Hugo Fonseca Ara?jo
Estudante foi selecionado para equipe brasileira que vai participar da XI Olimp?ada Internacional de Astronomia na ?ndia

Um adolescente de 14 anos, que cursa a 8? s?rie do Ensino Fundamental, curte video-game, navegar na internet, tirar um cochilo depois do almo?o, conversar e rir com os amigos...e gosta de participar de Olimp?adas de Astronomia, Matem?tica e at? de F?sica. Este ? Hugo Fonseca Ara?jo, que ficou sabendo no dia 11 de maio (quinta), deste ano, que foi selecionado para participar da XI Olimp?ada Internacional de Astronomia (OIA), de 10 a 19 de novembro de 2006, em Mumbai, na ?ndia.

E voc? pensa que ele se gaba disso? Que nada! Ele trata do assunto com muita humildade e naturalidade. E ? prestativo. Como tem facilidade no aprendizado, ele ajuda outros alunos que est?o com dificuldade em mat?rias, como matem?tica e f?sica. E quem conta tudo isso ? o assessor de comunica??o e m?dia da escola que estuda, Vinicius Moraes, assim que a entrevista com o Hugo havia terminado.

Outra caracter?stica percebida nele, ? que ? uma pessoa muito calma. "A traq?ilidade ajuda nas provas, porque voc? v? algo dif?cil e n?o fica desesperado", afirma Hugo. E sabe dividir bem as horas para estudar e ter o lazer. "Quando n?o tenho que estudar para as Olimp?adas ? mais calmo. Geralmente, olho os livros bem pr?ximo das datas e prefiro fazer isso depois das 18h", ri.

Mas vamos entender como Hugo chegou at? a OIA. Tudo isso come?ou em 2003, quando Hugo estava na 5? s?rie e o col?gio onde estuda fez propaganda sobre a Olimp?ada Brasileira de Astronomia e de Astron?utica (OBA). "A professora falou dentro de sala, achei interessante e resolvi participar". Vinicius explica que a Sociedade Astron?mica Brasileira (SAB) convida os col?gios do Brasil a se inscreverem na olimp?ada, que acontece anualmente.

Hugo conta que estudou uma semana antes da prova e como j? gostava do tema astronomia, fez a prova e ficou bem classificado. "Existem quatro n?veis. Participo do terceiro, que ? pra estudante de 5? a 8? s?ries". Desde ent?o, n?o parou mais.

As provas s?o aplicadas em todo o Brasil, em um mesmo hor?rio, em uma mesma data, com tempo certo para come?ar e terminar. Para se ter uma id?ia, ano passado, na primeira fase da VIII OBA, que aconteceu em abril, se inscreveram cerca de 187 mil estudantes, contando todos os n?veis. Para a segunda fase, foram convidados 50 alunos para a chamada Escola de Agosto, de 31 de julho a 4 de agosto de 2005, com as melhores notas, "que gabaritaram a prova e com idade para participar da Olimp?ada Internacional".

Adivinha quem foi chamado? Sim! Hugo estava l?! "Eles d?o aulas e fazem uma avalia??o sobre o que voc? sabe de Astronomia. Fiquei cinco dias em ?guas de Lind?ia (SP) com a minha m?e. Quando eles avisaram que fui selecionado, eu j? estava de f?rias", diz.

Na Escola de Agosto, fazem atividades de observa??o das constela?es e localiza??o do espa?o. E o melhor vem agora. As aulas s?o dadas pelos feras em Astronomia! Os alunos tamb?m s?o avisados que v?o receber materiais pela internet para estudar para a terceira fase da OBA, que aconteceu este ano, de 11 a 13 de abril, em Itapecerica (SP).

Mal havia terminado a VIII OBA, ele j? estava inscrito na IX OBA, que aconteceu no dia 12 de maio, ?s 14h. S? que um dia antes veio a surpresa. O vice-coordenador da OBA, Jaime Fernando Villas da Rocha, disse diretamente para Hugo, que ele est? na equipe brasileira da XI Olimp?ada Internacional de Astronomia (OIA).

"Coloquei o gancho na mesa e falei: 'pai! m?e! estou na equipe!'. Eu vibrei, mas n?o gritei e s? n?o falei com a minha irm? (foto ao lado com Hugo), porque ela estava dormindo", ri. Se ele j? fez alguma viagem ao exterior? N?o. Essa ser? a primeira vez, mas n?o est? tenso. "Ainda n?o estou pensando nisso". ? verdade. Afinal, a viagem ser? somente em novembro.

No fim das contas, Hugo conta que o mais fascinante ? que "por mais dif?cil que pare?a, voc? consegue fazer as quest?es. A gente aprende muita coisa. N?o ? s? fazer as quest?es. Voc? se torna mais guerreiro, conhece gente legal" e finaliza com uma frase importante: "as pessoas [que participam das olimp?adas] s?o normais". Se todos seguirem o mesmo estilo de Hugo, com certeza, s?o.

  • Conhe?a o site da Olimp?ada Brasileira de Astronomia e de Astron?utica