C?o Guia Mel ? pioneira em Juiz de Fora e ? ela quem auxilia a estudante de Direito Marina Fernandes de Miranda

*colabora??o
17/05/05

O melhor amigo do homem, al?m da atribui??o de companheiro, ganhou mais uma fun??o: a de guia. Deficientes f?sicos e visuais podem contar com o aux?lio desses ilustres animais que s?o treinados para vencer desafios, como atravessar ruas, abrir portas, acender luzes, subir escadas e desviar de obst?culos.

No Brasil, esta pr?tica ? pouco conhecida e est? sendo difundida a partir da na novela global Am?rica, atrav?s do ator Marcos Frota, que interpreta o deficiente visual Jatob?. O personagem tem uma vida independente e transita pelas avenidas do Rio de Janeiro com o c?o guia Quartz, um labrador que o auxilia em diversas situa?es do dia-a-dia.

Em Juiz de Fora, a estudante de Direito, Marina Fernandes de Miranda (foto ao lado), 21, ? a pioneira na aquisi??o do c?o guia. Assim como na fic??o, ela possui uma pastor alem?o, a Mel, que chegou em sua casa com apenas tr?s meses de idade.

Para conseguir o treinamento de Mel, Marina teve que lidar com algumas dificuldades e precisou de um esp?rito bastante investigativo. Fui at? o canil da Pol?cia Militar, mas descobri que l? eles s? t?m o adestramento b?sico para c?es. Em uma apresenta??o da PM, descobri que poderia ter ajuda em Lavras. Consegui o contato e quando a Mel fez seis meses foi levada para l?, onde permaneceu por oito meses", recorda.

Apesar de todo o stress do treinamento, em m?dia o c?o ? levado a situa?es de risco tr?s vezes ao dia, Mel n?o conseguiu exercer por muito tempo sua profiss?o. Segundo Marina, a cadela teve um problema de sa?de, logo ap?s o seu retorno a Juiz de Fora, e por esse motivo est? de f?rias por um per?odo indeterminado. "Vamos esperar a recupera??o dela para avaliar se ela poder? continuar exercendo a profiss?o", diz.

Muitas das vezes, os usu?rios desses c?es esbarram pela desinforma??o e preconceito. "Os brasileiros n?o est?o acostumados com um cachorro na escola, em restaurantes e teatros. Assim como existem lugares que n?o aceitam o c?o, h? tamb?m aqueles que nos recebem muito bem. Inclusive em lanchonetes e at? na minha faculdade j? foi autorizada a entrada da Mel".

O que muita gente n?o sabe ? que, desde 2002, a lei n?mero 2.996 garante o livre acesso n?o s? do deficiente visual e f?sico com o c?o-guia, mas tamb?m dos treinadores e fam?lias hospedeiras a qualquer estabelecimento.

Levada pela mesma corrente de Marina, a psic?logia Samira da Rocha ? a ?nica profissional da ?rea a trabalhar com a terapia facilitada por c?es em Juiz de Fora. "H? muito pouca informa??o sobre esses trabalhos no Brasil".

"N?o ? qualquer c?o que pode ser guia", explica Marina. O temperamento d?cil e equilibrado, facilidade de adapta??o a novas situa?es, tamanho, tipo de pelagem, intelig?ncia e facilidade em aprender s?o algumas das caracter?sticas desses c?es. Em geral s?o escolhidos o Pastor Alem?o, Retriever do Labrador e o Goldem Retriever .

O c?o ter? que passar por um longo per?odo de treinamento que o capacitar? a desempenhar uma s?rie de fun?es fundamentais para o bem estar do seu dono.

Em Juiz de Fora, n?o existe um local onde estes animais s?o treinados para exercer a atividade de c?o-guia. Como a Marina, os deficientes visuais da cidade que desejam ter este c?o profissional devem buscar fora. O projeto pioneiro no Brasil est? em Bras?lia (DF) e faz parte da Integra - uma institui??o sem fins lucrativos, totalmente voltada para valorizar a vida. Atrav?s do Projeto, os deficientes visuais que desejam adquirir o c?o s?o cadastrados e podem receb?-lo em casa, gratuitamente, em qualquer lugar do pa?s. A expectativa da institui??o ? entregar de 15 a 18 c?es-guia por ano.

Para saber mais sobre o projeto clique em: http://www.mpdft.gov.br/sicorde/caoguia.php. O telefone de contato da Integra ?: (61) 3201-6410 ou (61) 3201-6412.

Esclarecendo algumas d?vidas:

1 - Qual ? o trabalho do C?o-Guia?
R.: Ele recebe os comandos do seu usu?rio e o ajuda a se locomover com seguran?a e independ?ncia, evitando obst?culos, prevenindo acidentes, sendo um companheiro constante, melhorando a sua qualidade de vida e promovendo sua independ?ncia.

2 - ? permitido falar com um C?o-Guia ou toc?-lo?
R.: N?o. O C?o-Guia no trabalho est? muito concentrado, portanto, falar ou toc?-lo poder? distra?-lo.

3 - ? permitido alimentar um C?o-Guia?
R.: N?o. Pois isto poderia atrapalhar o seu condicionamento e a sua concentra??o. Um C?o-Guia s? se alimenta de ra??o.

4 - A pessoa cega pagar? por um C?o-Guia e pelo treinamento de adapta??o?
R.: N?o. O C?o-Guia ? de propriedade do INTEGRA e ser? entregue sem despesas ao seu usu?rio.

5 - Quem poder? receber um C?o-Guia?
R.: Todos os deficientes interessados em utilizar um C?o-Guia e que apresentarem boas condi?es de orienta??o e mobilidade. O deficiente visual dever? procurar a ABDV e preencher um cadastro para que a equipe t?cnica realize uma avalia??o.

Importante
Os c?es guias n?o devem ser tocados por pessoas estranhas durante o seu 'hor?rio de trabalho'; N?o distraia ou tente brincar com ele enquanto ele estiver trabalhando. O seu dia-a-dia ? bastante estressante e deve ser respeitado.

*Renata Cristina ? estudante do 8? per?odo de Comunica??o Social da UFJF