Artigo

Op?es em v?rios n?veis

18/06/02

Que curso fazer? Profissionalizante, t?cnico ou superior? Vale lembrar que dependendo da situa??o econ?mica, tempo dispon?vel, oferta de cursos na regi?o, exig?ncia do mercado, entre outros fatores, a escolha poder? recair sobre uma das op?es.

Dentre os muitos cursos que estaremos abordando nos informes profissionais distribuiremos o seu conte?do em tr?s g?neros: cursos profissionalizantes, cursos t?cnicos e cursos superiores.

Para atender este fim, a divis?o do conte?do, dentro do modelo proposto e sabendo que tal classifica??o ? um tanto quanto amb?gua, partiremos a princ?pio para a defini??o do que consideramos esta divis?o.

Cursos profissionalizantes
Cursos de curta e m?dia dura??o e que a princ?pio exigem como pr?-requisito, quando muito, o ensino fundamental completo. Estes cursos normalmente se caracterizam por proporcionar aos interessados, uma qualifica??o r?pida que lhes permitem entrar rapidamente no mercado de trabalho. Para outros, ? uma op??o de hobby ou complemento de renda. Por?m, para a grande maioria, estes cursos representam uma esperan?a de trabalho em um mercado que se encolhe e se torna mais exigente.


Cursos t?cnicos
Cursos de m?dia ou longa dura??o e que exigem o ensino m?dio completo ou servem como ensino m?dio de car?ter t?cnico, ou ainda, que o aluno freq?ente-o paralelamente. Atende ?queles que pensam em adentrar o mercado de trabalho t?o logo completem o curso, podendo ou n?o estenderem-se ao 3? grau. S?o cursos que atendem a uma demanda cada vez maior em nosso pa?s de m?o-de-obra especializada, m?o-de-obra de n?vel t?cnico.

Cursos superiores
S?o os cursos de longa dura??o que exigem dos candidatos o n?vel secund?rio. Permitem a titula??o do formando como bacharel. ? a gradua??o equivalente ao 3? grau, que possibilita, inicialmente, um horizonte mais amplo aos felizardos; felizardos visto que hoje, no Brasil, uma pequena por??o de sua popula??o consegue chegar ?s universidades e faculdades. Por?m nem mesmo a estes poucos o futuro est? garantido. Um diploma de curso superior pode n?o ser a solu??o ou a tranq?ilidade que muitos idealizam. S?o melhores as possibilidades, mas at? l? h? um longo caminho.

Feita a classifica??o, vamos dar in?cio aos informes profissionais:

Curso profissionalizante - Decorador
O que faz: Planeja e executa instala??o interna de apartamentos, cuidando especialmente dos aspectos est?ticos, tais como combina??o de cores das paredes, cortinas e m?veis; posi??o dos m?veis; orienta??o do estofamento de sof?s e poltronas; combina?es de cores de azulejos de banheiros. Em geral responsabiliza-se pela confec??o dos m?veis, estofamentos e cortinas.

Qualidades necess?rias: Interesse por atividades art?sticas, especialmente est?ticas; aptid?o para desenho e pintura, boa discrimina??o de cores; boa sensibilidade dos dedos para discrimina??o da qualidade de tecidos; bom gosto e senso est?tico muito desenvolvidos; diplomacia e sociabilidade no trato com os clientes.

Contra-indica?es m?dicas: Dist?rbios na discrimina??o das cores (discromatopsia e daltonismo).

Curso t?cnico: Eletrot?cnica
O que faz: Trabalha com sistemas de pot?ncia, transformadores, motores el?tricos, pain?is de controle, circuitos e automa??o industrial. Pode atuar nas ?reas: industrial (sider?rgicas, automotivas, etc.), predial, de produ??o de energia (usinas hidroel?tricas e termoel?tricas), e distribui??o da mesma atrav?s da execu??o de projetos, montagem, manuten??o e opera??o de equipamentos. Pode atar como aut?nomo ou empres?rio.

Qualidades necess?rias: Gostar de atividades relacionadas ? ?rea de ci?ncias exatas, com interesse por pesquisar, descobrir, construir e consultar.

Curso superior: Bioqu?mica
O que faz: O bioqu?mico cuida da produ??o e controle de medicamentos, analisa subst?ncias alimentares, faz exames toxicol?gicos extrai purifica e sintetiza subst?ncias qu?micas org?nicas. Realiza pesquisas, ensaios e an?lises pr?ticas sobre a composi??o, as propriedades e as transforma?es de algumas subst?ncias. A principal responsabilidade do bioqu?mico ? de an?lises cl?nicas e exames bromatol?gicos (relacionados aos alimentos e ? diet?tica).
?reas de trabalho:

  • Qu?mica de medicamento - Produ??o e controle de mat?rias-primas para ind?strias farmac?uticas, produ??o e controle de medicamentos, desenvolvimento de novos processos para a produ??o de medicamentos, controle de distribui??o de drogas e t?xicos
  • Qu?mica de cosm?ticos - Produ??o e controle de mat?rias-primas para ind?strias cosm?ticas, produ??o e controle de cosm?tico.
  • Qu?mica de alimentos - Produ??o e controle de mat?rias-primas para ind?strias, produ??o de alimentos, controle de qualidade de alimentos, an?lise e emiss?o de pareceres sobre alimentos impr?prios para o consumo da popula??o
  • An?lise cl?nicas - realiza?es de exames de laborat?rios (por exemplo: sangue, urina, fezes, etc.) necess?rios ? alucida??o de diagn?stico m?dico.
Como se preparar: Vestibular para UFJF, curso com dura??o de oito semestres.

Qualidades pessoais que a profiss?o requer: Intelig?ncia de tipo predominantemente abstrato, aptid?o espacial. Capacidade de an?lise e s?ntese. Aptid?o digito-manual, capacidade de observa??o e de percep??o de detalhes, boa mem?ria. Interesse por atividades cient?ficas e por biologia e qu?mica, gosto pelo estudo, pesquisa e trabalhos de laborat?rios, interesse assistencial. Capacidade de concentra??o e para trabalho intenso e prolongado, paci?ncia e persist?ncia. Bom funcionamento dos ?rg?os de sentido e aus?ncia de alergias por subst?ncias qu?micas.


Eduardo Santos ? psic?logo e consultor
formado pelo Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora e P?s-Graduado em Consultoria em RH.
Saiba mais clicando aqui.

Clique aqui e envie sua pergunta
para o consultor Eduardo Santos.