Volta ?s aulas Nova escola e novos amigos, isso pode ser um problema para seu filho.
Saiba como lidar com a situa??o!


Renata Solano
*Colabora??o
31/01/2008

Carla Patr?cia Modesto Bento est? com oito anos e conta que quando mudou de escola teve um per?odo de adapta??o em que ficou entre a tristeza por largar os antigos amigos e a ansiedade por conhecer novos colegas.

"Foi uma ?poca em que fiquei triste porque eu ia mudar de escola e tinha que me afastar dos amigos que j? tinha na antiga. Demorei um tempinho para conseguir me relacionar com novas pessoas e, para isso, pude contar com o apoio dos professores que sempre conversavam comigo", lembra.

Este ? apenas um exemplo entre tantos outros que acontecem todos os anos no in?cio do per?odo letivo. Muitas crian?as precisam mudar de escola por diferentes motivos: mudan?a de cidade, problemas financeiros, problemas pedag?gicos ou a escola n?o possui a s?rie para a qual o aluno foi aprovado.

Segundo o psic?logo cl?nico e escolar de um col?gio da cidade, Paulo Bonfatti (foto ao lado), o per?odo de adapta??o ? mais importante para as crian?as menores. "As crian?as precisam de cuidados maiores para se adaptarem ao novo ambiente, mas com os adolescentes e pr? essa adapta??o acontece de forma mais natural", afirma.

Paulo acredita que as crian?as s?o foco de in?meros processos que podem contribuir para a adapta??o ou n?o na escola. "Os menores sempre t?m mais dificuldade pois precisam lidar com mudan?as que os maiores j? conseguem entender melhor, por isso o di?logo entre pais e filhos e a franqueza sobre o motivo da mudan?a sempre interferem positivamente nesta situa??o", orienta.

Paulo cita algumas atitudes dos pais que podem contribuir nessa adapta??o das crian?as ? escola, confira:

  • ? primordial que os pais confiem na escola, porque essa rela??o ? percebida pela crian?a e isso fortalece o sentimento dentro do pequeno.
  • Cumprir a promessa de buscar ou de esperar a crian?a em algum local da escola ? necess?rio, assim o filho sente maior confian?a nos pais e, al?m disso, acontece de forma mais branda a rela??o de constru??o de seguran?a da crian?a na escola em si.
  • Os coment?rios sobre a rea??o de outras crian?as, bem como compara?es devem ser evitadas na frente da crian?a. "? preciso que os pais respeitem a individualidade de cada um, ? preciso que entendam que cada crian?a tem uma rea??o diferente", explica Paulo.
  • Deixar a crian?a a vontade para falar sobre o seu dia na escola. "O ideal ? deixar a crian?a falar o que quiser, quando quiser, da forma que quiser e, somente se quiser. Ela precisa sentir seguran?a e os pais n?o devem for?ar isso com muitas perguntas, por exemplo", orienta Paulo.
  • "Os pais devem conversar com seus filhos, mais novos ou mais velhos, sobre o motivo da mudan?a. Assim fica mais f?cil a adapta??o ao novo col?gio", comenta.

H? ainda, alguns quesitos que a escola deve oferecer para que a crian?a se sinta mais a vontade no novo ambiente, veja algumas dicas:

  • "Crian?as muito pequenas ficam cansadas da escola mais r?pido, por isso, nos primeiros dias, o hor?rio das aulas devem ser mais flex?veis e menos extensos", comenta Paulo.
  • A escola deve oferecer espa?o para que os pais se sintam a vontade de conversar sobre algum problema de adapta??o dos filhos.
  • "O ideal ? que as escolas ofere?am uma equipe de acompanhamento dos novos alunos, para fazer com que essa adapta??o ao novo espa?o seja o mais natural poss?vel", afirma.

O psic?logo esclarece, ainda, que toda mudan?a gera ansiedade, por isso ? natural que meninos e meninas de qualquer idade se sintam nervosos diante de uma nova escola ou de uma nova etapa de suas vidas.

"A ansiedade ? natural inclusive entre os adultos. Somente quando ela persiste por um longo per?odo ? que ? preciso que os pais conversem na escola para conferir qual o motivo da situa??o que pode ser um problema da escola, dos pais ou mesmo da pr?pria crian?a", afirma.

* Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF