Infantil

Hidratação para cachorro Veja os benefícios da técnica que revitaliza o pêlo de cães e gatos

Renata Cristina
05/09/2006

Você já pensou em fazer uma hidratação no pêlo do seu cãozinho? Não se apavore, não estamos inventando "moda". Essa técnica já está disponível no mercado, nas casas especializadas em cuidados para animais de estimação, os chamados pet shops (conheça alguns na cidade).

Quem nunca imaginou encontrar métodos de beleza para o gatinho ou o cão da família pode achar estranho se deparar com um leque vasto de opções nas lojas do ramo. O proprietário de um pet shop da cidade, Rogério Freguglia (foto ao lado), diz que muita gente desconhece o processo. "As pessoas ficam surpresas quando descobrem uma hidratação, por exemplo. Tem gente que diz: nossa, eu não faço nem em mim, mas o meu cachorrinho faz", afirma.

Freguglia explica que já existem produtos exclusivos para os animais, possibilitando a hidratação, tonificação, alisamento e tintura dos pêlos. Isso significa, que se você tem um gato de pêlos brancos, mas encardidos, vale fazer uma tonificação neles. Há shampoos tonificadores para pêlos brancos, castanhos e negros. Ou se você preferir radicalizar, há tinta pink, laranja, verde e amarela para o seu bichinho!

Mas todo cuidado é pouco. O empresário alerta para os perigos de se usar os produtos por conta própria, em casa, por exemplo. "Devemos obedecer uma periodicidade, usar os materiais adequados e, às vezes, as pessoas usam materiais inadequados para os processos", orienta.

Os benefícios da hidratação

No caso da hidratação, é usada uma máscara, assim como nos cabelos humanos, com silicone e vitaminas A e E. Os benefícios são inúmeros, como um pêlo mais macio, desembaraçado, com brilho e suavidade. Há, ainda, uma máscara à base de Manteiga de Karitê, responsável por deixar a pelagem de cães e gatos sem volume.

A pele do animal também fica protegida, sem coceiras e irritações. A sócia-proprietária do pet shop, Lilian Longo, ressalta os efeitos benéficos para os animais e, inclusive, explica que os produtos usados no tratamento não são tóxicos. "Forma-se uma película protetora nos pêlos e pele. Se for feita com regularidade, como de 15 em 15 dias, há uma revitalização intensa do pêlo", destaca.

A hidratação é indicada para cães e gatos e para todas as raças. Em geral, nos cães com pêlos longos a técnica fica mais evidente, como no Lhasa Apso, Poodle, Yorkshire, Maltês e Shit-Tzu.

O antes e depois

Quem já levou o cãozinho para a hidratação ficou feliz com o resultado. Este foi o caso de Tiago Ribeiro e sua cadela Cacau (foto abaixo). Segundo o dono, ela estava com coceira e o pêlo bastante embolado, mas depois de hidratá-lo, a situação melhorou. "Ela ficou mais bonita", disse.

A dona da cadela Gordinha também comemorou o resultado. Veja o antes e depois abaixo:

Cacau - antes
Cacau - depois
Gordinha - antes
Gordinha - depois

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.