Brasil estreia de forma apagada na Copa do Mundo

Por

Brasil estreia de forma apagada na Copa do Mundo  A partida contra a Coreia do Norte, equipe considerada a mais fraca do grupo G, rendeu a vitória verde e amarela, mas decepcionou torcedores

Aline Furtado e Carolina Gomes
Repórteres
15/6/2010

No dia da estreia do Brasil na Copa do Mundo, nesta terça-feira, 15 de junho, Juiz de Fora amanheceu diferente. Logo cedo já era possível ouvir o som das cornetas e das famosas "vuvuzelas". Nas ruas, as pessoas foram ao trabalho vestidas com as cores verde e amarelo. Muitos tiveram a rotina alterada em função do jogo ser realizado durante o horário de expediente.

Momentos antes do apito inicial, já era possível verificar a movimentação pelas ruas da cidade. Congestionamentos, pontos e ônibus lotados, correria. Todos com um só objetivo: ver o Brasil em campo.

Não foi o jogo que os brasileiros queriam. A esperada goleada em cima da Coreia do Norte, time considerado o mais fraco, tecnicamente, do grupo G, não aconteceu e a seleção não jogou tão fácil. Diante de um adversário, ao contrário do que se pensava, aplicado tecnicamente, os jogadores do Brasil tiveram dificuldades no primeiro tempo, encontrando o jogo pelas laterais somente a partir do final do segundo tempo.

O Brasil usou muito o toque de bola, levando-a de uma ponta a outra, mas a retranca norte-coreana estava bem armada e atenta. A partir do segundo tempo, começou a explorar melhor as laterais e assim, aos 10 minutos, a seleção brasileira encontrou o caminho do primeiro gol, quando Maicon, que acabou sendo eleito o melhor em campo, recebeu em velocidade de dentro da área e, já quase sem ângulo, marcou o primeiro gol do Brasil na partida de estreia. Mais tarde, aos 26 minutos, Elano completou o placar em jogada semelhante, passe profundo de Robinho e, da direita, o chute cruzado. A um minuto do final do tempo regulamentar, a Coreia do Norte marcou seu gol, diminuindo a diferença.

Marcando três pontos na tabela com a vitória por 2 a 1 e assumindo a liderança do grupo G, o Brasil ainda registrou um ponto no saldo de gols, o que é importante, já que Portugal e Costa do Marfim empataram sem gols no jogo pela manhã. Vale lembrar que, desde a Copa de 82, o Brasil tem 100% de aproveitamento em suas estreias em competições mundiais.

Opinião dos torcedores

Para a estudante de Jornalismo, Amanda Fernandes, a estreia do Brasil veio confirmar a falha na defesa do Brasil. "Dunga estava achando que poderia ganhar fácil, mas o time não convenceu. Infelizmente, não vimos um futebol digno para ganhar o campeonato mundial." Na opinião da estudante, a grande promessa da Copa do Mundo é a Espanha, que estreia na próxima quarta-feira, dia 16, contra a Suíça.

"Muito ruim." Desta forma o estudante de Artes e Design, Rodrigo Duque, define o primeiro jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo. Para ele, a expectativa é de que os problemas sejam resolvidos até a próxima partida do Brasil, no próximo domingo, dia 20, quando o time enfrenta a Costa do Marfim. "Espero que as falhas, como a zaga, por exemplo, sejam revistas e as jogadas evoluam." A opinião é compartilhada com a também estudante de Artes e Design, Moema Sarrapio. "A seleção apresentou nível técnico muito fraco. Se isto não for revisto, não sei o que vai ser."

Em campo
A seleção brasileira entrou em campo com o seguinte elenco: Júlio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká , Robinho e Luís Fabiano. No segundo tempo, Daniel Alves entrou no lugar de Elano, Nilmar entrou no lugar de Kaká e Ramires no lugar de Felipe Melo. 

Na seleção norte-coreana, a escalação foi a seguinte: Myonge Guk, Jong Hyok, Chol Jin, Jun Il, Nam Chol e Kwang Chon; In Guk (Kum Il), Yun Nam, Yong Jo e Yong Hak; Tae Se. No segundo tempo, Kum Il entrou no lugar de In Guk, que saiu sentindo dores.

Trio de arbitragem: Árbitro: Viktor KASSAI (HUN); Assistente 1: Gabor EROS (HUN); Assistente 2: Tibor VAMOS (HUN)