Como fa?o para adotar um c?o?

Rita Couto
*colabora??o
21/06/2005

J? imaginou ter um c?ozinho fofo que te fa?a companhia e ainda alegre a sua vida? Mas que ra?a escolher? ? melhor adotar ou comprar um? A primeira coisa em que se deve pensar ? que o cachorro n?o ? um brinquedo de pel?cia e merece cuidados especiais.

Muitos animais, alguns ainda filhotes, s?o abandonados nas ruas, ficam sem alimenta??o adequada e at? sofrem acidentes. "Eles s?o deixados na rua, porque falta compet?ncia da parte do dono. Se a pessoa n?o pode mais ter o animal porque vai mudar de cidade, por exemplo, a melhor op??o ? fazer um an?ncio de doa??o. Com certeza vai aparecer algu?m que se interesse", explica o veterin?rio Paulo Theodomiro dos Santos Lima Jr.

Os animais desamparados, na maioria das vezes, s?o recolhidos e levados para as sociedades protetoras de animais ou para o canil municipal. Em Juiz de Fora, h? v?rios c?es no Canil Municipal esperando por algu?m que ofere?a carinho e aten??o. Fomos at? l? e tiramos fotos de alguns c?es abandonados.

Se voc? se interessou por algum deles ou quer conhecer outros, basta fazer uma visita ao canil, que fica na Rua Martins Barbosa, s/ n?. O processo de ado??o ? muito f?cil. ? s? escolher o animal e preencher o termo de ado??o, levando uma c?pia da carteira de identidade e um comprovante de resid?ncia original. Os animais adotados retribuem a gratid?o atrav?s da lealdade e devo??o ao dono.

O telefone de contato do Canil ?: (32) 3690-3591.

* Rita Couto ? estudante do terceiro per?odo de Comunica??o Social da UFJF