Xadrez A guerra medieval em cima de um tabuleiro com n?meros que impressionam

Thiago Werneck
*Colabora??o
21/08/2007

Se voc? gosta de matem?tica, vai entender agora um pouco da complexidade deste esporte que envolve arte e ci?ncia. No xadrez existem precisamente 169.518.829.100.544 quatrilh?es (15 zeros) de maneiras de jogar apenas os dez primeiros lances. Para os 40 lances seguintes de um jogo inteiro, o n?mero ? estimado em 25 x 10 elevado a 115 pot?ncia. O n?mero inteiro de ?tomos em todo o universo ? apenas uma pequena fra??o desse resultado*.

Esse ? o xadrez: jogo de an?lise e estrat?gia. H? registro de partida que j? durou mais de 20 horas e terminou em empate, o chamado xeque perp?tuo. Isso acontece quando sobram poucas pe?as no tabuleiro e os dois jogadores percebem que n?o ser? poss?vel chegar ao xeque-mate (frase persa que significa "matar o rei").

? uma verdadeira guerra travada em cima de um tabuleiro. Rei e rainha deve ser as ?ltimas pe?as a serem tocadas. No pelot?o da frente seguem os pe?es para o primeiro ataque. Na retaguarda cavalos, torres, bispos e rainha protegem seu rei e tamb?m partem em busca da vit?ria.

O objetivo ? capturar o rei inimigo. Pe?as dispostas na mesa, ? hora de o jogador armar sua estrat?gia e posicionar bem suas armas para o ataque e defesa passiva. Essa ? a fase de abertura, que dura, geralmente, at? a 12? jogada de cada jogador. Para essa parte do jogo h? diversos livros e estudos publicados, sendo que ela ? importante para estruturar o restante da partida. A dica ?: procure ocupar o centro do tabuleiro e n?o avance muito o pe?o.

foto de um dois atletas jogando xadrez Depois de estudar o movimento do advers?rio ? a hora da estrat?gia e da t?tica tomarem conta da partida. H? poucos estudos sobre essa parte, que ? conhecida como meio do jogo. Uma per?odo onde despontam a frieza e estudos de possibilidades dos enxadristas. ? quando as pe?as entram em confronto direto e muitas deixam o duelo. Dica: ataque o advers?rio e se estiver em inferioridade busque o contra-ataque.

? chegado o momento decisivo e fase mais dif?cil do xadrez: poucas pe?as no tabuleiro. Quem jogou melhor at? agora tem as melhores alternativas no tabuleiro e come?a a ficar perto de capturar o rei advers?rio, o famoso xeque mate. Essa ? parte mais t?cnica da partida, que decide o confronto e mostra o talento do enxadrista. Dica: leve o rei para o centro do tabuleiro.

Para se sair bem em toda essa hist?ria ? preciso muito estudo. Um enxadrista profissional tem que conhecer as mais diversas situa?es de jogo que podem acontecer, porque assim pode sempre surpreender seu advers?rio. Todas as etapas s?o importantes e por isso a aten??o, racioc?nio, estrat?gia, paci?ncia, concentra??o s?o muito exigidos durante toda a partida.

N?o bastasse essas preocupa?es, o jogador ainda tem outro advers?rio: o tempo. A jogada deve ser r?pida, porque o competidor que ultrapassa a marca??o no rel?gio ? eliminado.

foto do professor Carlos estudando xadrez A tens?o durante o jogo ? tanta que alguns enxadristas chegam at? a perder peso no decorrer da partida. O professor e jogador de xadrez Carlos Alessandro Alves (foto ao lado, estudando xadrez) destaca que toda uma prepara??o ? especial em dias e momentos que antecedem um confronto importante.

"? uma fase de relaxamento, uns fazem at? ioga sempre tentando relaxar. Isso ? importante: a cabe?a e o corpo devem estar sem preocupa??o nenhuma e focados apenas no jogo", conta.


As formas de disputa

A modalidade R?pido ? a mais comum no esporte nos dias de hoje. O enxadrista tem de 21 minutos a uma hora para fazer suas jogadas, quando ele mexe sua pe?a o tempo passa a correr para o advers?rio. Se n?o houver xeque-mate, perde aquele que estourou os minutos em que podia jogar.

O estilo Blitz ? mais parecido, por?m bem mais r?pido. Cada enxadrista tem cinco minutos para jogar toda a partida. Por isso a velocidade de racioc?nio e a capacidade de concentra??o s?o essenciais nesse estilo.

Se voc? acha que isso tudo ? f?cil, ? hora de jogar o xadrez pensado. Nessa modalidade o tempo pode ser de duas horas ou at? mais que isso. As grandes partidas de n?vel nacional s?o jogadas nesse estilo.

*Os n?meros acima foram retirados do site: www.clubedexadrez.com.br

*Thiago Werneck ? estudante de Comunica??o Social da UFJF