Carreira x Casamento

Por


Carreira x Casamento
Casais contam como equilibram a vida profissional com a afetiva

Ana Let?cia Sales
30/04/02

Ascens?o na carreira ? um desejo comum ?s mulheres nos dias de hoje. Mas o que fazer quando ? preciso conciliar o emprego com o relacionamento amoroso? O que pesa mais: o cora??o, o bolso ou a realiza??o profissional

Em alguns casos, a carreira chega a dificultar o relacionamento. A dentista juizforana Maria de Lourdes dos Santos ? casada h? 16 anos com Paulino, que trabalha na Vale do Rio Doce. Quando se casaram, Maria deixou Juiz de Fora, para morar com o marido em Caraj?s, no Par?. Mas ela sempre teve vontade de retornar para Minas Gerais, onde sua carreira teria mais chances de crescer. "Ficar distante dos familiares, em um lugar de cultura t?o diferente, tamb?m era um grande sacrif?cio", explica.

Ap?s tr?s anos, Paulino conseguiu transfer?ncia e, atualmente, eles moram em Conselheiro Lafaiete, interior de Minas. "Vimos que era melhor criar os filhos perto de nossas fam?lias, que est?o em Juiz de Fora", afirma Lourdes, que conseguiu adaptar sua carreira de dentista a todas essas mudan?as.

A psic?loga, Luziene de Carvalho Caruso, explica que os casais devem tentar negociar a rela??o antes mesmo do casamento. "? necess?rio que eles se preparem para as surpresas da vida a dois. A rela??o de poder no matrim?nio precisa ser revista, para que o relacionamento n?o se dissolva com o tempo", alerta. Homens e mulheres n?o imaginam as cobran?as e dificuldades ap?s a uni?o matrimonial.


O casal Maria de Lourdes e Paulino, a filha ca?ula Isabela e o sobrinho Guilherme

Casamento de final-de-semana
Mas o empecilho pode estar no emprego de cada um. Certos casais, mesmo morando juntos, s? se encontram durante s? nos fins-de-semana. N?vea e Guilherme s?o um exemplo. Juntos h? seis anos e com um filho de cinco, eles chegam a ficar quase uma semana sem se encontrar. Ele ? piloto de avi?o e faz viagens internacionais. Ela trabalha como assessora de imprensa em Juiz de Fora.

Entre uma viagem e outra, N?vea cuida da casa, do filho e ainda arruma tempo para estudar e trabalhar. "J? passei por momentos dif?ceis, como na ?poca dos atentados em Nova Iorque. O Guilherme estava no Jap?o e todos os v?os foram cancelados. N?s ficamos quase um m?s longe um do outro", conta ela, que costuma ir nas viagens do marido, quando consegue uma folga.

Neses casos, a mulher ? sempre muito pressionada. Luziene afirma que, quem abre m?o da carreira, geralmente, ? a esposa.

N?vea, Guilherme e o filho do casal, Caco
"Quando o casal tem filhos as cobran?as aumentam. A mulher at? tenta continuar sua vida profissional ap?s o nascimento dos filhos. Mas a fam?lia e o marido costumam n?o apoiar essa decis?o", diz.

Acordos entre as partes
"Em relacionamentos assim, ? importante que os dois conversem sobre as prioridades e fa?am acordos", aconselha a psic?loga Luziene. Al?m disso, o trabalho precisa ficar fora de casa. Discutir sobre o dia estressante ou a bronca do chefe, nem pensar! O casal deve investir na qualidade do tempo que passam juntos. E o mais importante: devem ser atenciosos aos problemas e prioridades de cada um.