Como melhorar o fluxo de informações na sua empresa?

Por

Como melhorar o fluxo de informa?es na sua empresa?

Como melhorar o fluxo de informações na sua empresa?

 Julia Ugelli e Juliana Garcia 14/11/2018

Desde a antiguidade, a comunicação tem um papel indispensável para a vida em sociedade, tratando-se de uma ferramenta de integração, instrução, troca mútua e desenvolvimento. A comunicação corporativa é um aspecto essencial da comunicação que precisa ser estudado e colocado em prática em toda a organização para otimizar a eficiência do trabalho corporativo.

Mas afinal, o que é Comunicação Corporativa e do que ela se trata?

A realização de atividades relacionadas ao gerenciamento e integração das múltiplas formas de comunicação – interna e externa - dentro de uma empresa pode ser classificada como comunicação corporativa. Trabalhar com a tríade que envolve gestão, planejamento e administração é uma ótima estratégia para garantir uma imagem positiva no mercado em que seu negócio está inserido. Uma comunicação assertiva estimula a confiabilidade no mercado, e por isso, torna-se tão importante.

Quer saber como utilizar adequadamente essa comunicação? Continue lendo!

Buscar conhecer a comunicação institucional da sua marca, assim como também entender o seu público-alvo e suas preferências permitem uma visão mais ampla para que objetivos e ações possam ser traçados a fim de otimizar o trabalho corporativo.

É de suma importância que uma agência profissional dedicada à comunicabilidade saiba lidar com os mais variados públicos e áreas, como clientes, parceiros e investidores, por exemplo. A empatia pode ser uma arma poderosa para você entender seu público-alvo, saiba como pelo site.

Comunicação Corporativa Interna X Comunicação Corporativa Externa

O termo se refere tanto à comunicação que é realizada dentro da empresa quanto externamente:

• A comunicação interna é a transmissão de informações dentro da própria organização. Acontece entre os colaboradores e tem a função de circular as mensagens dentro da própria empresa.

• A comunicação externa é aquela que se faz para fora da empresa. Nela, existem diversos receptores: fornecedores, prestadores de serviços, clientes, parceiros, governo; enfim, a sociedade como um todo.

3 dicas de como utilizar adequadamente essa comunicação

Para que você possa aprimorar a troca de informações em sua empresa, seguir algumas dicas pode ser bastante eficaz:

1) Estabelecer padrões para a divulgação de informações da comunidade interna (quadros de gestão à vista, e-mails e murais);

2) Manter uma agenda de reuniões, eventos e compromissos atualizada até valorizar a cultura organizacional e os funcionários são medidas que entram nessa lista;

3) Apostar em implementar a escuta ativa, a padronização para uma comunicação no dia a dia empresarial, práticas de brainstorming e feedbacks pode ajudar na transformação de seu ambiente de trabalho em um espaço de muitos resultados e alta produtividade.

Benefícios da Comunicação Corporativa

Uma comunicação assertiva melhora o clima e a convivência em uma instituição. Pensar em uma linguagem interessante, clara e persuasiva também contribui para aumentar a visibilidade e a reputação do seu negócio. Afirmar credibilidade, estar alinhado com a comunicação digital e integrar toda a empresa com as ideias, propósitos e metas é muito importante para que uma comunicação corporativa alcance o sucesso pretendido.

E aí, que tal apostar na Comunicação Corporativa para o seu negócio?

Até o próximo post!

Autoras Julia Ugelli e Juliana Garcia