Hora do banho Seu animal est? precisando de uma limpeza? Conhe?a os cuidados e
produtos ideais para deixar seu bichinho cheiroso e bonito

Renata Solano
*Colabora??o
25/09/2007

O c?o ? um animal que depende do seu cuidado para quase tudo, inclusive na hora de se limpar! O gato tem a mania danada de dar banho em si mesmo atrav?s da l?ngua, mas n?o ache que isso basta para uma limpeza completa e profunda.

De acordo com a bi?loga e propriet?ria de um pet shop da cidade, Ana Paula Pedretti (foto abaixo), "o gato tem um mecanismo de se lavar com a l?ngua, por isso n?o precisa tomar banho toda semana, por exemplo. A l?ngua desse animal possui uma esp?cie de cerdas que facilita a limpeza, mas existe um produto espec?fico para passar nesse ?rg?o do animal que facilita a digest?o dos p?los que, por ventura, acabam sendo ingeridos".

Cuidados com o banho

O banho deve ser dado no animalzinho com ?gua fria no ver?o, ou morna no inverno. Cuidado com a ?gua quente, porque estes animais s?o hipert?rmicos, ou seja, j? possuem muito calor armazenado no corpo, ent?o, absorvem o calor com mais facilidade e isso pode causar excesso de temperatura no animal.

No pet shop existe um equipamento chamado "soprador" que ajuda na secagem do bichinho, pois a exposi??o ao secador pode exigir muito tempo para terminar a tarefa, e lembre-se que deix?-lo mal seco pode dar aquele cheiro de "cachorro molhado"!

Foto de Ana Paula Pedretti A dica em casa ? voc? tirar o excesso de ?gua com uma toalha, por exemplo, e s? depois fazer o uso do equipamento de secagem. ? importante us?-lo na temperatura morna, evitando queimaduras no animal. Al?m do mais, passar a escova no p?lo do seu bichinho ajuda a dar brilho e modelar.

A escolha do xampu pode ser de acordo com o tipo de p?lo ou mesmo pode ser aplicado em qualquer um dos animais, independente da esp?cie ou ra?a, o xampu neutro, uma vez que ele abrange p?los finos e grossos. Mas use sempre produtos veterin?rios para n?o causar alergia no seu bichinho.

As unhas

Os animais que ficam mais em casa quase sempre t?m as unhas afiadas. Mas tome cuidado na hora de tratar da unha deles. ? preciso tomar cuidado para n?o cortar demais, porque nessa regi?o dos c?es e gatos passa um vaso sangu?neo, por isso "cortar muito curto pode causar sangramento e, em alguns animais, ? preciso inclusive cauterizar", diz Ana Paula.

Al?m do mais, ? usado um alicate especial para cortar as unhas dos c?es e gatos.

A dica ? passear com seu bichinho para que o asfalto mesmo lixe a unha de forma natural, ou ent?o deix?-lo solto no quintal.

Os dentes

Acordar e sentir o cheirinho de bafo, ningu?m merece! Para isso ? preciso tomar alguns cuidados com os dentes do seu bichinho de estima??o.

Em lojas especializadas voc? encontra escovas de dentes, tanto no modelo convencional quanto em dedilha, pastas espec?ficas, com sabores diversos como morango, cereja, chocolate, menta e tutti-frutti.

Foto: escova de dente Foto: dedeira para dentes Foto: pasta para dentes

Al?m disso encontramos uma novidade que disfar?a o mau cheiro: um chiclete! Acredite, chiclete para cachorro! Com sabor e cheirinho de menta voc? pode dar para ele se higienizar e se divertir.

Outros meios comuns de encontrar em pet shop s?o as pastilhas e sprays contra o mau h?lito (leia mat?ria).

Foto: pastilha diversos sabores Foto: spray contra mau h?lito Foto: chiclete para c?o

Assim fica f?cil e pr?tico cuidar do seu animalzinho! Veja as fotos desses produtos e, lembre-se que ? importante usar produtos espec?ficos para animais.

A roupa

A funcion?ria de um pet shop da cidade, Jane Pedretti, refor?a que ? preciso ter cautela com o uso das roupinhas porque "quando o animal fica direto com a roupinha, costuma embolar os p?los".

Assim, explica a bi?loga Ana Paula, "a roupa, de forma indireta, pode causar dermatite no animal por causa desses bolos de p?lo, mais comuns em ra?as com pelagem maior".

O p?lo

Foto de corte da unha de um gato Cuidados com o p?lo s?o sempre importante para deixar seu bichinho ainda mais bonito. Algumas formas de cuidar da pelagem ? escovar o animal pelo menos uma vez por semana, assim o p?lo fica mais brilhoso e n?o embola tanto.

Nos pet shops, voc? ainda encontra recursos para deixar o p?lo do bicho ainda mais sedoso e bonito. Como ? o caso do banho tonalizante que real?a a cor e a hidrata??o.

Uma outra maneira de voc? cuidar da assepsia do seu bichinho sem precisar dar banho com ?gua ? a dica da Ana Paula, o banho seco, que ? atrav?s de uma algod?o umedecido com um gel higienizador para uso veterin?rio.