Esporte
Segunda-feira, 16 de abril de 2012, atualizada às 12h44

Meia Maratona de Saúde reúne 1.500 atletas nas ruas de Juiz de Fora

Nathália Carvalho
*Colaboração
Meia maratona da Saúde

A Meia Maratona da Saúde reuniu mais de 1.500 atletas na manhã do último domingo, 15 de abril, e abriu o calendário 2012 do 26º Ranking de Corridas Rústicas de Juiz de Fora. Os atletas disputaram provas com percursos de 8 km e 21 km, além de corridas específicas para o público infantojuvenil. A largada foi às 7h30 no pátio de uma faculdade particular, no bairro Salvaterra, e o encerramento ocorreu no Parque Halfeld, no Centro.

O percurso até o ponto central da cidade passou pelo bairro Santa Luzia, com retorno até a avenida Deusdedit Salgado. Na Rio Branco, os atletas deram duas voltas no trecho entre o bairro Bom Pastor e o Mergulhão. A passagem pelo Santa Luzia foi considerada pelos organizadores como o início do trecho que exigiu mais esforço dos atletas, uma vez que até o Cascatinha, passando pelo Parque da Lajinha, é uma longa subida (ver mapas). Passada essa dificuldade inicial, o restante do percurso foi marcado por retas e descidas.

A Meia Maratona teve a participação de 414 homens e 128 mulheres. Já para o percurso de 8 km foram inscritos 396 homens e 361 mulheres. Entre os competidores, 110 tinham mais de 60 anos, sendo 78 do sexo masculino e 32 do feminino. Além disso, competiram 25 atletas portadores de necessidades especiais e, na prova infantil, foram inscritas 109 crianças.

Além da corrida, o público participou de atividades de saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação postural, higiene bucal, saúde da mulher e pesagem/IMC, realizados por parceiros do evento.

A 26ª edição do Ranking de Corridas Rústicas terá, ao todo, nove provas em 2012. Ainda estão programadas: a II Corrida da UFJF, em maio; a XIII Corrida do Asfalto de Chácara, em junho; a Volta da Deusdedit Salgado e a XXV Corrida Duque de Caxias, ambas em agosto; entre outras.

Vencedores

Com o tempo de 1h8min31s, o vencedor da categoria masculina de 21 km foi o Flávio Carvalho Stumpf e da feminina foi Ingrid Abrahão Soares, que fechou a prova em 1h29min26s. Quem ficou com a segunda colocação foi Jocemar Fernandes Correa e Viviany Anderson. Os terceiros foram Eberth Silvério e Andriléia do Carmo.

Já no percurso de 8 km, Felipe Henrique dos Anjos ficou com a primeira colocação masculina, com 28min34s e a feminina ficou com Aline da Silva Braga, que chegou aos 37min26s. Os segundos colocados dessa modalidade foram Pablo Casadio e Ana Paula Gonçalves. O terceiro lugar ficou com Cilas Bento e Patrícia Romanelli.

Visão no Esporte

A equipe de atletismo do Projeto Visão no Esporte estreou em competições esportivas neste domingo. Criada a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Associação dos Cegos, o grupo era formado por nove atletas com deficiência visual. O próximo desafio da equipe será na I Corrida de Rua da Polícia Civil de Conselheiro Lafaiete, no dia 6 de maio.

*Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Mariana Benicá

Envie sua Notícia

Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

+55 32 99915-7720

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

O melhor provedor de internet de Juiz de Fora

Conheça nossos planos: (32) 2101-2000