Tintura em c?es C?es ganham mais um capricho e j? podem ser pintados de diversas cores

Renata Cristina
14/12/06

Foto do c?o tingido Eles est?o cada vez mais cheios de mimos! Roupinhas, coleiras, sapatos, banho, tosa, hidrata??o no p?lo e agora: tintura! A nova moda entre os caninos ? trocar a cor da pelagem, criando um aspecto divertido nos bichinhos. Para os mais ousados, a tend?ncia ? o rosa, azul e verde, mas quem prefere ser mais discreto, h? tinturas menos escandalosas, como o preto e o branco, s? para dar aquela caprichada no visual.

O procedimento ? feito nos sal?es da bicharada, os chamados pet shops, e s?o dignos de uma tarde de beleza. De acordo com o propriet?rio de uma dessas casas, o economista, Rog?rio Freguglia (foto abaixo), para fazer a tintura ? necess?rio lavar o p?lo, pentear e hidratar. O tingimento ? feito com cerca de 30 minutos, utilizando um shampoo colorante que sai ap?s, aproximadamente, quatros banhos.

O produto utilizado n?o ? toxico e, portanto, n?o agride o p?lo e a sa?de do seu animal. Mesmo com essa garantia dos shampoos tonalizantes, desenvolvidos especialmente para os c?es, ? importante fazer um teste de sensibilidade, antes de colocar o l?quido em contato com a pele. Por esse motivo, o ideal ? sempre procurar uma casa especializada na tintura de animais, evitando procedimentos inadequados, como o uso de shampoos para humanos, por exemplo.

Foto dos donos de pet
shop, Rogerio e Lilian "O tom pode variar de acordo com a cor da pelagem, ou seja, se o p?lo ? branco, a chance da cor azul pegar ? maior do que em um p?lo bege", explica Lilian Longo (foto ao lado), tamb?m propriet?ria do pet shop. Segundo Lilian, a tintura n?o ? apenas um artif?cio "de brincadeira", mas serve como alternativa para refor?ar a cor original do p?lo do c?o, como acontece nos poodles brancos que ficam encardidos ao longo dos anos. "O shampoo retira o aspecto amarelado do p?lo e deixa o c?o mais bonito", observa.

Os que possuem pelagem preta t?m mais dificuldades para se adaptarem ? nova moda, j? que ainda n?o existe um descolorante apropriado para c?es. No entanto, se o desejo for grande para dar uma incrementada no visual de seu bichinho, vale usar o tonalizante para p?los escuros. O efeito ? semelhante ao de quem tem cabelos pretos e pinta da mesma cor: mais brilho e vida nos fios.

Cachorro n?o ? brincadeira
Foto da veterin?ria Edmeia

Embora seja muito divertido pintar os c?es, os veterin?rios alertam para as implica?es na vida do animal. "Ainda n?o existe nenhum estudo sob as efeitos psic?logicos da tintura em c?es, mas ? preciso bom censo por parte dos donos", orienta a m?dica veterin?ria Edm?ia Andrade (foto ao lado).

A profissional aconselha que, antes de realizar uma tintura no c?o, leve-se em considera??o a sa?de e o temperamento do animal. "Assim como os homens n?o se sentem felizes com algum penteado ou corte de cabelo, pode ser que o c?o n?o se adapte", considera.

Foto da veterin?ria Edmeia ? importante ressaltar que este procedimetno n?o pde ser feito em casa, com produtos inadeq?ados aos animais. Atualmente, existem cursos preparat?rios para a fun??o, que ir?o habilitar o profissional para uma "tintura consciente". Isto significa avaliar as condi?es da pele do animal, al?m de escolher a dosagem ideal do shampoo, para que n?o haja intoxica??o.

H? casos de pessoas que tentaram pintar seus c?es com papel crepom, anilina e outros itens tonalizantes e provocaram nos animais alergias, irrita?es na pele e, at? mesmo, paradas card?acas, ocasionando a morte. Cuidado, c?o n?o ? brincadeira!