Consumidores mirins e conscientes Guia gratuito dispon?vel na internet ensina os pequenos a lidar com situa?es do dia-a-dia de um consumidor que n?o quer ser passado para tr?s

27/03/2007

Acredite: ser fregu?s n?o ? mais of?cio de gente grande. Al?m da mudan?a no que diz respeito ao marketing, que cada vez mais constr?i produtos voltados essencialmente para os pequenos, a id?ia de compra e consumo ganha for?a a cada gera??o que vem por a?.

Mas ser? que essas crian?as est?o consumindo bem? Est?o atentos aos seus direitos? O Ag?ncia Procon de Juiz de Fora n?o tem queixas vindas de crian?as. Segundo a assessoria de imprensa a "n?o estat?stica" pode estar relacionada ao fato de que os pais devem assumir o controle da situa??o em caso de les?o do consumidor, "porque situa?es como essa s?o comuns a todos, independente da idade", afirmam.

Tudo bem... Os pais podem assumir a situa??o, mas tamb?m ? importante que os pequenos tenham consci?ncia do que compram. E foi pensando nisso que o o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) convocou um grupo de 15 crian?as, de 11 a 14 anos, para discutir o tema. O bate-papo informal transformou-se num relato de hist?rias, que hoje est?o no guia Essa Turma Ningu?m Passa para Tr?s.

O guia est? dispon?vel na internet, gratuitamente, para quem queira ter acesso ao material. O texto est? simples e vem recheado de hist?rias que pertencem ao universo infantil. A partir de exemplos dados por uma turminha de cinco amigos, cada crian?a vai poder se inspirar e aprender como agir em determinada situa??o.

imagem da turma

E tem muita gente que n?o sabe como e pelo que reclamar. Sofia Bruno (foto ao centro), por exemplo, afirma que j? comprou balas e doces com embalagens semi-abertas. Mas n?o reclamou. "Comi assim mesmo", diz Sofia.

foto de Sofia Sua irm? mais nova, Larissa, de oito anos, conta que as duas pediram um sandu?che que viram na foto da lanchonete. "Era um x-salada, grande e lindo", explica. "Mas quando chegou n?o tinha salada e era pequeno", conta a menina que, mesmo decepcionada, n?o reclamou, apenas comeu o sandu?che.

A hist?ria de das irm?s coincide com uma das hist?rias do livro, que explica didaticamente a diferen?a entre propaganda enganosa e abusiva, por exemplo. O guia simula v?rias problemas decorrentes do cotidiano infantil, com o objetivo de apontar poss?veis solu?es. Se uma crian?a comprar um par de t?nis com defeito, ela tem o direito de trocar, pedir o dinheiro de volta ou reivindicar um desconto.