Infantil

Mamãe animal Cuidados pré, durante e pós parto de cadelas e gatas

Sílvia Zoche
31/05/06

Quando pensamos em filhotes, vem logo à mente aquelas "coisinhas" que mais parecem bichos de pelúcia, não é verdade? Quem ganha um desses pequenos nem sempre imagina o trabalho que as mamães (e o dono delas) passaram na gestação, no parto e no pós-parto. Afinal de contas, elas também sentem muitas dores com as contrações e, normalmente, geram mais de um filhote.

Teka, a cadela da foto acima, vai fazer treze anos de idade em 2006, mas só procriou uma única vez, aos 4 anos. Isso porque seu dono, Sandro Dutra Vieira, não quis ver o sofrimento dela de novo. Não que a gestação e o parto tenham sido tão sacrificantes. O problema foi o período de amamentação.

Durante a gestação dela, Sandro reforçou a alimentação de Teka. Por conta própria, "além da ração, dava uma mistura de angu com pescoço de frango pra ela", conta. Nasceram oito filhotes, sendo que um deles estava morto. "Até que foi tranqüilo. Ela fez tudo sozinha. Forrei a cama com um plástico, porque ela escolheu lá. Eu fiquei por perto. Só o primeiro que foi mais demorado. O Anderson [irmão de Sandro] tentou tirar o filhote morto de perto dela, mas ela avançou nele. Só depois de gritar com ela, que ele conseguiu. Mas foi a Teka que abriu a placenta, cortou o cordão umbilical e limpou os filhotes", relata.

Segundo o veterinário Edney Andrade Reis (foto ao lado), é normal as cadelas comerem a placenta, cortarem o cordão e lamberem suas crias. As gatas também fazem isso. Um conselho é que o dono da cadela ou da gata procure um veterinário depois de alguns dias do cruzamento. Assim , qualquer dúvida no dia do parto, é só perguntar para o médico, mesmo que seja por telefone.

"No caso do dono se sentir inseguro no dia do parto, e se o veterinário conhecer a gestação, dá pra saber se ela vai precisar da ajuda do dono para abrir a placenta, ligar o cordão com fio dental, ou até mesmo levar para clínica no caso de uma cesariana", explica. A veterinária Kátia P. E. Mafra ressalta a importância de deixar a fêmea se virar sozinha. "Pode ficar por perto, até para percerber algum problema. Mas se a pessoa ajuda a fazer o parto, nas próximas vezes, a cadela ou a gata vai ficar dependente e não vai querer se virar sozinha".

Mas Maria Aparecida Guimarães não agüentou quando ouviu sua gata chorando e garante que só auxiliou fazendo massagem na barriga de Nica. "Já tinha deixado ela no meu quarto e ela gritava muito alto. Quando o primeiro filhote nasceu, saí de perto. Não consegui ver a Nica comer a placenta e lamber os filhotes", conta.

Para o médico, é difícil ter algum dono que deixe sua gata ficar prenha. "Só se for criador. Quem tem em casa, a primeira coisa que faz é esterilizar, mas o parto é mais fácil que o das cadelas". Isso porque a gata entra no cio de mês em mês, durante sete dias. Imagina a quantidade de gatos que ela vai gerar? Já a cadela, entra no cio de quatro em quatro meses - ou de seis em seis -, com duração de nove dias. Uma diferença signficativa.

Maria Aparecida confessa que foi descuido. "Ela tem cinco anos e foi a primeira vez que deu cria. De seis em seis meses, levo a Nica pra tomar a injeção que não deixa ela ter filhotes. Quando vi, já tinha passado do tempo e achei melhor não aplicar. Agora, só depois que os três filhotes desmamarem".

Outros detalhes

Não é possível saber se a cadela vai gerar filhotes dias depois de ter cruzado. Somente após 25 ou 30 dias é que a ultrassonografia vai mostrar se há novos seres chegando. Outra forma é apalpando ou fazendo uma radiografia, mas o melhor método é o primeiro. Não há exame de sangue para detectar gravidez, nestes casos.

A barriga aumenta e a cadela costuma ficar mais sossegada. A partir de 40 dias de gestação, troque a ração dela pela de filhote, por ser melhor fonte de energia. Faça o mesmo enquanto ela estiver amamentando. Isso serve para as gatas também. É provável que ela coma duas a três vezes mais que antes. Enquanto estiver amamentando, não estranhe se a pelagem cair. Isto pode ser um sinal de problemas hormonais e não de desnutrição.

