Lápis e papel nas mãos! Vamos fazer contas. Qual torcedor nunca fez
contas para o seu clube de coração se classificar,
não ser rebaixado ou garantir uma vaga em um importante torneio?
Apesar de muita gente não gostar da matemática, é ela que acaba sendo
fundamental para avaliar a situação do clube que se torce.
No caso do Tupi, na Taça Minas Gerais, a conta é fácil: dois jogos + duas vitórias =
classificação do Galo e
dois jogos + duas derrotas = desclassificação do time.
E as outras hipóteses? Vamos às contas:
"A semana decisiva" promete. Dos oito clubes da Taça Minas Gerais, seis têm chances de
continuar na competição
para a fase semi-final.
Somente Uberlândia e Unitri não têm mais condições matemáticas de classificação.
O Tupi está na quinta posição com 18 pontos. Faltando dois jogos, Uberlândia, em casa, e Villa Nova, fora, simulamos o que o Galo Carijó tem que fazer, caso aconteça os seguintes resultados.
Com 24 pontos. Ou seja, duas vitórias = classificação
Exemplo: Vence o Uberlândia e empata com o Villa Nova.
O Tupi se classifica se... *O América perder os dois jogos que lhe restam (Uberaba e Democrata), e o Tupi terá que tirar uma diferença de oito gols de saldo. Por exemplo: Tupi 4 x 0 Uberlândia ; Uberaba 4 x 0 América. (Situação pouco provável), ou; *A Caldense conseguir no máximo um empate nos dois jogos que lhe restam (Unitri e Uberaba). Tupi e Caldense terminariam empatados, mas no critério vitórias o Galo ganha a vaga (Situação muito pouco provável), ou; *O Villa Nova pode até conseguir 2 empates (Democrata e Tupi), o Tupi vence no critério número de vitórias. (Situação provável), a dificuldade do Tupi é que vai ter que decidir na casa do adversário, ou; *O Uberaba pode conseguir no máximo 2 pontos, ou seja 2 empates (América e Caldense). Bastante provável, pois têm os confrontos mais difíceis. Porém, tem a vantagem de decidir em casa contra a Caldense que já poderá estar classificada e isso pode facilitar a vida do time do triângulo mineiro.Por exemplo: vence o Uberlândia e perde para o Villa Nova. O Tupi não alcança mais o América e se tiver perdido para o Villa Nova também não alcança o time de Nova Lima.
Nessa situação o Tupi terá que torcer pelos seguintes resultados para disputar as outras duas vagas restantes. * Caldense perder os dois jogos que lhe restam (pouco provável) ou
*O Uberaba só pode fazer no máximo mais um ponto. Hipótese Bastante provável, pois o Uberaba
têm os confrontos mais difíceis. Porém tem a vantagem de decidir em casa contra a Caldense que já poderá estar classificada e isso pode facilitar a vida do time do triângulo mineiro.
* Democrata não pode vencer os dois jogos (situação complicada para o Democrata pois enfrenta América e Villa Nova e terá que vencer os dois jogos)
*Dessas três hipóteses, somente uma pode acontecer contra o Tupi.
Nessa situação o Galo Carijó chega a 20 pontos e dificilmente se classifica, veja...
Com essa pontuação o Tupi só pode tirar a vaga do Uberaba, pois o Villa Nova, no mínimo (com o empate contra o Tupi) chega a 21 pontos.
*Torcer para o Uberaba perder seus dois jogos (América e Caldense) e torcer para o
Democrata fazer no máximo 4 pontos. Com 2 vitórias do Democrata, o clube chegaria a 22 pontos, eliminando o Tupi.
O Tupi tem uma vantagem, só depende de suas forças.
Um fator que pode contribuir para o Galo no jogo contra o Villa Nova pela última rodada, é torcer para o Villa Nova vencer fora de casa o Democrata e o Uberaba perder em casa para o América, assim a equipe do villa já chega classificada para a fase final na última rodada, o que pode facilitar a vida do Tupi no estádio Castor Cifuentes.
A chegada do treinador Joel Martins deu ânimo à equipe que está unida.
O Tupi tem a segunda melhor campanha do returno, e está em grande ascensão o que credencia a equipe a conseguir uma das vagas.
O Tupi terá um jogo relativamente fácil, contra o lanterna da competição, o Uberlândia, e times como o Uberaba, por exemplo, rival direto pela vaga enfrenta ainda líder e vice líder da competição.
Pelo fato do Tupi não ter empatado nenhum jogo, todos os pontos que tem são relativos à vitória o que coloca em vantagem com eventuais empates em pontos com adversários, pois o primeiro critério de desempate é o número de vitórias.
A torcida tem acreditado e incentivado, no último jogo contra o América, saiu ônibus de Juiz de Fora para acompanhar o Tupi contra o América.
O Tupi pode conquistar a vaga contra o Uberlândia?
Sim. Para isso, a Caldense tem que perder para o Unitri. O Uberaba perder para o América e o Democrata não derrotar o Villa Nova.
Os pontos perdidos no início da competição podem fazer falta.
Vai decidir fora de casa, contra o Villa Nova. Longe de Juiz de Fora, foram 5 derrotas e apenas uma vitória.
O Tupi pode ficar sem chances na Taça Minas caso perca ou empate contra o Uberlândia?
Sim. Para isso, o Galo teria que perder para o Uberlândia; e Caldense, Villa Nova e Uberaba ganharem seus jogos.
Curiosidade: Dos seis times que lutam pela classificação, o Democrata é o que tem menos condições de seguir na competição. O fato curioso fica por conta de ter sido a equipe que menos perdeu na Taça Minas Gerais, somente duas vezes. O problema é que empatou bastante, sete, e venceu somente três. A última vitória foi no dia 27 de setembro quando goleou o Tupi pelo placar de 4 a 2, depois disso só derrotas e empates.
| Taça Minas Gerais 2006 | ||||||||
|
|
||||||||
| 13ª Rodada | ||||||||
| 02/11 | 15:30 | Unitri | - | x | - | Caldense | Parque do Sabiá | Uberlândia |
| 02/11 | 15:30 | Tupi | - | x | - | Uberlândia | Mário Helênio | Juiz de Fora |
| 02/11 | 15:30 | Uberaba | - | x | - | América | Uberabão | Uberaba |
| 02/11 | 15:30 | Democrata FC | - | x | - | Villa Nova | Joaquim Henrique Nogueira | Sete Lagoas |
| 14ª Rodada | ||||||||
| 05/11 | 16:00 | Villa Nova | - | x | - | Tupi | Castor Cifuentes | Nova Lima |
| 05/11 | 16:00 | América - MG | - | x | - | Democrata FC | Independência | Belo Horizonte |
| 05/11 | 16:00 | Uberlândia | - | x | - | Unitri | Parque do Sabiá | Uberlândia |
| 05/11 | 16:00 | Caldense | - | x | - | Uberaba | Ronaldão | Poços de Caldas |
*Guilherme Oliveira é estudante de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora
Av. Barão do Rio Branco, 2390 - Centro - 36.016-310 - Juiz de Fora - MG - Fone: (32)2101-2000 | (32)3691-7000