Mariana de Almeida Mariana prova que a matem?tica n?o ? um bicho de sete cabe?as.
Ela ? medalha de ouro na Ol?mpiada Brasileira de Matem?tica das Escolas P?blicas

Thiago Werneck
Colabora??o
23/04/2007

O grande pesadelo de muitos estudantes, ? um passatempo para Mariana Almeida, 13 anos, que ? medalha de ouro da 2? Olimp?ada Brasileira de Matem?tica das Escolas P?blicas (OBMEP). Foi incentivada pelo pai, que ela come?ou a se interessar pela mat?ria. "Comecei a gostar dos n?meros na primeira s?rie, foi quando conheci a matem?tica. Meu pai sempre me apoiou e motivou a estudar o assunto", conta Mariana.

Aluna da Escola Municipal Adhemar Rezende, no bairro S?o Pedro, Mariana n?o deixa a inf?ncia de lado. "Brinco com os amigos, vejo TV, passo um tempo no computador e estudo mais antes da prova", revela a estudante.

Mariana d? a dica para os que querem ir bem na escola e, principalmente, em matem?tica, que ? o "terror" de muita gente. "Presto aten??o no que o professor fala e fa?o todos os meus deveres de casa. Dessa forma aprendo a mat?ria e posso fazer boas provas estudando s? um pouco", explica.

Foto ACESSA.com E se o sonho da maioria das crian?as ? ser jogador de futebol, cantor, artista ou at? m?dico, Mariana quer ser uma grande arquiteta. "Al?m da matem?tica, eu gosto muito de desenhar. Na arquitetura vou fazer os dois", explica.

Hoje, na s?tima s?rie, ela disputou duas Olimp?adas Brasileiras e j? se prepara para competir mais uma vez em 2007. "Eu ganhei uma bolsa onde eu estudo a mat?ria de 15 em 15 dias na UFJF com professores de l?. Recebo uma ajuda de custo e acabo aprendendo detalhes que v?o al?m da sala de aula. Espero ir bem de novo e quem sabe ganhar mais uma medalha", destaca.

Todos os alunos fazem prova em suas pr?prias escolas na primeira fase da Olimp?ada. Os melhores colocados disputam uma fase final, tamb?m em sua cidade, e sua nota concorre com participantes do pa?s inteiro. A expectativa ? de que a pr?xima competi??o aconte?a em agosto desse ano.

Foto ACESSA.com Dentre os cerca de 14 mil participantes em n?vel nacional, Mariana ficou em 44? lugar, foi a oitava em Minas Gerais e a campe? de Juiz de Fora. A competi??o envolveu participantes de escolas p?blicas de todo o pa?s e os cem primeiros ganharam medalha de ouro. Sendo que os alunos s?o divididos pelas s?ries em que est?o: quinta e sexta competem entre si, do mesmo modo que s?tima e oitava s?ries.

O pai de Mariana, Maur?cio Rodrigues acredita que a motiva??o dada aos filhos ? essencial para que eles se d?em bem na escola. "Sempre a incentivo e quando ela ganha um pr?mio como esse, ela v? o retorno de ser respons?vel e dar aten??o aos estudos. Me sinto orgulhoso e muito bem com as vit?rias que a Mariana tem tido n os estudos", diz.