Infantil

Aprenda a cuidar de seu Papagaio

Quem tem um papagaio em casa deve cuidar muito bem de seu animalzinho, afinal de contas ter um papagaio é uma coisa rara. Estes animais fazem parte da história do Brasil que já foi chamado de "Terra dos Papagaios" por que existiam muitos deles por aqui. Mas com o tempo e com a caça indiscriminada destes animaizinhos eles foram acabando e hoje já existem muitas espécies ameaçadas de extinção. Por isto mesmo a venda de papagaios só é permitida por criadores registrados.

Em Juiz de Fora, segundo o analista ambiental do IBAMA, Miguel Gomide, não existe nenhum criador autorizado por isto mesmo é importante saber que quem comprar papagaios em feiras ou lojas está fazendo uma coisa ilegal e pode contribuir para acabar de vez com a espécie.

Mas se você já tem o seu papagaio ou pretende ir até alguma cidade, como Belo Horizonte por exemplo, onde existem criadores registrados para vender o bichinho preste atenção em algumas dicas muito importantes para cuidar de seu papagaio:

  • Nada de ficar espremendo seu papagaio na gaiola. Para saber se a gaiola tem o tamanho certo para seu animalzinho veja se a cauda não está esbarrando nas grades toda hora. Se estiver, essa gaiola é pequena para o seu papagaio.
  • Ninguém gosta de ficar em lugar sujo não é? Muito menos seu papagaio! A gaiola deve ser limpa para se prevenir doenças e infecções. O chão da gaiola deve ser recoberto com papel absorvente e trocado diariamente (de manhã e à noite).
  • As vasilhas de água e comida devem ser trocados e lavados regularmente, e o conteúdo deve ser trocado diariamente, especialmente os recipientes com frutas, já que estas estragam facilmente após algumas horas.
  • Pense nas coisas que você mais gosta de fazer. Com certeza brincar é uma delas. Seu papagaio também gosta de brincar. Os brinquedos ajudam a diminuir o stress do animal
  • Cuidado com o que vai dar para o seu papagaio comer! Nada de abacate ou chocolate. Prefira frutas como melão, melancia jabuticaba, banana e maça. E ao contrário de muitas crianças estes animalzinhos comem sem reclamar: couve, brócolis e almeirão. Lembrando também que existem vários tipos de rações para aves à venda nas casas do ramo.
Voce sabia que...
  • Papagaios tem sentimentos de amor, raiva e ciúme?
  • Que todo papagaio mais cedo ou mais tarde precisa de um companheiro?
  • Que de cem papagaios, somente dez aprendem a falar?
  • Os papagaios necessitam de muita atenção, várias horas por dia?
  • Que por serem animais extremamente inteligentes (possuem a idade mental de uma criança de 4 anos), necessitam de coisas para fazer e se divertir senão acabarão tendo problemas psicológicos como arrancar penas, gritar demais ou ficar muito agressivo?
  • Que muitos papagaios tem mais de 5 donos durante a sua vida por serem capazes de viver de 50 a 70 anos?

Para quem não tem um papagaio e não conhece nenhum criador autorizado em outra cidade que possa vender um animalzinho o Miguel Gomide, analista ambiental do IBAMA em Juiz de Fora dá algumas dicas de outras aves que são consideradas domésticas e por isso podem ser compradas livremente na cidade:

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Concepción Montero Arroyo: Tengo un Periquito Australiano, sus colores son muy vistoso.Le quiero amaestrar para que ande suelto por la casa, de momento el pobre tiene que conocer su nueva casa y ya veremos que se puede hacer.