Quando ela der sinais de parto, é provável que a fêmea sinta enjôos e vomite devido as contrações. Deixe a critério dela a escolha do local onde deseja ter os filhotes. Tentar deslocá-la para onde você acha que é melhor, pode deixá-la estressada e dificultar o parto. Ao perceber que ela encontrou o lugar, coloque jornal ou panos por perto.

Durante o parto, as fêmeas aceitam a presença de seus donos, porém, lembre-se: quanto menor a ajuda alheia, melhor. Assim que os filhotes nascerem, eles vão procurar a mãe para amamentar, mesmo se ela continuar em precosse de parto. Isso é natural e deixe acontecer, porque é a forma que os "bebês" têm de manter a temperatura.

Ah! Não dispense a ajuda do médico. Ele vai ajudar em momentos como esse, além de trabalhar em plantão de emergência.

*Passe o mouse sobre as fotos para ver os créditos

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Graca Ruas: Na maioria dos filmes de terror tem esses sinos,por isso tenho duvidas.minha cunhada disse que não gosta pois ela disse que e que chama espíritos malignos.

Sheila Rodrigues: Os estabelecimentos podem limitar o número de contas que cada cliente poderá pagar no caixa? Exemplo a Drogaria Araujo só aceita 5 contas por cliente, então eu tinha 7 contas para pagar, tive que pagar 5 e ir para o final da fila para pagar as outras 2 contas. Isso é um absurdo.

Ana Felício: boa tarde,eu comprei um carregador de bateria minha camera panasonic lumix dmc fh 28 e até agora ningueim entrou en contato comigo é assim que funciona? deixei meu tel e nada oque eu faço?

Gleide Farias: Boa Noite, Parei de tomar o adoless faz uma semana faz medo ? Ou tem problema? Pode engravidar ? Mim responda o breve possivel?

Lidianne Senna: O médico indicou Selene para eu tomar pq eu tenho ovário policisticos, mas eu estou amamentando, meu filho tem 1 ano e 5 meses e ja tem 3 semanas q tomo, gostaria de saber quais são os riscos para meu bebê de eu tomar selene e continuar amamentando?

Karina Valentim de Oliveira: Olá bom dia..eu gostaria de uma ajuda urgente por favor.. eu amamento minha filha de dois anos e 4 meses, quando ela estava com 1 ano e meio mais ou menos o anticoncepcional Micronor não estava fazendo efeito e eu estava menstruando duas vezes no mesmo mês e por isso meu ginecologista me indicou o depo provera... como era de se esperar eu fiquei sem menstruar, porém eu tomei a primeira injeção dia 28 de agosto e a segunda dia 28 de novembro e após isso eu iria ter que tomá-la dia 28 de fevereiro mas preferi não tomar mais pois os efeitos colaterais estavam muito intensos... porém hj é dia 26 de abril e minha menstruação sem sinal e gostaria de saber o q eu poderia fazer... eu já fiz um Beta HCG ontem dia 25 de manhã e deu negativo... o q tá me deixando maluca é que estou sentindo cólica e não desce a menstruação... me ajudem pois não sei o q devo fazer... obrigada

Salatiel Salomao Pessoa: Ola uma amiga minha,tomou DIAD a 15 Dias atras 24 horas apos a penetraçao, hoje e 28/04 e a mentruaçao dela nao veio ne normal pq nao se passou um mes,mais ela houve outra penetraçao ela quer saber se ela tomar o DIAD hoje vai ter algum problema?vai perde o efeito?

Tatiane Souza: Meu GO tb me receitou essa injeção , porém me arrependi. Agora não estou mais amamentando e gostaria e trocar por comprimido. Alguém sabe como devo proceder ? Assim que vencer o período é só iniciar com o comprimido ?

Adrieli Fonseca: olá boa noite estou super preocupada pois tomo anticoncepcional e esqueci de toma um dia e transei com meu namorado, só que a noite quando cheguei tomei o de ontem que tinha esquecido e o do dia e continuei tomando regularmente os que faltavam, só que até agora não desceu o que será????

Franciane Santos: eu tomo o normamor mais tava em falta nas farmacia ai eu menstruei e no quarto dia eu nao tomei so tomei com 8 dias e eu ando sentindo enjos tem pocibilidade de eu estar gravida

Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

Gabriel Silveira: merda

Michelle Bonfim: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

Cristina Vinci: oiii

Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.