Segunda-feira, 9 de maio de 2011, atualizada às 19h09

Juiz de Fora é uma das pré-selecionadas para ser centro de treinamento na Copa de 2014

Victor Machado
*Colaboração
Estádio Municipal Radialista Mario Helênio

Juiz de Fora está entre as 145 cidades que são potencialmente candidatas a centro de treinamento de seleções (CTS) na Copa do Mundo de 2014. A relação foi divulgada no último sábado, 7 de abril, pelo Comitê Organizador, mas ainda serão feitos novos cortes. De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda, essa lista não indica que as cidades selecionadas serão CTS, mas é um grande passo, principalmente, pelos atributos apresentados por Juiz de Fora.

Segundo o comitê, estes 145 locais atendem aos requisitos básicos, como a distância para o aeroporto, capacidade de pouso de grandes aeronaves, distância de possíveis hotéis oficiais, entre outros. No entanto, técnicos da empresa que presta serviços ao comitê visitarão, até o final de julho, parte desses locais indicados.  

O secretário de esportes e lazer de Juiz de Fora destaca que serão encaminhadas para a FIFA 90 cidades. "A entidade exige 64, mas o comitê decidiu enviar 90 nomes. A FIFA contrata representantes que vistoriam esses locais e selecionam." Miranda ressalta que, apesar de não garantir a participação de Juiz de Fora na Copa, a lista divulgada no último sábado, 7 de maio, é um forte indicativo. "Cada federação escolhe os representantes e já estamos nesta primeira lista. Acredito que a cidade será um CTS."

Próximos passos

Ele afirma ainda que, no mês passado, houve reuniões com o Comitê Organizador para apresentar o Aeroporto Regional da Zona da Mata. "Será um grande trunfo, porque se trata de um dos principais problemas de logística para a Copa do Mundo e apresentamos uma grande solução." Os próximos passos, segundo Miranda, são a adequação dos locais de acomodação, equipamentos esportivos e do estádio. "O principal já temos, que é a estrutura da cidade. É preciso algumas adequações, mas o nosso estádio está a um minuto do primeiro hospital e tem boas condições. As melhorias do estádio são necessárias, independente da Copa do Mundo."

No mês de junho, está pré-agendada uma visita de representantes do Comitê ao Aeroporto. De acordo com o secretário, ainda não existe data para que os representantes visitem as instalações de Juiz de Fora, mas que, possivelmente, seja articulada junto com a visita ao aeroporto. Além da estrutura, Miranda destaca o clima da cidade como aliado. "Uma seleção europeia não vai querer ficar em um local que, no inverno, terá temperaturas altas."

Escolha

Até o final deste ano, será feita a primeira relação de CTS para a Copa do Mundo. Os representantes das seleções nacionais poderão conhecer os locais aprovados pelo comitê nos próximos anos. A escolha definitiva das seleções só ocorrerá após o sorteio final, previsto para dezembro de 2013. Ao todo, foram selecionadas seis cidades mineiras. Além de Juiz de Fora, estão na lista Araxá, Extrema, Matias Barbosa, Montes Claros e Uberlândia.

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken