Artigo

Conhecer para escolher melhor

16/05/02

H? um poema do psicoterapeuta de adolescentes I?ami Itiba que retrata muito bem o momento da adolesc?ncia e suas ambiguidades:

"Adolescente ? adrenalina que agita a juventude,
tumultuam os pais e os que lidam com eles.
Adrenalina que d? taquicardia nos pais,
depress?o nas m?es, raiva nos irm?os.
Que provoca fidelidade nos amigos,
desperta paix?o no sexo oposto,
cansa os professores, curte um barulhento som,
experimenta novidades, revolta os vizinhos...
Adolescente ? um Deus com fr?geis p?s,
um apaixonado que n?o segura uma gravidez,
um atleta que busca o colo dos pais,
um ousado no volante que acaba com o carro,
um temer?rio que morre porque desconsidera o perigo.
Um her?i reprimido pela timidez.
Um conquistador que sofre um "branco" na hora H
alegria de sonrizal em copo de ?gua,
escurid?o da casa que foi cortada a luz....
Dif?cil ? lidar com ele, porque ele n?o se entende
com o pr?prio corpo e ainda ? ridicularizado
pelos seus pr?prios colegas.
Ele quer resolver os problemas do mundo,
mas se atrapalha com simples quest?o de matem?tica.
Ele prefere a certeza de n?o estudar
do que arriscar a sua intelig?ncia numa prova escolar.
Ele nem se mete a arrumar seu quarto,
mas lava e lustra o carro como um joalheiro
Ele se indisp?e contra os outros em defesa
de seus pais que ele mesmo maltrata.
Ele fuma maconha empunhando a bandeira da ecologia,
ele ? rebeldemente soci?vel e seguramente inst?vel.
Ele ri com l?grimas enquanto chora com gargalhadas.
Ele brinca de brigar. Ele vive sonhos e projetos de um vir a ser porqu?.
O ADOLESCENTE ? PEQUENO DEMAIS PARA GRANDES COISAS
E GRANDE DEMAIS PARA PEQUENAS COISAS. "

Apaixonante, mas irritante. Corajoso, mas inseguro. Alegre, mas deprimido. Incompreendido, mas rebelde. Briguento, mas pacifista. Forte, mas fr?gil. Agitado, mas ocioso. Barulhento, mas t?mido. Inst?vel. Muito inst?vel. Naturalmente inst?vel. Somente uma palavra poderia conter tanta ambival?ncia, de ser (ou acha ser) ao mesmo tempo extremos t?o opostos. Mas adolescente ? tudo isto e um pouquinho mais. E, ? neste contexto, que a grande maioria se v?, quase que obrigatoriamente, a fazer uma escolha de tamanha import?ncia: a escolha profissional

Decidir por uma profiss?o ? um dos momentos mais importantes da vida de todo indiv?duo. Um curso profissionalizante, t?cnico ou superior? Esta quest?o ?, por muitas vezes, uma agonia para quem ainda n?o se decidiu, ou por quest?es de gosto, desconhecimento dos cursos, financeiras, entre outras. A escolha de uma profiss?o ? influenciada por v?rios fatores, por?m ? o conhecimento, o esclarecimento o ponto fundamental para uma boa decis?o. Com isto, fica a pergunta: Ser? que pessoas com idades que variam de 16 a 19 anos est?o realmente preparadas para tal decis?o?

Infelizmente, pela pr?tica, temos visto que uma minoria est? segura de sua escolha. Do outro lado, est?o os "quase certos?. Aqueles que se inscrevem em vestibulares de v?rias faculdades. Por?m, em um para medicina, em outro para direito, outro para letras e, ainda, em mais uma para engenharia nuclear. S?o tantas op?es e ainda: escolher por gosto ou por seguran?a?

Essa situa??o leva a dois problemas que temos visto crescer a cada dia: o abandono do curso, algumas vezes nos ?ltimos per?odos, por falta de identifica??o ou por ter finalmente encontrado o que se procurava, ou ainda engrossar as massas de profissionais med?ocres e insatisfeitos, porque n?o gostam ou n?o se identificam com o que fazem. Certo ? que poucos podem voltar atr?s, ap?s a primeira escolha. Seja por quest?es financeiras, tempo ou necessidade.

O que fazer ent?o? Buscar informa??o, este ? o primeiro passo. Conhecer o que se pretende, e ainda mais importante, o autoconhecimento. Isto pode ser facilitado por um profissional que trabalhe com orienta??o vocacional. ? um trabalho que ajuda a amenizar as ang?stias daqueles que enfrentam o dilema desta escolha, seja pela primeira vez ou seja para uma mudan?a de dire??o. Parte-se do princ?pio que ? conhecendo que podemos fazer uma escolha mais acertada.

Muitas vezes queremos seguir uma carreira para a qual n?o somos, digamos, ?indicados? e possu?mos as qualidades certas para outra e n?o sab?amos. Certo que, nem um nem outro s?o total garantia para seguir ou n?o uma profiss?o, para o sucesso ou fracasso de uma escolha. Por?m, s?o indicadores que poder?o nos ajudar a refletir melhor e, assim, nos prepararmos com mais consci?ncia para aquilo que iremos enfrentar. A orienta??o consiste, resumidamente, em avaliar os interesses, aptid?es e contextos do orientando, a fim de ajud?-lo nesta decis?o, dentro de crit?rios cient?ficos.

Al?m disso, deve haver a informa??o profissional, esclarecendo sobre as profiss?es de seu interesse, enfocando entre outros, os seguintes aspectos relacionados ?s mesmas: O que faz? Como se preparar? Onde fazer? Qualidades necess?rias. Contra-indica?es. Atividades afins, especializa?es, carreira, etc.

Por isso, a partir do pr?ximo artigo, estaremos voltados ? informa??o profissional, para ajudar aqueles que se encontram em d?vidas quanto ao curso a seguir, estaremos oferecendo um levantamento de interesse, com an?lise de um psic?logo, que certamente ajudar? em sua decis?o. Confira!

? conhecendo melhor a n?s mesmos e ?quilo que queremos, que nos possibilita uma escolha mais segura.


Eduardo Santos ? psic?logo e consultor
formado pelo Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora e P?s-Graduado em Consultoria em RH.
Saiba mais clicando aqui.

Clique aqui e envie sua pergunta
para o consultor Eduardo Santos.