Hora de escovar os dentes Veja as dicas para escovar bem os dentes e deix?-los branquinhos e saud?veis

11/12/2006

Foto ACESSA.com Se voc? quer ser uma crian?a alegre e saud?vel, n?o pode se esquecer de... escovar os dentes! Mas por qu?? Sempre depois que voc? come alguma coisa ficam restos de alimento na sua boca. Da?, sem escovar os dentes, voc? vai contribuindo para a forma??o de uma camada de sujeira, chamada de placa bacteriana. Para dar um exemplo de "mentirinha", essa placa seria um bichinho com capacidade de comer partes do seu dente.

Segundo a cirurgi?-dentista Marcela Goldner, todas as crian?as e adultos devem escovar seus dentes sempre ap?s as refei?es. Isso significa que se voc? comeu uma fruta, tomou um suco ou chupou uma bala tem que pegar o creme dental com a escovinha e limpar toda a sua boca. Ah, ? importante tamb?m escovar os dentes antes de dormir.

Para uma higiene bucal bem feita, a dentista aconselha que se compre uma escova do tamanho adeq?ado a boca da crian?a. Em geral, nas embalagens h? uma indica??o da idade aconselhada. Ainda assim, ? preciso saber como movimentar a escova, para n?o deixar nenhuma sujeira acumulada e evitar problemas posteriores com c?ries, gengivite, t?rtaro, manchas e sensibilidade.

O tempo de escova??o tamb?m ? um fator importante. N?o adianta s? passar o creme dental, sem insistir em alguns pontos importantes da boca. Escovar bem, dedicando um minuto a mais para a sua boca n?o faz mal algum. Os especialistas aconselham dois minutos de escova??o.

Mas se ao contr?rio de uma meninada pregui?osa que n?o gosta de escovar os dentes, voc? ? da turma que adora um creme dental, cuidado! A dentista alerta que o excesso de fl?or provoca fluorose, podendo ocasionar manchas brancas no seu dente.

Os pais tamb?m n?o podem se esquecer de cuidar da sa?de bucal dos beb?s. Nesses casos, ? indicado passar uma gase com ?gua oxigenada em toda a gengiva. Quando a crian?a completa um ano de idade tamb?m pode ganhar um escova para ir criando o h?bito.

Al?m dessas dicas, ? importante lembrar que a fam?lia ? um grande exemplo para seus filhos. "Se a crian?a v? os pais escovando os dentes, vai reproduzir esse h?bito", observa a dentista Marcela Goldner.

Vamos, ent?o, aprender a escovar os dentes:


Foto ACESSA.com 1? Passo: Passe a escova nos dentes da frente, fazendo um movimento que vai da gengiva para a ponta.


Foto
ACESSA.com 2? Passo: Passe a escova nas laterais externas com o mesmo movimento: da gengiva para o centro da boca.

Foto ACESSA.com 3? Passo: Passe a escova nas laterais internas com o mesmo movimento: da gengiva para o centro da boca.

Foto
ACESSA.com 4? Passo: Com a escova na vertical, passe no lado interno dos dentes da frente.

Foto ACESSA.com 5? Passo: Escove a l?ngua com movimentos suaves e circulares. Pronto! ? s? bochechar e sorrir!