Velas que iluminam e enfeitam sua mesa A criatividade faz do simbolismo do Natal uma forma de ganhar dinheiro e enfeitar a casa com pe?as delicadas e coloridas


Colabora??o: Marinella Souza
Edi??o: Ludmila Gusman
Designer: Laura Martins Ferreira
Novembro/2007

V?rios s?o os s?mbolos utilizados para a festa que celebra o Natal, entre eles est?o a bola, a ?rvore de natal e a vela, cada um com seu significado no contexto natalino. A vela representa a proximidade da data e, inicialmente, era utilizada na Coroa do Advento.

Formada com ramos naturais, amarrados com fitas vermelhas, a Coroa do Advento possui quatro velas a serem acesas uma a uma nos quatro domingos que antecedem o Natal. O n?mero cada vez maior indica a proximidade da vinda de Jesus, a Luz do mundo.

Hoje, no entanto, esse simbolismo toma ares de decora??o e as velas s?o cada vez mais utilizadas nas decora?es natalinas em formatos e cores variados. Segundo a artes?, Lady Cardoso (foto abaixo), nessa ?poca do ano, as mais pedidas s?o aquelas nas cores vermelha, verde, branca e dourada.

Procuradas o ano todo
Mas, Lady garante que as velas s?o muito procuradas durante todo o ano, embora as festas de fim de ano contribuam para uma procura maior. "As pessoas buscam muito as velas para dar de lembran?a a amigos em datas especiais e mesmo para enfeitar da pr?pria casa. Com o Natal, elas querem preparar a casa e as velas surgem com uma op??o bonita e barata", comemora a artes?.

Foto de Lady Cardoso Fabricando as velas h? quatro anos, Lady conta que essa foi uma op??o encontrada para solucionar problemas financeiros e que agora a produ??o de velas tornou-se essencial. "Eu estava com dificuldades para arrumar emprego e resolvi fazer o curso. Essa parecia a solu??o dos meus problemas, hoje, posso tirar meu sustento das velas e nesse processo encontro enorme prazer", conta Lady.

Para a dona de casa, L?via Maria da Silva, as velas s?o fundamentais na decora??o de Natal. "Com as velas a casa fica mais bonita. Ainda mais agora que elas aparecem com formatos variados e cada vez mais bonitos", diz.

Foto de velas coloridas em formato de sapinho Foto de velas coloridas em formato de bolinhas Foto de velas em formato de vasos

Foto de velas coloridas em formato de sapinho Foto de velas coloridas em formato de bolinhas Foto de velas em formato de vasos

Se para a religi?o cada vela acesa representa uma mensagem-Luz colhida na Palavra de Deus, a julgar pela procura nas lojas do ramo, os lares juizforanos estar?o bastante iluminados at? o Natal.

Foto de velas coloridas em formato de sapinho Foto de velas coloridas em formato de bolinhas Foto de velas em formato de vasos

Segundo Lady, a procura cresceu muito desde o in?cio desse m?s. "As pessoas t?m mostrado bastante interesse nas velas, principalmente como forma de presentear as pessoas queridas". Fica a dica para quem est? confuso em rela??o aos presentes de Natal!