 1995 e 1997) correm percurso de um quilômetro, com largada às 18h e às 18h15, respectivamente. Os corredores que disputam a prova de dez quilômetros largam às 18h, enquanto os que correm os cinco quilômetros, saem às 18h40. "A diferença é necessária para que os atletas do pelotão de elite da corrida mais longa não sejam atrapalhados pelos demais."

A data para início das inscrições ainda não foi divulgada. A expectativa é de que, até a próxima terça-feira, dia 9 de junho, a coordenadoria do ranking tenha finalizado parcerias para elaboração do site, pelo qual serão feitas as inscrições. Os valores variam de R$ 7*, para atletas que já compõem o ranking, a R$ 20*, para os demais. No ato da inscrição, o atleta recebe a camisa da competição e o chip. "Pouco antes da largada será realizado um teste no sistema de apuração dos dados do dispositivo com cada participante."

A premiação ainda não foi definida. Segundo Benício, a expectativa é de que as duas mil vagas para a corrida sejam preenchidas. "A presença dos 750 atletas do ranking está praticamente garantida. Como é um evento tradicional, esperamos o máximo de participação."

*Valores informados em junho de 2009

Os textos são revisados por Madalena Fernandes