Voc? perdoa uma trai??o? Algumas mulheres ainda perdoam a trai??o masculina, mesmo que a rela??o n?o continue a mesma depois da descoberta

Marinella Souza
*Colabora??o
22/10/2007

O universo feminino ? mesmo muito complicado. E, na maioria das vezes, surpreendente. Moderna, bem resolvida, bem-sucedida profissionalmente, a mulher do s?culo XXI ainda aceita a trai??o. Baseadas em motivos diversos, a maioria das entrevistadas pelo portal ACESSA.com revelam perdoar a trai??o, embora admitam que o relacionamento nunca volta a ser o mesmo.

A comerciante Michele Damasceno conta que j? perdoou a trai??o do namorado. "Eu perdoei porque j? tinha passado muito tempo da trai??o quando eu descobri, mas agora desconfio de tudo", ressalta.

Segundo a psic?loga Ana Stuart (no v?deo), a explica??o para essa aceita??o da trai??o por parte das mulheres se deve ao fato de que, com a emancipa??o, as mulheres est?o entendendo melhor os homens. "Antigamente as mulheres eram muito presas, hoje, como elas t?m contato com mais pessoas, sabem que as tenta?es s?o grandes e tamb?m vislumbram a possibilidade da trai??o".

O discurso da promotora de vendas Rosani Silva corrobora a tese da psic?loga. Segundo Rosani, o mundo que a gente vive nos leva a aceitar a trai??o porque todos estamos suscet?veis ao erro. A mo?a acredita que perdoaria uma trai??o porque todo ser humano erra e aprende com o erro." Mas pondera, "depende muito da situa??o"

A amiga de Rosani, Ana Paula Teixeira, discorda. Aos 21 anos, ela garante que n?o perdoaria, porque "quem trai n?o merece perd?o". Mas a mo?a n?o descarta por completo a possibilidade de perd?o. "At? esse minuto eu n?o perdoaria, mas n?o sei...".

Ana afirma que, muitas vezes, a competi??o estimula a paix?o e hoje a trai??o ? encarada como uma forma de complementar a rela??o. Segundo a psic?loga, muitas mulheres percebem uma melhora no relacionamento, suspeitam de uma trai??o, mas nem procuram averig?ar, aproveitam a fase de melhora. "Elas s? querem descobrir quando h? piora ou quando afeta o financeiro".

A psic?loga ressalta, ainda, que nem sempre a pessoa que trai est? querendo sair de casa nem acabar com o relacionamento. Para muitos, essa atitude reflete uma enorme vontade de manter a fam?lia que a modernidade acabou por desfazer. "?s vezes, o indiv?duo est? sentindo falta da algo no relacionamento e encontra esse 'algo' em outra pessoa, mas n?o tem a menor pretens?o de desfazer o seu relacionamento s?lido".

Foto Roseli matheus Roseli Souza Matheus diz que ? preciso perdoar. "O ?dio n?o leva a nada". Ela afirma que nunca foi tra?da, mas garante que perdoaria, embora saiba que a confian?a nunca mais ser? a mesma. S?nia Mara de Oliveira tem a mesma opini?o. "Perd?o, fazer o qu?? Tem que perdoar 70x7. A confian?a ficou abalada, mas eu fiquei com pena". Casada h? 21 anos, Mara admite que o amor ficou um pouco abalado, mas que n?o vale a pena terminar com o casamento.

Para Ana Stuart, atitudes como a de Roseli e Mara s?o cada vez mais comuns porque estamos vivendo uma fase de retorno aos padr?es."A tend?ncia atual ? as pessoas quererem manter o n?cleo familiar. Quem nunca teve esse n?cleo,quer ter e quem j? teve e perdeu, busca resgat?-lo porque ningu?m quer ficar sozinho."

Mas com a comerciante Renata de Oliveira a conversa ? diferente. Para ela, trai??o n?o tem perd?o porque sinaliza que o relacionamento n?o vai bem. "Quando h? amor a pessoa n?o trai", diz categ?rica a mo?a de 26 anos que n?o entende como algumas mulheres s?o capazes de perdoar.

Foto Renata Oliveira Renata nunca se viu diante da situa??o concreta da trai??o, mas jura que n?o perdoaria. "O relacionamento nunca volta ser o mesmo", diz. Na sua vida, atualmente, a teoria de que a mulher passa por cima da trai??o para manter o relacionamento n?o tem espa?o.

A verdade ? que toda mulher quer ser feliz - algumas a qualquer custo - e a solid?o assusta tanto hoje como no passado. A experi?ncia da fam?lia dilu?da come?a a mostrar seus sinais de cansa?o e as mulheres s?o as primeiras a admitirem essa fal?ncia. Elas batalham pelo seu lar com a mesma garra que batalharam por seu espa?o na sociedade, provando que h? como equilibrar bom desempenho profissional com uma fam?lia bem estruturada e feliz. Nem que para isso, tenha que passar por cima de paradigmas e aceitar melhor a falha humana.

Enquente
Voc? perdoa uma trai??o?
      Sim
      Depende do caso
      N?o
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete nã o tem valor de amostragem
científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com