Crian?as procuram divers?o na tecnologia Atualmente, ? mais f?cil encontrar crian?as brincando com games e em sites da internet do que jogando amarelinha ou brincando de pique-esconde


Renata Solano
*Colabora??o
30/10/07

As sugest?es de brincadeiras para crian?as, s?o, na sua maioria, id?ias que t?m a ver com se sujar, ficar melado, bagun?ado. Mas, muitas crian?as preferem evitar as divers?es com as quais podem se sujar, seja dentro ou fora de casa, pois t?m medo que seus pais reclamem de suas roupas sujas, n?o ? isso, crian?ada?

Corre-cotia, amarelinha, queimada, bola de gude, soltar pipa, pique-esconde, pique-pega, passa anel, chicotinho queimado, el?stico. Nossa, tantos nomes diferentes! E essas s?o apenas algumas das brincadeiras que fizeram sucesso h? alguns anos.

Com certeza, os adultos mais pr?ximos j? ouviram falar e j? se divertiram com esses jogos que, apesar de terem feito tanto sucesso, parecem estar sumidos do dia-a-dia da crian?ada de hoje em dia.

Mudan?as com o tempo

A brincadeira entre as crian?as tem mudado com o advento da tecnologia. Novos brinquedos, computador, internet e video-games parecem estar mais fortes no imagin?rio infantil que os jogos pueris de antigamente.

A procura por Lan houses, por sites de games e entretenimento online desenvolve um mercado marcado pela informatiza??o. Crian?as desejam receber de presente tecnologia.

Tecnologia que est? em toda parte! Nos aparelhos de mp3 e mp4, no lap top da Xuxa, ou dos personagens da Disney, no v?deo game, e at? mesmo no computador convencional.

O contato com objetos e instrumentos eletr?nicos n?o ? mau. Softwares educativos ou um computador port?til com recursos de c?lculos, jogos e brinquedos espec?ficos ajudam a desenvolver o racioc?nio l?gico-matem?tico. A crian?a desenvolve a intelig?ncia, a criatividade e a paci?ncia, mas ? preciso, como tudo, ter limites.

Limite para que n?o desenvolva fobia da conviv?ncia social, problemas de vista, e avers?o ? escola, por exemplo. Portanto, os limites devem ser conversados com a crian?a e, se forem adotados, os brinquedos ou recursos tecnol?gicos deve haver uma preocupa??o em promover a intera??o com outras crian?as.

A gera??o que cresceu envolta na era do computador tem hoje entre 12 e 16 anos e, na tentativa di?ria de equilibrar fun?es de pai e de educador na modera??o do uso de tecnologias, ? preciso reconhecer que entre quatro e sete anos a crian?a desenvolve as capacidades psicomotoras e que o ideal ? andar de bicicleta, jogar futebol ou praticar esporte ao ar livre.

Segundo o psic?logo pedag?gico, Paulo Bonfatti, "os pais n?o podem tomar a atitude dr?stica de isolar a crian?a do acesso ?s tecnologias, mantendo-a fora do contexto real da vida".

Em contrapartida, o atendente e uma casa de internet e jogos da cidade, Allan Henrique Moreira conta que, muitas vezes, os alunos matam ou matavam aula para jogar ou acessa a internet.

"Os sites mais acessados na Lan s?o os de games online e orkut", conta Allan, que nos revela, tamb?m quais s?o os sites mais acessados na loja:

Mas existem, tamb?m, sites educativos, com brincadeiras menos "agressivas" como jogo dos sete erros, tiro ao alvo, e outras, s?o eles:

A idealizadora de um site educativo para crian?as, Priscilla de Paula inscreveu seu projeto na Lei de Incentivo ? Cultura Murilo Mendes. O projeto ? de criar um espa?o para educa??o e aprendizado, principalmente ligado ? arte.

Um dos criadores do site, que vai chamar Sbodi Bomp - a f?brica de brinquedo, Jo?o Paulo de Oliveira, conta que apesar de a crian?a estar inserida em um ambiente digital, o objetivo ? ensinar brincadeiras fora desse mundo.

"N?o temos como impedir nosso filhos de se envolverem com a tecnologia, eles nasceram conhecendo o mundo assim, mas ? preciso que os pais verifiquem e companhem o conte?do dos sites e o tempo de acesso", explica Paulo Bonfatti.