Mamãe animal Cuidados pré, durante e pós parto de cadelas e gatas
31/05/06
Quando pensamos em filhotes, vem logo à mente aquelas
"coisinhas" que mais parecem bichos de pelúcia, não é verdade? Quem ganha um desses
pequenos nem sempre imagina o trabalho que as mamães (e o dono delas)
passaram na gestação, no parto e no pós-parto. Afinal de contas, elas também
sentem muitas dores com as contrações e, normalmente, geram mais de
um filhote.
Teka, a cadela da foto acima, vai fazer treze anos de idade em 2006, mas só procriou uma única vez, aos 4 anos. Isso porque seu dono, Sandro Dutra Vieira, não quis ver o sofrimento dela de novo. Não que a gestação e o parto tenham sido tão sacrificantes. O problema foi o período de amamentação.
Durante a gestação dela, Sandro reforçou a alimentação de Teka. Por conta própria, "além da ração, dava uma mistura de angu com pescoço de frango pra ela", conta. Nasceram oito filhotes, sendo que um deles estava morto. "Até que foi tranqüilo. Ela fez tudo sozinha. Forrei a cama com um plástico, porque ela escolheu lá. Eu fiquei por perto. Só o primeiro que foi mais demorado. O Anderson [irmão de Sandro] tentou tirar o filhote morto de perto dela, mas ela avançou nele. Só depois de gritar com ela, que ele conseguiu. Mas foi a Teka que abriu a placenta, cortou o cordão umbilical e limpou os filhotes", relata.
Segundo o veterinário Edney Andrade Reis (foto ao lado), é normal as cadelas comerem
a placenta, cortarem o cordão e lamberem suas crias. As gatas também fazem
isso. Um conselho é que o dono da cadela ou da gata procure um veterinário
depois de alguns dias do cruzamento. Assim , qualquer dúvida no dia do
parto, é só perguntar para o médico, mesmo que seja por telefone.
"No caso do dono se sentir inseguro no dia do parto, e se o veterinário conhecer a gestação, dá pra saber se ela vai precisar da ajuda do dono para abrir a placenta, ligar o cordão com fio dental, ou até mesmo levar para clínica no caso de uma cesariana", explica. A veterinária Kátia P. E. Mafra ressalta a importância de deixar a fêmea se virar sozinha. "Pode ficar por perto, até para percerber algum problema. Mas se a pessoa ajuda a fazer o parto, nas próximas vezes, a cadela ou a gata vai ficar dependente e não vai querer se virar sozinha".
Mas Maria Aparecida Guimarães não agüentou quando ouviu sua gata chorando e garante que só auxiliou fazendo massagem na barriga de Nica. "Já tinha deixado ela no meu quarto e ela gritava muito alto. Quando o primeiro filhote nasceu, saí de perto. Não consegui ver a Nica comer a placenta e lamber os filhotes", conta.
Para o médico, é difícil ter algum dono que deixe sua gata ficar prenha. "Só se
for criador. Quem tem em casa, a primeira coisa que faz é esterilizar,
mas o parto é mais fácil que o das cadelas".
Isso porque a gata entra no cio de mês em mês, durante sete dias.
Imagina a quantidade de gatos que ela vai gerar? Já
a cadela, entra no cio de quatro em quatro meses - ou de seis em seis -,
com duração de nove dias. Uma diferença signficativa.
Maria Aparecida confessa que foi descuido. "Ela tem cinco anos e foi a primeira vez que deu cria. De seis em seis meses, levo a Nica pra tomar a injeção que não deixa ela ter filhotes. Quando vi, já tinha passado do tempo e achei melhor não aplicar. Agora, só depois que os três filhotes desmamarem".
Outros detalhes
Não é possível saber se a cadela vai gerar filhotes dias depois de ter
cruzado. Somente após 25 ou 30 dias é que a ultrassonografia vai mostrar se
há novos seres chegando. Outra forma é apalpando ou fazendo uma radiografia,
mas o melhor método é o primeiro. Não há exame de sangue para detectar
gravidez, nestes casos.
A barriga aumenta e a cadela costuma ficar mais sossegada. A partir de 40 dias de gestação, troque a ração dela pela de filhote, por ser melhor fonte de energia. Faça o mesmo enquanto ela estiver amamentando. Isso serve para as gatas também. É provável que ela coma duas a três vezes mais que antes. Enquanto estiver amamentando, não estranhe se a pelagem cair. Isto pode ser um sinal de problemas hormonais e não de desnutrição.
Quando ela der sinais de parto, é provável que a fêmea sinta enjôos e vomite devido as contrações. Deixe a critério dela a escolha do local onde deseja ter os filhotes. Tentar deslocá-la para onde você acha que é melhor, pode deixá-la estressada e dificultar o parto. Ao perceber que ela encontrou o lugar, coloque jornal ou panos por perto.
Durante o parto, as fêmeas aceitam a presença de seus donos, porém, lembre-se: quanto menor a ajuda alheia, melhor. Assim que os filhotes nascerem, eles vão procurar a mãe para amamentar, mesmo se ela continuar em precosse de parto. Isso é natural e deixe acontecer, porque é a forma que os "bebês" têm de manter a temperatura.
Ah! Não dispense a ajuda do médico. Ele vai ajudar em momentos como esse, além de trabalhar em plantão de emergência.
*Passe o mouse sobre as fotos para ver os créditos
- 16/05/2006 » Hugo Fonseca Araújo - Estudante foi selecionado para equipe brasileira que vai participar da XI Olimpíada Internacional de Astronomia na Índia
- 12/05/2006 » Palha italiana
- 09/05/2006 » Barquinho de papel
- 04/05/2006 » Moda outono- inverno 2006 - A moda das sobreposições vem com tudo tanto para meninas quanto para os meninos, nesta próxima estação
- 04/05/2006 » Usando a imaginação - Fale na sua escola sobre o VI Prêmio Denatran de Educação e participe!
- 26/04/2006 » Bolo Nega Maluca
- 26/04/2006 » Porco espinho de batata!
- 12/04/2006 » Letícia Furtado Barroso - Gosta de estudar, faz dever de casa sozinha e sua matéria preferida é Ciências
- 07/04/2006 » Missas de Páscoa - Confira as missas com horários especiais para as crianças
- 31/03/2006 » Legal pra cachorro! - O táxi cão, que carrega nossos amiguinhos em passeios pela rua, chama a atenção por onde passa
- Leia mais matérias em arquivo...
