Clube Ecol?gico debate temas ligados ? natureza Projeto pretende desenvolver a consci?ncia da import?ncia da natureza nas crian?as. Al?m de atividades educativas, h? muita divers?o


Daniele Gruppi
Rep?rter
11/11/2008

Um op??o para as crian?as se divertirem e tamb?m para se conscientizarem da import?ncia de manter uma rela??o harmoniosa com a natureza, ? participar do projeto Clube Ecol?gico, desenvolvido pela Funda??o Museu Mariano Proc?pio. Os encontros acontecem mensalmente. O pr?ximo est? agendado para o dia 22 de novembro.

Segundo a chefe do Departamento de Planejamento e Manejo do Parque, Maria das Gra?as Sarmento Duarte, o Clube Ecol?gico existe desde a d?cada de 80, sendo que foi interrompido por dois anos, per?odo em que o Parque estava fechado para reformas.

Maria das Gra?as afirma que o objetivo do projeto ? conscientizar crian?as sobre a import?ncia do meio-ambiente e utilizar o Parque do Museu para que elas tenham o contato com a natureza.

A equipe do Museu escolhe a cada edi??o um tema para ser debatido. "Optamos por assuntos relativos ? ecologia e que est?o em voga. J? abordamos o Dia da ?rvore, papel reciclado, dente outros. J?, inclusive, promovemos uma viagem para o zool?gico no Rio de Janeiro."

O evento tem car?ter ecol?gico e pedag?gico, j? que h? sempre uma parte te?rica e uma pr?tica. Depois, s?o promovidas as atividades recreativas. Para Maria das Gra?as, a repercuss?o do trabalho ? positiva. "Temos m?es que participavam dos encontros e que hoje trazem seus filhos e mencionam a import?ncia do Clube na vida delas. Jogamos a semente e esperamos que as crian?as possam trabalh?-la."


Foto de crian?as participando do projeto Clube Ecol?gico 
Foto de crian?as participando do projeto Clube Ecol?gico 
Foto de crian?as participando do projeto Clube Ecol?gico

Foi retomado tamb?m o o Tesouro no Parque, que a cada m?s escolhe uma ?rvore para homenagear. Dessa forma, valoriza-se a flora e faz com que a popula??o conhe?a as riquezas que existem no local. "Colocamos a ?rvore como mais um tesouro para a popula??o", explica.

No m?s de setembro, o pau brasil recebeu aten??o especial. Em outubro, foi a sapucaia e, em novembro, ser? a Jabuticaba. Ao p? das esp?cies coloca-se uma placa informativa sobre a sua hist?ria e import?ncia. No total, existem identificadas no parque do Museu 240 esp?cies, sendo o acervo bot?nico constitu?do, em sua maioria, por angiospermas, plantas com flor.


Foto de crian?as participando do projeto Clube Ecol?gico 
Foto de crian?as participando do projeto Clube Ecol?gico 
Foto de crian?as participando do projeto Clube Ecol?gico

Participou da ?ltima reuni?o, em outubro, pela primeira vez, o estudante Rhamon de Souza Lopes, 12 anos, que pode aprender sobre as aves aqu?tica. Est?o cadastrados no projeto, cerca de 120 crian?as, com idade entre sete e doze anos. Os interessados em participar do Clube devem entrar em contato com o Departamento de Difus?o Cultural, pelo telefone (32) 3690-2004.


D? sua opini?o sobre esta mat?ria.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com