Cuidados ao soltar pipas Na hora da brincadeira, a seguran?a deve vir em primeiro lugar

26/06/2007

As f?rias escolares v?m chegando e, com elas, as brincadeiras ganham as ruas. Carrinhos de rolim?, bolas, patinetes, bicicletas, patins, pipas e tantas outras op?es para a crian?ada. Com um universo vasto de atra?es, fica dif?cil pensar em perigos na hora de brincar. No entanto, ? preciso ter cuidado quando a turma resolve soltar pipas.

O primeiro vil?o ? o cerol, aquela mistura de cola e vidro, que os garotos passam na linha para disputar a pipa do outro. Embora pare?a divertido, in?meros casos de morte s?o registrados por cortes da linha. Segundo dados da Associa??o Brasileira de Motociclistas, s?o mais de 100 acidentes por ano, sendo que 25% deles s?o fatais.

N?o s? os motoqueiros podem sofrer com um corte do cerol. Os animais tamb?m correm riscos, principalmente, aqueles que voam mais alto, como os urubus, gavi?es e corujas. As aves de m?dio porte, como pombas e passarinhos, quando sofrem uma les?o, raramente conseguem sobreviver. Conforme divulgou o IBAMA, apenas 10% deles s?o encaminhados para a institui??o.

Al?m disso, o cerol ? proibido no estado de Minas Gerais, de acordo com a lei 14.349. Para quem desrespeitar as regras, a pena varia em multa entre R$ 100 a R$ 1.500 e as crian?as flagradas s?o encaminhadas ao Juizado da Inf?ncia e da juventude.

O segundo vil?o ? a nossa falta de aten??o. No momento de empinar a pipa, s? olhamos para o alto. Com isso, corremos o risco de atropelamento, queda de lajes ou buracos. O local mais indicado ? um terreno plano, sem muitos obst?culos. Se voc? for soltar pipa na rua, tome cuidado com ciclistas e motoqueiros.

Se a brincadeira n?o pode parar, voc? ? que n?o vai querer machucar algu?m. Pensando nisso, reunimos algumas dicas dos bombeiros para voc? n?o deixar de se divertir nas f?rias. Confira:

Risco de choque
ilustra??o de um atropelamento

Quem ? viciado em pipa, deve deixar a brincadeira de lado nos dias de chuva. Se estiver relampiando, voc? corre o risco de levar uma descarga el?trica. Al?m disso, ? importante ficar atento a antenas, fios eletr?nicos ou cabos el?tricos. Prefira lugares abertos, como campos ou parques.

Risco de atropelamento
ilustra??o de um choque

Tome cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar para tr?s. Pode ter algum buraco na pista. A aten??o deve ser redobrada com os motociclistas e ciclistas, j? que a linha pode sere perigosa para eles. Ao correr atr?s da pipa, cuidado com o tr?nsito. Voc? pode ser atropelado.

Risco de corte com o cerol
ilustra??o de um corte

Nunca coloque cerol na linha. Ele pode te cortar e causar acidentes pelas ruas. Os motoqueiros, em geral, s?o as maiores v?timas do cerol. ? importante ter cuidado tamb?m na escolha da linha e do material da pipa. Jamais opte pela linha met?lica (fio de cobre ou bobinas) e o papel laminado.

ilustra??o de uma queda
Risco de cair

Evite soltar pipas nas lajes, telhados ou lugares sem prote??o. Tamb?m n?o s?o indicados locais esburacados, com ?gua e penhascos. Tome muito cuidado na hora de escolher onde brincar!