Soupla de p?tina francesa Decore sua mesa com sofistica??o usando utens?lios da moda

Renata Solano
*Colabora??o
31/08/2007

Se voc? ? daquelas que sempre achou que p?tina era s? para pintores, est? enganada. A se??o artesanato desse m?s vai ensinar a t?cnica de p?tina francesa com decupagem de guardanapo.

Com pouco investimento voc? faz um soupla (apoio de prato) sofisticado e elegante. E ainda deixa sua mesa nas boas normas de etiqueta. Nos ?ltimos tempos, o trabalho com madeira (MDF) tem ganhado visibilidade e aceita??o do p?blico. Francisco Moreira (foto no v?deo ao lado), mais conhecido como Chiquinho ? instrutor de pintura em MDF e diz que trabalha com arte desde crian?a, por isso, tudo o que sabe, aprendeu na pr?tica.

O artes?o relata que muitos de seus alunos v?m por indica??o m?dica, porque ? muito comum especialistas indicarem o artesanato como tratamento terap?utico. Al?m de tratamento terap?utico, muitas pessoas procuram o artesanato para decorar suas casas com objetos que seguem a tend?ncia atual, para ter um hobby (para passar o tempo), ou para aumentar a renda no final do m?s. Seja qual for o seu motivo, aventure-se.

Anote os materiais que voc? vai precisar:

  • tinta l?tex branca;
  • tinta l?tex marrom;
  • cola gel;
  • verniz geral;
  • 1 guardanapo importado para decupagem;
  • lixa 180
  • lixa 60
  • pincel 413 n?mero 18
  • pincel 484 n?mero 20 ou 22
  • pincel 410 n?mero 14
  • vela (parafina comum)
Curiosidades sobre o MDF

O Medium-density fiberboard, mais conhecido como MDF nasceu nos Estados Unidos na d?cada de 60. No Brasil, a primeira produ??o aconteceu em 1997 e, desde ent?o, a aplica??o desse material tem acontecido desde o artesanato at? a constru??o civil.

A principal mat?ria-prima utilizada para a produ??o de MDF ? a madeira, que no Brasil ? obtida atrav?s das planta?es de pinheiros. As fibras dessa ?rvore proporcionam uma chapa de cor clara, mais valorizada pelo mercado.

O MDF ? usado, geralmente, na confec??o de m?veis, como em p?s de mesa, caixas de som, fundos de gaveta e tampos de mesa. Por possuir a consist?ncia e algumas caracter?sticas que se aproximam ?s da madeira maci?a, o MDF tamb?m ? utilizado na constru??o civil na fabrica??o de pisos finos, rodap?s, almofadas de portas e divis?rias.

Na elabora??o de artes gr?ficas, a utiliza??o do MDF como molde para o corte dos materiais gr?ficos possibilitou, o desenvolvimento de novas possibilidades de design, elaborando panfletos e folderes mais sofisticados e criativos. E como vimos, na mat?ria principal, o MDF ? usado tamb?m no artesanato. Seja na produ??o de uma caixa mais simples ou at? na confec??o de abajures. O importante mesmo ? ter criatividade e colocar a m?o na massa.


*Renata Solano ? estudante de Jornalismo da UFJF