Liderança ?tica na empresa

Por



Artigo
O Comportamento do Empreendedor no Mercado

::: 05/07/2007

Executivo-Empreendedor, reflita nestas perguntas
  • O que Voc? faria diferente se pudesse fazer tudo de novo?
  • Que sacrif?cios Voc? fez para tomar o caminho do sucesso?
  • Por que iniciativa Voc? gostaria de ser lembrado no mercado?
  • O que Voc? aconselharia aos empreendedores que est?o come?ando?
  • Ser empreendedor agora ? mais dif?cil do que h? alguns anos?
  • O que estaria fazendo agora se n?o tivesse montado seu pr?prio neg?cio?
  • ? necess?rio planejar para se tornar um empreendedor?

Al?m de responder estas perguntas que com certeza afloram diariamente na mente do empreendedor ? conveniente recordar que ao lado das in?meras dificuldades que o empreendedor enfrenta por explorar a oportunidade de um novo neg?cio, existem desafios que permanecem "eternos" para estas empresas, que se tomarem decis?es erradas sofrer?o mais tarde as conseq??ncias.

Muitos exemplos ocorreram nos Estados Unidos onde se verificou que in?meras pequenas empresas n?o s?o abertas por empreendedores e sim, por profissionais que por entenderem de seu trabalho julgam-se tamb?m conhecedores do neg?cio - o que muitas vezes n?o ? verdade.

As pessoas acreditam que por trabalharem em determinada fun??o em uma empresa, est?o capacitados para dirigir um neg?cio que realiza este mesmo tipo de servi?o. Isto ? um pressuposto perigoso que muitas vezes coloca em risco o neg?cio rec?m aberto.

Quem ? o empreendedor?

A grande pergunta que os pesquisadores se fazem ?: "quais s?o as caracter?sticas dos empreendedores de sucesso? Eles t?m algo diferente dos outros?". Hoje h? muita concord?ncia entre os especialistas sobre as caracter?sticas dos empreendedores de sucesso: tra?os de personalidade, atitudes e comportamentos que ajudam a alcan?ar ?xito nos neg?cios.

Quando falamos em empreendedorismo entende-se como o neg?cio pr?prio ou o esp?rito empreendedor dentro da grande empresa - ? o chamado de entrepreneurship pelos norte-americanos. A obra do empreendedor ? a sua empresa e ele n?o tem fronteira para agir em busca de oportunidade, correndo riscos calculados.

A criatividade n?o ? fator marcante no empreendedor brasileiro o que faz lembrar a frase: "Criatividade ? pensar coisas novas; inova??o ? fazer coisas novas". Tamb?m n?o ? muito persistente, mas tem alto poder de persuas?o. De acordo com pesquisa da London Business School, dentre 29 pa?ses analisados o Brasil ? o 5? mais empreendedor com alto grau de ousadia, aceita??o de riscos e proatividade para criar novos neg?cios.

Devemos lembrar que via de regra a pequena e m?dia empresa brasileira n?o est? acostumada a planejar e para que isto aconte?a ? necess?rio pensar, o que ? dif?cil para muitos deles, pois, os empreendedores s?o movidos ? adrenalina e pensar n?o traz emo?es - dizem alguns.

Sabemos que dificilmente uma pessoa reunir?, de forma equilibrada, todas as caracter?sticas de um empreendedor, mas, ? preciso estar consciente de suas qualidades e fraquezas analisando as experi?ncias pr?ticas pelas quais passou e a sua prepara??o para enfrentar os novos desafios.

? cada vez crescente o n?mero de estudos e pesquisas realizadas na tentativa de entender as for?as psicol?gicas e sociol?gicas que movem o empreendedor de sucesso. Dentre os autores que estudaram o comportamento empreendedor, destacam-se David McClelland e Henry Mintzberg.

