Muitos não sabem, mas o número de cartões vermelhos e amarelos são um dos
critérios de desempate na Taça Minas Gerais. E quando o assunto é advertência
do juiz, o Tupi é o mais disciplinado. O Galo Carijó foi advertido com 30
amarelos e dois vermelhos, já o Unitri
é a equipe que mais vezes fez com que o árbitro levantasse o cartão, 48 ocasiões.
Porém, se o Tupi tivesse que disputar, hoje, uma das vagas nesse quesito, ele perderia apenas para o Uberaba. Isto porque o critério não é o somatório dos cartões. Primeiro é analisado o número de cartões vermelhos e depois os amarelos. O Uberaba apesar de ter recebido 36 amarelos, tem apenas um vermelho.
Segundo o atacante Allan, os jogadores do Galo conversam sobre a importância de não serem advertidos. "Conversamos algumas vezes para evitar problemas com a arbitragem, mas no calor do jogo acabamos nos excedendo", revelou o jogador. Nem sempre, receber cartões é sinônimo de violência contra o adversário. O próprio Allan é um exemplo. "Eu recebi dois cartões por reclamação, o outro foi numa jogada que impedi que o goleiro adversário saísse jogando rapidamente", disse.
Apesar de contar com a vantagem de ter poucos cartões, dificilmente o Tupi vai usá-la. Para uma equipe ganhar uma vaga com esse critério muita coincidência vai ter que existir, o número de cartões é um dos últimos a serem avaliados para desempate. Veja a ordem :
1) maior número de vitórias;
2) maior saldo de gols;
3)maior número de gols conquistados;
4)caso somente 02(duas) associações continuarem empatadas em uma das colocações, o desempate será a favor da associação que somar o maior número de pontos ganhos no confronto direto,
5)menor número de cartões vermelhos;
6)menor de número de cartões amarelos
7)sorteio(por falta de data para realização de partida extra)
Apesar de ter números positivos, o Tupi também sofre com a questão de atletas suspensos, é certo que em menor número. No último jogo contra a Caldense, dos nove cartões do jogo, dois tiraram a dupla de ataque titular para o confronto contra o América no próximo sábado. O zagueiro Domingos, expulso no jogo contra o Unitri, foi julgado pela FMF e pegou um jogo de suspensão, mas já cumprido.
Dos 30 cartões do Tupi, o lateral Jean é o que mais foi advertido, seis vezes, ou seja, 20% dos cartões da equipe vão para ele. No total foram 14 jogadores que receberam cartão no Tupi.
| Equipe | Amarelos | Vermelhos | Total |
|---|---|---|---|
| Unitri | 42 | 6 | 48 |
| Caldense | 39 | 3 | 42 |
| América | 34 | 6 | 40 |
| Democrata | 30 | 7 | 37 |
| Uberaba | 36 | 1 | 37 |
| Villa Nova | 30 | 3 | 33 |
| Uberlândia | 29 | 2 | 31 |
| Tupi | 28 | 2 | 30 |
| Jogador | Amarelos | Vermelhos | Total |
|---|---|---|---|
| Leandro Guerreiro | 1 | 1 | 2 cartões |
| Domingos | 2 | 1 | 4 cartões |
| Jean | - | 6 | 6 cartões |
| Allan | - | 3 | 3 cartões |
| João Júnior | - | 3 | 3 cartões |
| Wanderley | - | 3 | 3 cartões |
| Gilson | - | 2 | 2 cartões |
| Marcelo | - | 2 | 2 cartões |
| Eládio | - | 1 | 1 cartão |
| João Paulo | - | 1 | 1 cartão |
| Pires | - | 1 | 1 cartão |
| Robson | - | 1 | 1 cartão |
| Cinézio | - | 1 | 1 cartão |
*Guilherme Oliveira é estudante de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora
Av. Barão do Rio Branco, 2390 - Centro - 36.016-310 - Juiz de Fora - MG - Fone: (32)2101-2000 | (32)3691-7000