Qual o papel da liderança em ?poca de crise?

Por

Roberto Monti 9/3/2009

Qual o papel da lideran?a em ?poca de crise?

A capacidade de competir de uma empresa depende da qualidade de seus funcion?rios e do ambiente de confian?a que ? estabelecido no seio da organiza??o pelo executivo resultando em valor para todos. Para atrair e reter os talentos existentes na empresa e criar o c?rculo da confian?a ? necess?rio proporcionar a oportunidade que eles percebam que podem fazer a grande diferen?a dentro da empresa e que esta passa a fazer a grande diferen?a na sociedade e no mercado onde atua. Responda as perguntas abaixo:

  • Qual o papel de uma empresa?
  • Qual o papel da nossa empresa no mercado?
  • Qual ? o nosso objetivo?
  • Qual ? o sentido da empresa em nossas vidas?
  • O que oferecemos para a sociedade?

O conceito de marketing auxilia evitar problemas de que na empresa existam pessoas que n?o compartilhem a mesma ?tica dos outros componentes. Por julgarem que os seus padr?es de ?tica s?o os mais claros poss?veis, muitas empresas t?m elaborado seus pr?prios c?digos de ?tica. Seguindo os padr?es ?ticos de marketing, declaram, de forma geral, os padr?es que todos na empresa devem seguir para atender os Clientes e outros p?blicos. Para que se alcance uma competitividade e diferencia??o ? essencial que a ?tica seja parte de suas rela?es com todos os p?blicos envolvidos ? interno e externo ? visto que ? cada vez maior o questionamento dos consumidores com rela??o ?s empresas.

O ponto fundamental para implantar um clima de confian?a e dedica??o na empresa ? o comportamento da lideran?a junto aos funcion?rios. Se n?o houver um comprometimento total com os valores divulgados, nada acontecer?. ? necess?rio refor?ar os sistemas internos que movimentam a empresa e a conduta de todos. A organiza??o tem a grande tarefa de garantir que toda a atividade ocorra dentro da normalidade e o papel da lideran?a ? ampliar a chamada ?rea de sobreposi??o ou seja, a zona de a??o sustent?vel entre a ?tica e a economia.

A lideran?a ?tica deve fazer com que o funcion?rio acredite nos preceitos, trabalhando com confian?a na empresa, e nos outros participantes, todos unidos em torno do mesmo ideal. Conforme Collins & Porras: "N?o existem valores b?sicos universalmente corretos nem precisam agradar ou ser humanit?rios".

A organiza??o decide quais s?o os seus valores b?sicos, independentemente do ambiente, de necessidades competitivas ou de mecanismos gerenciais. Devem resistir ao tempo. O Empres?rio/Executivo deve procurar a ades?o da equipe.

Os exemplos das empresas de sucesso mostram nitidamente isso. Quando trabalhamos comprometidos com nosso trabalho, pela nossa empresa, nossos comportamentos mostram claramente isso. O sucesso exige dedica??o, esfor?o, concentra??o. Para vencer neste ambiente ? necess?rio que al?m de uma lideran?a firme e positiva a empresa ofere?a inova??o, diferencia??o, uma vis?o de mundo e identifica??o com o seu mercado.

Empres?rio/Executivo: A sua empresa est? preparada para assumir este compromisso?


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
aos assuntos de marketing com
o consultor Roberto Monti.

Roberto Monti ? consultor de Marketing.
Co-autor do livro (IN)Fidelidade , Uma Quest?o de Qualidade
Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
Editora Virgo - S?o Paulo, 09/2000