Quarta-feira, 10 de outubro de 2012, atualizada às 13h30

Crianças terão programação especial no campus da UFJF durante o feriado

Da Redação
Criança

No Dia das Crianças, comemorado na próxima sexta-feira, 12 de outubro, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre as portas para a diversão e para o aprendizado com o evento 'UFJF: Aprender Brincando'.

Com brincadeiras lúdicas e jogos educativos, as crianças poderão conhecer como a ciência está presente no dia a dia das pessoas, receber dicas de saúde e higiene, aprender a preservar o meio ambiente e conhecer o universo e os planetas, de forma dinâmica e divertida. O evento será realizado no dia 12 de outubro, das 9h às 13h, na Praça Cívica da UFJF, com entrada gratuita.

A Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proacad), responsável pela organização do evento, participará com atividades voltadas para a sustentabilidade. O destaque da tenda da Proacad será o jogo "Minha Vida Sustentável", no qual as crianças são as peças de um tabuleiro humano e respondem a perguntas sobre meio ambiente para aprender como preservá-lo.

Com a Faculdade de Odontologia, a garotada aprenderá de forma interativa a cuidar dos dentes, brincando com o jogo da memória, com o escovódromo e com o teatro de fantoches. Vídeos educativos ensinando sobre a vida dos moluscos e uma exposição de conchas, do Museu de Malacologia, estarão presentes na tenda da Faculdade de Biologia.

Além da exposição e da manipulação de equipamentos que auxiliam nas atividades de aprendizado e ensino para crianças com deficiência, a Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi) realizará uma gincana com várias atividades que promoverão reflexão sobre acessibilidade, como, por exemplo, a corrida de cadeira de rodas.

As crianças também terão a oportunidade de vivenciar as Ciências da Natureza de forma experimental. O Centro de Ciências trará experimentos interativos de Física, Química e Biologia para mostrar os diversos fenômenos do cotidiano de maneira divertida. Além disso, o evento contará com a presença do Planetário Inflável, no qual poderão observar, em um ambiente simulado, planetas e estrelas.

Haverá, ainda, apresentações e oficinas de skate, slackline e tinta ecológica, além da exposição de sabão ecológico e atividades de pintura voltadas para educação ambiental. Lembrando que no dia 12 de outubro também é comemorado o Dia Nacional da Leitura, a UFJF estará recebendo doações de livros que serão destinados a bibliotecas comunitárias.

ACESSA.com - Crian?as ter?o programa??o especial no campus da UFJF no feriado