Recarregando as baterias Depois de cair na folia, nada melhor do que repor as energias com um prato saud?vel, equilibrado e muito saboroso

Marinella Souza
Colabora??o*
01/02/2008

Sabe quando a folia foi boa, os excessos foram muitos e voc? chega em casa com muita fome, mas seu organismo rejeita qualquer coisa que seja mais pesada do que uma folha de alface? Nesses casos, encontramos uma receita que vai matar sua fome de forma saud?vel. E muito gostosa!

Estamos falando da "Salada Luiggi", um prato rico em fibras, com um pouco de carboidrato para saciar a sensa??o de fome. Os idealizadores do prato s?o o piloto de helic?pteros Luiz Ant?nio Motta, o Luiggi, e sua esposa S?nia que, com criatividade incrementaram o card?pio.

Luiggi conta que a id?ia da salada surgiu quando eles perceberam que a cidade oferecia muitas op?es de comida a quilo, mas as ofertas, salvo um tempero aqui outro acol?, eram sempre as mesmas.

Foto da salada bem de perto "A gente quis montar um prato que fosse light, mas que sustentasse tamb?m. Ent?o, resolvemos utilizar os ingredientes nobres de uma salada como o alface americano, tomate seco, o broto de feij?o para oferecer algo diferente para as pessoas".

Esses ingredientes nobres associados a um bom fil? mignon e as imbat?veis batatas fritas, paix?o de nove a cada dez pessoas, fazem uma combina??o perfeita para o cen?rio p?s-folia.

O segredo de Luiggi

? princ?pio, trata-se de uma salada comum, mas o toque de mestre est? numa iguaria que Luiggi fabrica em seu estabelecimento: o molho pesto.

Utilizando azeite e ervas finas, o molho d? um toque especial ? salada. "N?o ? um molho qualquer, ele tem um sabor diferenciado que deixa o prato ainda mais gostoso", explica. E o molho n?o tem segredo.

"Para fazer 800 ml de molho pesto, basta bater no liquidificador por dez minutos, uma lata de azeite, tr?s copos de ?gua, dois molhos de cheiro verde, uma colher de sopa de or?gano; uma colher de sopa de ervas finas e uma colher de sopa de sal", revela. Luiggi s? faz uma ressalva: "o azeite tem que ser de boa qualidade para dar certo".

Luiggi conta que a salada que leva seu nome tem feito sucesso. "As pessoas gostam porque conseguem fazer uma refei??o balanceada e muito gostosa. ? um prato executivo completo: rico em fibras e prote?na e com pouco carboidrato". Boa alternativa para a deixar o corpinho em dia para o pr?ximo dia de carnaval.

Foto do sandu?che cortado ao meio Foto do sandu?che cortado ao meio Foto do sandu?che cortado ao meio Foto do sandu?che cortado ao meio

Al?m de nutritiva e saborosa, a "salada Luiggi" ? tamb?m um prato bonito porque os v?rios tons de verde das folhas misturado com o rabanete, a ricota de b?fala e o broto de feij?o, formam um visual colorido. A salada ? realmente um prato completo: agrada aos olhos e ao est?mago.


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF