Meia e Maratona do Rio: colunista da ACESSA.com fala sobre os desafios das provas

Jorge Júnior
Editor
21/06/2019

Neste final de semana duas provas de rua vão movimentar o Rio de Janeiro. No sábado, 22 de junho, ocorre a Meia Maratona Olympikus (21km), com largada na Praia do Leblon e chegada  no Aterro do Flamengo. Já no domingo, 23, é a vez da Maratona Cosan (42km), com percurso a partir das 5h15, com a elite feminina, no Aterro do Flamengo, local também da chegada. As duas corridas são credenciadas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A maratona recebeu o Selo Ouro e o Permit 10/2019, enquanto a Meia Maratona tem o Selo Prata e o Permit 09/2019.

Para os atletas de Juiz de Fora que vão participar pela primeira vez, o colunista do Portal ACESSA.com, Silvio Boia, comenta que um dos principais desafios da Maratona este ano é a mudança de horário. "Vamos largar mais cedo e, com isso, será inevitável dormir antes do horário normal. Não será uma prova fácil, mas é importante lembrar que largar mais cedo, significa pegar menos sol e calor no trajeto, o que é muito bom".

Segundo Boia, que também tem dado diversas orientações para os participantes em seu programa Kilometragem, "o trajeto da prova também foi alterado (saiba mais), devida às interdições da Avenida Niemeyer, deslocando os dois percursos (21km e 42km) para o Centro do Rio de Janeiro. Outra novidade é que a Maratona agora passa a largar do ponto original de chegada, e vamos partir sentido Centro, indo até o AquaRio, na região Portuária. Depois, voltaremos pelo mesmo percurso até a chegada, porém, do outro lado. A partir daí, vamos seguir sentido Zona Sul até o final da praia do Leblon, onde retornaremos usando o percurso original - do Leblon ao Aterro do Flamengo."

Com essas mudanças, Boia acredita que o percurso ficou mais rápido, por ser plano. "Acredito que o tempo de cada participante deve diminuir".

Para os estreantes, o ideal é se hidratar bem e usar roupas adequadas. "A primeira vez sempre tem uma ansiedade normal, mas é importante seguir o que foi feito nos treinos. "Não é hora de experiências, para evitar riscos. Na véspera, os participantes devem beber bastante água e isotônicos, além disso, evitar alimentação pesada. Durante a prova, procure se hidratar nos postos disponibilizados ao longo do percurso".

Serviço

Meia Maratona Olympikus
Data: 22 de junho de 2019.
Largada: Praia do Leblon
Chegada: Aterro do Flamengo, bairro do Flamengo
Horários de Largada:

PCDs: 6h25
Elite profissional: 6h30
Vip: 6h32
Público geral: 6h35 a 1ª onda

A prova será disputada na distância de 21.097,5 metros.

Maratona
Data: 23 de junho de 2019.
Largada: Aterro do Flamengo, bairro do Flamengo
Chegada: Aterro do Flamengo, bairro do Flamengo
Horários de largada:

PCDs: 5h25
Elite masculino e feminino: 5h30
Vip: 5h32
Público geral: 5h35 a 1ª onda

ACESSA.com - Meia e Maratona do Rio: colunista da ACESSA.com fala sobre os desafios