Greve no Tupi

Por

Quatro jogadores deixam o Tupi na v?spera da semifinal C?zar, Samuel, Chic?o e Juninho est?o fora do clube

Guilherme Oliveira*
Colabora??o
20/04/2007

A dois dias de disputar a semifinal do Campeonato Mineiro contra o Cruzeiro, uma reuni?o entre os jogadores do Tupi no est?dio Salles de Oliveira, em Juiz de Fora, culminou com a sa?da de quatro atletas do elenco. C?zar, Samuel, Chic?o e Juninho ter?o seus contratos rescindidos pelo clube. Eles n?o concordaram em seguir viagem, sem antes receber o valor da premia??o pela passagem ? semifinal da competi??o.

Tudo come?ou ap?s o treinamento pela manh? no est?dio Salles de Oliveira onde os jogadores decidiram que s? viajariam caso recebessem ainda hoje o valor de R$ 200 mil que seria dividido pelo grupo. Segundo os atletas, o dinheiro deveria ter sido pago na ?ltima ter?a-feira, dia 17 de abril.

Diante da situa??o, o diretor de futebol Alem?o chamou jogador por jogador para conversar individualmente. Na conversa a maioria desistiu de n?o viajar e somente os quatro dispensados mantiveram a decis?o.

O zagueiro C?zar se mostrou inconformado com a atitude do restante do elenco. "Os jogadores tinham decidido que s? viajariam se fossem receber. Mas depois alguns jogadores voltaram atr?s quando conversaram em particular com o Alem?o", disse o zagueiro C?zar que intermediou o contato entre jogadores e dirigente. C?zar alegou que o acordo sobre a premia??o foi feito antes mesmo da primeira partida da semifinal.

"Foi passado para o grupo que a premia??o seria paga na ter?a feira (17/04) e n?o foi. Hoje, o Alem?o nos disse que a premia??o seria paga somente depois do jogo em Belo Horizonte em cheque, o combinado ? que seria em dinheiro. De uma hora para outra a maioria resolver ir (para Belo Horizonte) e n?s por causa do grupo acabamos sendo prejudicados. Estou com a consci?ncia tranq?ila pois fui honesto com todos, fui pelo grupo e me senti tra?do pelo grupo. Sou sincero no que falo, o grupo mudou de opini?o e sobrou para alguns jogadores", desabafou.

Para o diretor de futebol do clube, Alem?o, os jogadores se precipitaram. Segundo ele, a premia??o seria paga na pr?xima semana. "Eu acho que eles n?o pensaram para tomar essa decis?o, foram influenciados por algu?m. N?o tinha motivo para isso. Mostrei o cheque para eles", disse o dirigente.

Alguns jogadores que viajaram para Belo Horizonte confirmaram que a maioria havia tomado a decis?o de viajar somente se recebessem, por?m muitos preferiram seguir rumo a Belo Horizonte justificando terem fam?lia e necessitarem do emprego, outros n?o quiseram comentar sobre o assunto.

Em comunicado oficial, o gerente geral do Tupi, Ant?nio Braga, alegou que todas as obriga?es trabalhistas est?o rigorosamente em dia. No comunicado, Braga diz que o Tupi n?o atendeu ? reivindica??o e manteve a data prevista para o pagamento do pr?mio para o dia 25 de abril e que o clube tomar? as medidas jur?dicas cab?veis para o caso. No final, ele lamentou o ocorrido e mostrou confian?a no elenco que segue viagem para a capital mineira.

*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora