Infantil

Cuide da sua "tartaruguinha"

07/04/03

Hoje quem dá as dicas sobre um bichinho de estimação é a Isabela Sales dos Santos. Ela vai apresentar pra gente um bichinho muito especial. E vai ensinar como cuidar, alimentar...

Você conhece alguém que tem uma tartaruga de estimação? Muita gente, ao invés de um cachorrinho, gatinho ou peixinho tem um tartaruguinha d'água de estimação. O melhor das tartarugas, se você mora em apartamento, é que elas não fazem barulho e nem bagunça pela casa inteira. Elas são parecidas com o os peixinhos, ficam lá quietinhas no cantinho delas.

Dois tipos de tartarugas são encontrados aqui no Brasil. Uma é a Trachemys dorbignyi e a outra a a Pseudemis scriptis elegans, única espécie que pode ser vendida e criada em casa. Nomes difíceis, né? Essas tartarugas têm manchas laranjas nas laterais da cabeça e os desenhos embaixo do corpo são diferentes. As tartaruguinhas d'água crescem pelo menos 3 cm por ano. Elas não possuem dentes, mas sim uma mordida forte. Andam bem devagarzinho, mas nadam que é uma beleza...

Veja aqui como cuidar bem de sua tartaruguinha

Só dá para saber isso quando elas já são adultas, com 5 ou 6 anos. A fêmea é maior e tem cerca de 25 cm. O macho tem cerca de 20 cm e a cauda mais comprida e volumosa. O macho adulto da americana possui as garras das dianteiras bem maiores que as de trás e que as da fêmea adulta.

Elas devem ser sempre alimentadas dentro dágua para não engasgar. Geralmente a alimentação é constituída de carne e peixe moído ou em pedaços pequenos e crus. Frutas e verduras picadas elas também adoram. Outra opção é a ração para répteis, encontrada em supermercados e casas especializadas. No inverno comem menos.

Elas vivem em aquários. O tamanho do aquário depende do tamanho da tartaruga. Como as tartarugas também vivem na terra, é necessário que o aquário tenha um local seco com rampa para que possam sair da água e tomar sol. Por isso é importante que o aquário esteja localizado próximo a uma janela. Também é importante que o aquário seja mantido limpo. Tartarugas sujam mais o aquário que peixes. Para facilitar a limpeza, não há necessidade que o aquário seja decorado. Além disso, tartarugas têm tendência a engolir o que aparece pela frente, podendo engasgar e morrer em poucos dias. Em regiões frias, é importante usar um aquecedor para a água no aquário.

As tartarugas são animaizinhos muito resistentes, mas podem ficar doentes. Pegá-las demais quando elas são filhotes, por exemplo, não é bom porque elas podem adoecer. Além disso, sempre se deve lavar as mãos após manuseá-las. Colocar a tartaruga em locais áspero, como o cimento, também não é legal, porque elas podem ficar com ferimentos embaixo do casco.

Agora vou te pegar! Você sabe qual a diferença entre uma tartaruga e um jabuti? Não, esses dois bichinhos não são iguais. Você acha que o jabuti é o marido da tartaruga? Também está errado. A diferença é a seguinte: a tartaruga vive na água e o jabuti em terra firme.

Os jabutis podem ser criados em gramados e jardins, mas deve-se ter muito cuidado com lagos, piscinas pois podem cair e afogar. Eles não sabem nadar como as tartarugas. Esse animalzinho tem hábitos simples e não precisam de tantos cuidados quanto as tartarugas.

Para comer, os jabutis também gostam de frutas (exceto mamão), legumes e verduras, de preferência as escuras que possuem mais nutrientes. Como as tartarugas, eles também comem as rações para répteis.

Tomar banho de sol é uma das atividades preferidas do jabuti, pois assim ele regula a temperatura do corpo, diminuindo as chances de ficar doente. Mas eles também precisam de uma sombra. O ideal é que haja uma toca para ele se esconder do calor excessivo.

Manter essa toca quentinha durante o inverno e a noite também é muito importante para o seu bichinho não morrer de frio. Nas lojas, os vendedores vão saber indicar como fazer isso.

Tartarugas e jabutis são considerados verdadeiros sobreviventes da pré-história. Esses dois bichinhos são praticamente primos dos dinossauros. E podem viver até 100 anos! É um bichinho pro resto da vida, lembre-se disso na hora de comprar...

Como é bom ter um bichinho de estimação!

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Marli Fialho: muito bom saber como se trata de uma tartaruga ganhei uma de aquario

Ana Beatriz Carvalho Dos Santos: agora irei cuidar melhor da minha

Alessandra PS: Adorei Isabela nos temos um jabuti entao. Bj