Segunda-feira, 21 de janeiro de 2013, atualizada às 17h50

Atletas deficientes visuais e auditivos são destaque na corrida de São Sebastião

Nathália Carvalho
Repórter
Corrida

Juiz de Fora foi bem representada por atletas locais na Corrida de São Sebastião, realizada no Aterro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro, no último domingo, 20 de janeiro. Quatro corredores, sendo dois deficientes visuais, um de membro inferior e outro auditivo, foram destaque durante a competição. A prova ocorreu na parte da manhã e contou com percursos de dez e cinco quilômetros.

Segundo informações do maratonista Gedair Reis, que acompanhou os atletas no evento, o melhor desempenho foi de Jadir José da Silva, que trouxe o troféu de campeão na categoria deficiente auditivo de 50 a 54 anos, com o tempo de 45min35seg. Além dele, o deficiente visual Marcos Aurélio Henriques, como o guia Marcelo Montenegro, também se destacou, com a segunda colocação da categoria B2 (baixa visão) e o tempo de 53min24seg. Outro bom resultado foi de José Luiz Souza, acompanhado do guia Vanderley Meurer, medalha de bronze no B1, categoria daqueles com falta de visão total.

Todos esses atletas percorreram os dez quilômetros e fazem parte do projeto Visão no Esporte. Eles estavam em período de férias durante a competição. De acordo com o técnico Léo Lima, os corredores estão mantendo um treinamento regular e participaram de diversas provas recentemente, como a São Silvestre e a Corrida da Pampulha. "É um excelente resultado que tivemos, principalmente por se tratar de um período de descanso. Apesar de eles terem feito um tempo abaixo do normal, foram poucas semanas de treinamento e não é bom forçar muito o condicionamento físico deles nesta época", explica.

Além dos atletas do Visão, o deficiente de membro inferior José Carlos Gonçalves conquistou o segundo lugar na categoria 45 a 49 anos, com o tempo de 1h04min.

Próximos desafios

Segundo Lima, as atividades do grupo serão retomadas na segunda semana de fevereiro. O foco é a disputa do Circuito Brasil Paraolímpico, que terá sua etapa regional realizada em Uberlândia em maio. "Dependendo do resultado dessa prova, nossos atletas poderão se classificar para a etapa nacional", completa.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Atletas deficientes visuais e auditivos s?o destaque em corrida no RJ