Infantil

Hora de escovar os dentes Veja as dicas para escovar bem os dentes e deixá-los branquinhos e saudáveis

11/12/2006

Foto ACESSA.com Se você quer ser uma criança alegre e saudável, não pode se esquecer de... escovar os dentes! Mas por quê? Sempre depois que você come alguma coisa ficam restos de alimento na sua boca. Daí, sem escovar os dentes, você vai contribuindo para a formação de uma camada de sujeira, chamada de placa bacteriana. Para dar um exemplo de "mentirinha", essa placa seria um bichinho com capacidade de comer partes do seu dente.

Segundo a cirurgiã-dentista Marcela Goldner, todas as crianças e adultos devem escovar seus dentes sempre após as refeições. Isso significa que se você comeu uma fruta, tomou um suco ou chupou uma bala tem que pegar o creme dental com a escovinha e limpar toda a sua boca. Ah, é importante também escovar os dentes antes de dormir.

Para uma higiene bucal bem feita, a dentista aconselha que se compre uma escova do tamanho adeqüado a boca da criança. Em geral, nas embalagens há uma indicação da idade aconselhada. Ainda assim, é preciso saber como movimentar a escova, para não deixar nenhuma sujeira acumulada e evitar problemas posteriores com cáries, gengivite, tártaro, manchas e sensibilidade.

O tempo de escovação também é um fator importante. Não adianta só passar o creme dental, sem insistir em alguns pontos importantes da boca. Escovar bem, dedicando um minuto a mais para a sua boca não faz mal algum. Os especialistas aconselham dois minutos de escovação.

Mas se ao contrário de uma meninada preguiçosa que não gosta de escovar os dentes, você é da turma que adora um creme dental, cuidado! A dentista alerta que o excesso de flúor provoca fluorose, podendo ocasionar manchas brancas no seu dente.

Os pais também não podem se esquecer de cuidar da saúde bucal dos bebês. Nesses casos, é indicado passar uma gase com água oxigenada em toda a gengiva. Quando a criança completa um ano de idade também pode ganhar um escova para ir criando o hábito.

Além dessas dicas, é importante lembrar que a família é um grande exemplo para seus filhos. "Se a criança vê os pais escovando os dentes, vai reproduzir esse hábito", observa a dentista Marcela Goldner.

Vamos, então, aprender a escovar os dentes:


Foto ACESSA.com 1º Passo: Passe a escova nos dentes da frente, fazendo um movimento que vai da gengiva para a ponta.


Foto
ACESSA.com 2º Passo: Passe a escova nas laterais externas com o mesmo movimento: da gengiva para o centro da boca.

Foto ACESSA.com 3º Passo: Passe a escova nas laterais internas com o mesmo movimento: da gengiva para o centro da boca.

Foto
ACESSA.com 4º Passo: Com a escova na vertical, passe no lado interno dos dentes da frente.

Foto ACESSA.com 5º Passo: Escove a língua com movimentos suaves e circulares. Pronto! É só bochechar e sorrir!




Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.