Sexta-feira, 11 de novembro de 2016, atualizada às 11h47

Campanha Papai Noel dos Correios começa nesta sexta-feira em Juiz de Fora

Da Redação

Começa nesta sexta-feira, 11 de novembro, a Campanha Papai Noel dos Correios 2016 em Juiz de Fora. De acordo com a gestora do Espaço Cultural Correios, Ana Lúcia Magalhães, até o momento existem 6 mil cartinhas cadastradas, mas o número vai aumentar. "Cerca de 50 escolas enviaram as cartinhas e a nossa expectativa é que tenhamos  de 8 a 10 mil cadastros", diz.

Segunda Ana Lúcia, na próxima quinta-feira, 17, às 10h, ocorre a chegada do Papai Noel e durante o evento haverá também o lançamento dos tradicionais selos de Natal. "O bom velinho será recepcionado por crianças de uma creche da cidade e eles vão ganhar várias guloseimas. Apesar o lançamento ser na próxima semana, as cartas já podem ser apadrinhadas a partir desta sexta. Uma equipe de voluntários está cadastrando o restantes das cartas, para que elas também possam ser disponibilizadas à população."

Realizada há 27 anos, a campanha tem como principal objetivo responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Nos últimos três anos, em todo o país, foram recebidos mais de 2,8 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. Desse total, 1,9 milhão atendiam aos critérios da campanha e mais de 80% foram adotadas, o que equivale a 1,5 milhão de cartas. Em Minas, no ano passado, foram recebidas 80.000 cartas e adotadas 79.780 (99,73%).

Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento da habilidade de redação de carta, de endereçar e usar corretamente o CEP.

Como funciona

As cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas.  As que atenderem aos critérios da campanha são disponibilizadas para adoção na casa do Papai Noel ou em outras unidades da empresa. Os Correios não entregam cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. Em Juiz de Fora, as cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis na agência da rua Marechal Deodoro 470, Centro., de segunda a sexta, de 8h às 17h30 e aos sábados na parte da manhã.

Os presentes destinados a cada carta adotada são encaminhados, pelos padrinhos, a locais específicos, para que posteriormente os Correios façam as entregas. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar o cumprimento desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.