Projeto transforma gastronomia em assunto de criança

A Cozinha Kids ensina 14 alunos, entre 3 e 12 anos, receitas variadas, técnicas, medidas, além de associar a culinária às disciplinas matemática, história e geografia

Angeliza Lopes
Repórter
15/07/2015
cozinha

Quem acha que cozinhar é função de adulto está enganado. O projeto 'Cozinha Kids' idealizado pela coordenadora do Curso Técnico em Eventos do Instituto Federal de Juiz de Fora (IF-Sudeste) em Juiz de Fora, Maria Teresa Dominato, mostrou que é possível colocar a criançada para preparar deliciosos pratos, sem fazer aquela bagunça! A ideia nasceu em março de 2014 e já abriu três turmas com total de 14 alunos e faixas de idades diferentes, de 3 (idade mínima) à 5 anos, 6 à 9 anos, e de 10 à 12 anos. "Eu assistia a um programa de TV com minha filha, que tinha 7 anos, de crianças cozinhando. Na mesma hora ela se interessou pela ideia e pensei como seria divertido oferecer um curso de culinária para este público infantil", conta.

Com a ajuda do chefe de cozinha, Jhotana Reis as aulas acontecem às sextas-feiras a noite e aos sábados na parte da tarde, na casa de Maria Teresa. Ela explica que o objetivo do projeto é oferecer uma opção diferente de estímulo para o desenvolvimento das crianças, que acabam praticando quase sempre cursos já comuns, como ballet, natação e música.

Reforço escolar

As aulas proporcionam as turmas momentos de lazer e distração mas, mais do que isso, são associadas à confecção das receitas, conhecimentos didáticos que eles já aprendem na escola, assim, conforme destaca a professora de eventos, as aulas de culinária acabam reforçando conhecimentos de diversas disciplinas escolares, como a matemática, quando são trabalhadas as medidas, história, durante a apresentação da origem das receitas e geografia, através da informação sobre a localização no mapa do país onde a receita foi originada "A atividade serve como um reforço escolar só que de forma lúdica, além de estimular alimentação mais saudável."

Os filhos da psicóloga Karla Torres, um garoto de 6 anos e uma menina de 4 anos, já fazem parte do projeto desde agosto do ano passado. Seu filho é o único menino da turma e é considerado pela professora como um dos alunos mais habilidosos. A mãe conta que acreditou na ideia desde o início e já vê bons resultados dentro de casa. "As atividades ajudaram na coordenação motora, disciplina, concentração, paciência e ansiedade dos meus filhos. Eles já prepararam vários pratos aqui em casa. Teve uma vez que me queimei na cozinha, e ele que preparam o almoço."

cozinhaSão ensinadas todos os tipos de receita e o grau de dificuldade dos pratos vai evoluindo à medida que a turma se familiariza com as técnicas da cozinha. O chefe de cozinha Jhonata Reis explica que elas aprendem a manusear todos os instrumentos cortantes que existem na cozinha de forma segura e com supervisão o tempo todo. Ele conta que outro detalhe considerado de grande importância para as aulas são as técnicas para transformar o alimento mais atrativo para a criança. "Trabalhamos muito o tato, olfato e paladar, principalmente, com frutas e verduras. Quebramos os mitos de que este ou aquele alimento é ruim, através de formas diferentes de experimentar e manipular a comida. Com a ajuda de um livro pedagógico que acompanhamos, conseguimos tornar as aulas interessantes, com a atenção de todas, conforme cada faixa etária".

"Vale também ressaltar que fazemos visitas a mercados onde trabalhamos questão financeira, data da validade, apresentamos, principalmente para os menores, legumes e frutas raras. Também já visitamos uma peixaria para que pudessem conhecer peixes diferentes". A intenção é não formar turmas grandes, com máximo de cinco alunos por grupo, por isso é possível que ainda neste ano mais uma turma de futuros chefes kids seja formada.


ACESSA.com - Projeto transforma a gastronomia em assunto de crian?a