O sucesso empresarial n?o consiste apenas no desenvolvimento de habilidades espec?ficas, tais como finan?as, marketing, produ??o etc, nem apenas de incentivos de cr?dito e ou fiscais, mas tamb?m das habilidades atitudinais empreendedoras, atrav?s do aperfei?oamento de tais caracter?sticas. Segundo os estudos balizados por muitas pesquisas e experimentos, o indiv?duo empreendedor tem uma estrutura motivacional diferenciada pela presen?a marcante de uma necessidade espec?fica: a de realiza??o.

A necessidade de realiza??o impele o indiv?duo a buscar objetivos que envolvem atividades desafiantes, com uma acentuada preocupa??o em fazer bem e melhor, que n?o s?o determinados apenas pelas poss?veis recompensas em prest?gio e dinheiro. Pessoas movidas pela necessidade de realiza??o canalizam muita energia para o aperfei?oamento e progresso constantes em seus desempenhos e realiza?es, gostam de resolver problemas que signifiquem desafio para as suas pr?prias capacidades e cuja resolu??o produza sentimento de compet?ncia pessoal.

Como se comportar

O novo perfil de Executivo-Empreendedor - que atende pessoas interessadas em um novo produto/servi?o e melhorar a qualidade de vida - mudou de alguns anos para c?, pois assumiu a multifuncionalidade. Assume definitivamente o papel importante como gerador de informa?es para a comunidade, para os colaboradores, ao mercado consumidor, aos fornecedores, autoridades e todos os envolvidos no ciclo de relacionamento, exige qualidade e efici?ncia.

? aquele que encanta e surpreende todos na empresa trazendo inova?es, produtos e servi?os ou at? gerando mudan?as radicais no ambiente de trabalho. Ser empreendedor ? ter comprometimento com o neg?cio, o que ? um obst?culo muitas vezes. N?o podemos afirmar que o sucesso ser? resultante de determinadas caracter?sticas comportamentais, mas sim que o conjunto de condi?es em uma pessoa que o levar?o ao sucesso incluindo o conhecimento tecnol?gico e o dom?nio de ferramentas gerenciais.

O empreendedor trabalha mais horas com muita intensidade sabendo extrair de seu trabalho o que vai contribuir para o seu projeto e sua vis?o de neg?cio. Tem a capacidade de ver as coisas sob um ponto de vista diferente, desenvolvendo o lado direito de seu c?rebro (criatividade e intui??o). Da mesma forma que ele aprende a partir do que faz, a sua lideran?a ? feita mais pelo entusiasmo do que pela press?o.

Ser empreendedor ? saber trabalhar e conviver com o s?cio por muitos anos, ? saber contratar com sabedoria e demitir com firmeza, ser um excelente chefe, saber trabalhar com o seu c?njuge e saber escolher o seu sucessor - de acordo com o artigo publicado na Revista HSM Management n? 50 de maio-junho 2005.

Reflita Executivo-Empreendedor

O pequeno empreendedor tem uma grande vantagem sobre seus concorrentes - o pre?o e o produto - para ajustar a empresa ? demanda existente ou a ser criada. Isto significa que os elementos estimuladores da demanda - distribui??o e promo??o - n?o s?o seus pontos fortes devido aos altos custos que poder?o exigir de uma empresa em seu nascedouro. N?o se iluda com "o que d? certo l? fora, tamb?m dar? certo aqui".

Preocupe-se com a ado??o de novas tecnologias de produ??o/processos, otimizando o sistema de neg?cios. A presta??o de servi?os ? um campo f?rtil para o empreendedorismo do Executivo no qual a confian?a ? fundamental para o sucesso. Para que novos neg?cios prosperem, somente recursos financeiros n?o s?o suficientes e sim o saber e o conhecimento.


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
aos assuntos de marketing com
o consultor Roberto Monti.

Roberto Monti ? consultor de Marketing.
Co-autor do livro (IN)Fidelidade , Uma Quest?o de Qualidade
Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
Editora Virgo - S?o Paulo, 09/2000