Um luxo de estima??o A partir de quando o embelezamento do seu bichinho de estima??o pode prejudic?-lo? Saiba em que voc? deve prestar aten??o

S?lvia Zoche
09/01/06

Se for menina, vai usar lacinho na cabe?a e se for menino, que tal uma gravatinha? E se n?o fizer bagun?a, pode ganhar batata frita, chocolate e biscoitos. Tomar banho e passar perfume, escovar os dentes, fazer penteados diferentes, pintar o p?lo de outra cor. P?lo? Isso mesmo. Estamos falando de bichinhos de estima??o, principalmente c?es. O mercado de produtos para este p?blico aumentou e faz a cabe?a dos donos dos animais.

A atendente de uma pet shop, Josiany Aparecida Gomes de Souza, diz que os produtos mais vendidos s?o as roupas e os petiscos. "J? teve uma cliente que gastou R$ 160 com o cachorro dela. Renovou tudo. Comprou roupas, brinquedos, vasilha, cama, petiscos, isso sem contar com o banho e a tosa", lembra.

Para a higieniza??o, existem xampus, perfumes, col?nias, pasta e escova de dentes, produto para n?o formar t?rtaro, para limpeza das orelhas, esmalte... S?o diversas op?es para deixar o bichinho na moda. Os pre?os de alguns, como o xampu, chegam a ser mais caros que os que usamos em casa.

Na hora do lanche, as op?es v?o al?m da ra??o. Biscoitos, bifinhos com molho, chocolate. Mas ? um chocolate que n?o cont?m a subst?ncia teobromina que, segundo a veterin?ria homeopata Ne?sa Teixeira Louren?o, pode causar problemas do cora??o. "A teobromina est? presente no chocolate dos seres humanos e n?o pode ser dada aos animais", alerta.

Outro dado importante ? n?o exagerar nos petiscos. "Tem gente que trabalha o dia inteiro e o animal fica sozinho em casa. Por isso, deixa o bicho comer ? vontade os petiscos. Aqui na loja, a gente v? uns bichinhos gordos", conta Josiany. A veterin?ria lembra que o petisco n?o pode ocupar o espa?o de uma alimento nutritivo. "O exagero pode acarretar at? problemas de est?mago e de f?gado", diz.

Uma dica ? usar os peticos como pr?mios para o comportamento que voc? deseja. A cada a??o correta, ele ganha uma das del?cias.

Mas antes de entrar na moda, ? bom tomar alguns cuidados, que s?o essenciais para o bichinho n?o ter problemas. Como diz Ne?sa (foto ao lado), n?o h? problemas em tratar da beleza do animal, desde que os cuidados essenciais n?o fiquem para segundo plano. "? que tem gente que leva constantemente o animal ao banho e tosa, mas esquece de levar ao veterin?rio, de vacinar, de dar uma boa ra??o... esquece dos cuidados b?sicos", lembra.

Quem quer deixar o cachorro ou o gato na moda, com vestidos ou blusas, calcinhas, sapatos e chuquinhas, deve prestar aten??o a rea??o do animal. "Cada um reage de uma forma. Tem uns que gostam e outros n?o", diz Ne?sa. Os gatos, por serem mais independentes, n?o gostam muito de coisas que tirem sua liberdade.

"Uma vez, tive que colocar uma roupa no meu gato, porque ele tinha passado por uma cirurgia e estava mexendo nos pontos. Quando eu vesti a roupa nele, ele ficou est?tico. Tentei coloc?-lo no ch?o, mas ele caiu, parecia uma est?tua. Tive que tirar a roupa dele", conta.

Usar chuquinhas nas f?meas para tirar a franja dos olhos n?o t?m problema. "? at? uma forma de proteger os olhos do p?lo", diz a veterin?ria. Agora, cortar o p?lo do animal por conta pr?pria n?o ? recomend?vel. "Para isso, existem servi?os especializados. J? vi casos de c?es sem peda?o de orelha. ? terr?vel".

As vacinas s?o essenciais, mas ele tem que estar com a sa?de em dia, caso contr?rio, o organismo do animal n?o consegue responder ao est?mulo. Por isso, consultas peri?dicas s?o uma boa pedida. O tipo de vacina recomendada pela veterin?ria ? a chamada vacina ?tica. "S?o de laborat?rios multinacionais, que desenvolvem pesquisas constantemente, j? que os v?rus est?o sempre em muta??o. Este tipo de vacina s? ? encontrato nos consult?rios", alerta Ne?sa.

Ao procurar uma ra??o, Ne?sa indica as chamadas super pr?mio. "Elas costumam ser mais caras, mas a qualidade ? melhor, sustenta mais, o animal come menos, absorve mais ingredientes nobres e ainda tem maior teor proteico". S? que ao trocar a ra??o, deve-se misturar os tipos para que o animal acostume com o novo sabor. Diminua, aos poucos, a quantidade e cuidado para n?o ceder ?s vontades do animal, porque "este tipo de ra??o, normalmente, ? mais gostosa e ele pode querer comer mais, sem necessidade", explica.