Brinquedos educativos Vejas as op?es para cada faixa et?ria e estimule as crian?as brincando

R?porter: Renata Cristina
26/02/2007

Brincar ? muito bom! Principalmente, se a gente aprende algo brincando! O papai e a mam?e tamb?m podem ajudar, atrav?s de ?tens que estimulem o desenvolvimento da crian?a.

? por meio das brincadeiras que a garotada vai criando sua no??o de mundo, registrando suas experi?ncias e melhorando suas habilidades. Um brinquedo ? capaz de aperfei?oar a coordena??o motora, a verbaliza??o, a psicomotricidade e a intelig?ncia das crian?as.

Cada um tem a sua fun??o espec?fica que, al?m de divertir e entreter, pode tornar a crian?a mais segura de suas capacidades. H? exemplos cl?ssicos, conhecidos como "brinquedos da ?poca da vov?", mas que funcionam muito bem na educa??o infantil.

Os objetos de encaixe, como aqueles que possuem figuras geom?tricas, s?o importantes para a coordena??o motora e as primeiras no?es de formas e cores dos pequeninos. H? aqueles que estimulam a fala, como o teatro de fantoches.

Foto Brinquedos educativo Foto Brinquedos educativo Foto Brinquedos educativo

Voc? se lembra do velho jogo de bot?es? Pois este simples joguinho pode ensinar a crian?a a se relacionar com os amigos, entender conceitos como "ganhar", "perder" e "competir".

Por que os educativos?

Embora os brinquedos eletr?nicos sejam apreciados por pais e crian?as, ? necess?rio variar as formas de est?mulo dos pequenos. De acordo com a psic?loga Denise Brand?o Mendes, especialista em educa??o infantil, os brinquedos educativos s?o capazes de agu?ar, ainda mais, a curiosidade da meninada. "Ao contr?rio de uma boneca que fala, faz xixi e pede comida, o brinquedo artesanal incita a imagina??o da crian?a", esclarece.

Foto Brinquedos educativos Foto Brinquedos educativos Foto Brinquedos educativos

Por esse motivo, a maioria dos educativos s?o artesanais e sem muitos investimentos tecnol?gicos. Outra caracter?stica importante ? o aspecto did?tico embutido no ato de brincar. Observe que cores, letras e n?meros quase sempre est?o nesses exemplares, assim como conceitos b?sicos relacionados ? fam?lia, animais, alimentos, entre outros.

Faixa et?ria

Os pais devem ficar atentos a idade indicativa dos brinquedos. Nada de procurar objetos que v?o al?m da faixa et?ria das crian?as. Segundo Denise, um esfor?o "a mais" pode acarretar a elimina??o de etapas essenciais no futuro. "Quando a faixa et?ria n?o ? respeitada, os pais devem se questionar at? que ponto a crian?a assimilou estes conceitos e eliminou outros de sua idade", orienta a psic?loga.

Foto Brinquedos educativos Foto Brinquedos educativos Foto Brinquedos educativos

Quando completam um ano de vida, os beb?s j? podem iniciar suas brincadeiras. Nesta idade, s?o indicados objetos que desenvolvam a coordena??o motora, como martelinhos, jogos de encaixe e bolas.

Aos dois anos, as crian?as passam a identificar cores e formatos. Por isso, as pe?as coloridas e geom?tricas fazem sucesso com essa turma. Quando for escolher algum presente, opte pelas cores prim?rias, como o vermelho, amarelo, azul e verde.

A partir dos tr?s anos, al?m de aperfei?oar todos esses conceitos anteriores, a garotada inicia o melhoramento da "fala". Historinhas e contos infantis, teatro, instrumentos musicais, letrinhas e n?meros tornam-se elementos din?micos para a pr?-alfabetiza??o.

J? dos seis aos oito anos, ? importante focar em jogos pedag?gicos que ir?o estimular o racioc?nio. Domin?s, cartas, jogos de perguntas e respostas podem ajudar na escola e no dia-a-dia.