Segunda-feira, 25 de março de 2013, atualizada às 12h08

No G-4, Tupi quer manter boa fase e foco para garantir classificação

Raphael Placido
Repórter
tupi america-to

Depois da vitória por 2 a 1 sobre o América de Teófilo Otoni, no último sábado, 23 de março, em casa, o Tupi entrou no grupo dos classificados às semifinais do Campeonato Mineiro. Com 12 pontos, construídos com três vitórias, três empates e uma derrota, o Carijó ocupa, agora, a quarta colocação na tabela, atrás de Cruzeiro, com 19, Atlético, com 18, e Villa Nova, com 15.

O alvirrubro de Nova Lima, aliás, ajudou o Tupi a entrar no G-4, já que derrotou o Tombense por 1 a 0, permitindo que o Carijó ultrapasse o rival de Tombos na tabela, que agora está em 5º, com 10 pontos. Agora, faltam apenas quatro jogos para o fim da primeira fase.

Após a partida, o treinador Felipe Surian comentou a chegada da equipe ao grupo dos quatro primeiros, meta perseguida desde as primeiras rodadas, e que ainda não tinha sido concretizada. "O nosso trabalho, tanto na formação do elenco quanto ao longo das semanas, foi sempre pensando no G-4. Temos uma equipe mesclada, com jogadores jovens e outros experientes. Tivemos alguns deslizes, mas acredito que estávamos certos. Chegamos a 12 pontos, o que é muito importante para entrar de vez na briga pela classificação. É o que passo para os jogadores, que eles devem sempre buscar o topo", disse.

Preparo físico fez a diferença no segundo tempo

No jogo de sábado, contra o América-TO, que contou com 1.396 pagantes no Estádio Radialista Mário Helênio, o Tupi arrancou uma virada no segundo tempo. Após sair perdendo por 1 a 0 logo aos 10 minutos, a equipe de Juiz de Fora teve dificuldades para furar a defesa do adversário, que se fechou após abrir o placar. Com poucas chances criadas, o Tupi saiu para o intervalo sem animar a torcida.

Nos quinze minutos de paralisação, entretanto, muita coisa mudou: o tempo virou e um temporal desabou sobre o estádio. Com as entradas de Dieguinho e Cassiano, o Carijó também voltou diferente, a conversa do vestiário surtiu efeito, e o time teve o ímpeto ofensivo premiado com dois gols: Vinícius, aos 10, e Wesley, aos 33.

Como a América havia jogado no meio de semana contra o Atlético, em jogo adiado da quinta rodada, já havia a expectativa de que eles cansassem no segundo tempo. Wesley, que agora tem três gols no campeonato e é vice artilheiro, atribuiu a vitória à preparação física dos jogadores. "O que mandou no segundo tempo foi o preparo físico. Nosso time está muito bem fisicamente", disse.

Na próxima rodada, time encara o Atlético, em BH

O Carijó volta a campo no próximo domingo, 31, às 16h, contra o Atlético-MG, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. O Galo da capital vem de dez vitórias seguidas, e deve entrar com força máxima para o confronto. Mesmo assim, o Tupi espera manter o foco e conquistar um bom resultado. Para a partida, o treinador vai contar com as voltas do zagueiro Fabrício Soares e do volante Genalvo, que cumpriram suspensão.

Além do Atlético, o Tupi terá mais três jogos pela frente: o vice-lanterna Araxá, em casa, no dia 6 de abril; o Tombense, adversário direto pela classificação, fora de casa, no dia 14, e, na última rodada, o Cruzeiro, em casa, no dia 21.

ACESSA.com - No G-4, Tupi quer manter boa fase e foco para garantir classifica??o