Mateus Netto Coelho Medalha de ouro no n?vel 1 na "3? Olimp?ada de Matem?tica das Escolas P?blicas" e tamb?m foi premiado com o primeiro lugar no III Concurso Interno de Piano

Renata Solano
*Colabora??o
27/12/2007

Com apenas 11 anos, Mateus Netto Coelho, j? faz sua fam?lia sentir orgulho. Recebeu medalha de ouro no n?vel 1 na "3? Olimp?ada de Matem?tica das Escolas P?blicas" e tamb?m foi premiado com o primeiro lugar no III Concurso Interno de Piano do Conservat?rio Estadual de M?sica Haid?e Fran?a Americano.

Os bons resultados n?o param por a?. Quando era crian?a, Mateus participou de um concurso de desenho sobre a p?tria Brasil e foi vencedor. O segredo? "O segredo ? voc? ter calma na hora de realizar qualquer coisa na sua vida, ? preciso ter dedica??o e nunca levar as d?vidas para casa", revela Mateus.

O menino, que acabou de completar a 5? s?rie do ensino fundamental, conta que adora todas as disciplinas oferecidas pela escola. "Tenho um pai que d? aulas de matem?tica e uma m?e que leciona portugu?s, ent?o, acabo gostando de todos os extremos", conta.

Segundo descri??o dos pais corujas, Ana Cl?udia e Fl?vio, Mateus ? um menino que apresenta muita persist?ncia e dedica??o, no entanto, muitas vezes ? individualista, o que gera brigas com o irm?o mais novo, Mois?s. "Nunca tive nenhum problema com o Mateus relacionado ao estudo, a gente sempre estabeleceu um momento da leitura e ele pegou gosto, hoje ele l? os livros da escola e liter?rios sem mesmo a gente pedir ou obrigar", afirma a m?e.

O gosto pela leitura

Mateus com a m?e Durante muito tempo Mateus recebeu livros como presente, ent?o, acabou desenvolvendo o gosto pela leitura. "Em fevereiro, antes de come?arem as aulas, ele j? leu os livros para conferir quais assuntos ele conhece e quais ele ainda n?o sabe", conta a m?e.

Al?m do mais, Mateus diz que em suas horas de descanso adora fazer a leitura de livros tanto os de piadas quanto os livros de literatura. "Nesse momento quero terminar de ler a cole??o do Monteiro Lobato que ganhei dos meus pais de presente, j? li uns nove de um total de 22 ou 23, quando terminar de ler os meus livros, vou come?ar a ler os livros da minha m?e do Machado de Assis, por exemplo", conta.

A matem?tica

Mateus com o pai Filho de professor de matem?tica, Mateus recebeu na veia o dom de desenvolver quest?es problem?ticas da ci?ncia exata. "O boletim dele sempre foi muito bom em todas as mat?rias e, sempre que ele precisava esclarecer alguma d?vida podia contar comigo e com a m?e", esclarece o pai.

O menino se inscreveu na ol?mpiada de matem?tica pela primeira vez e, n?o tinha a expectativa de vit?ria. "O objetivo ?nico era testar meus conhecimentos na disciplina e, ent?o mantive a calma durante as duas fases do exame. Achei as provas bem tranq?ilas de realizar e com tranq?ilidade desenvolvi todas as quest?es e fui o ?ltimo a sair da sala nas duas provas", descreve.

A m?sica

Com o intuito de aprender a tocar piano, Mateus entrou no conservat?rio de m?sica. Para ele, o sonho de aprender a tocar o instrumento foram reconhecidos no momento da premia??o do concurso. O menino treina no teclado que tem em casa. "Receber o piano de presente ? ainda um sonho dele, uma expectativa para o futuro", revela o pai.

O concurso, que aconteceu, tamb?m nesse ano, foi mais uma forma de Mateus demonstrar seu potencial. Com as m?sicas "Salto de m?os" de Mark Nevin, "Manh? na praia" de Lorenzo Fernandes e "In a Submerine" de Leila Fletcher, o menino faturou mais uma medalha para sua cole??o.

Expectativas para o futuro

Com apenas 11 anos de idade, Mateus j? tem um sonho: o de ser jornalista. "Sei que ainda sou novo e preciso conhecer um pouco mais sobre as outras profiss?es, mas por enquanto desejo me graduar no curso de Comunica??o Social", explica.

Os pais revelam que o menino assiste aos jornais e tem ?dolos na televis?o como os jornalistas Yula Rocha e S?rgio Rodrigues. "Ele apresenta o jornal e tem at? um microfone para brincar de jornalista. Desde crian?a ele ? fascinado com a profiss?o e fica atento ao trabalho realizado pelos rep?rteres e ancoras", conta a m?e.

Al?m disso, o irm?o, Mois?s, revela que Mateus grava as m?sicas dos reclames no celular para dar mais veracidade na hora de brincar de apresentador.

Enfim, mesmo sem saber o que vai ser no futuro, o importante para Mateus ? continuar estudando para ser um bom profissional. "O importante ? estudar em casa, prestar aten??o nas aulas e tirar todas as d?vidas com o professor. Al?m disso ? preciso curtir cada momento e vit?ria porque eles fazem parte de mim", afirma.

E, segundo o pai, o segredo maior dessas conquistas do filho ? o estudo feito para o conhecimento e para sanar as curiosidades e n?o somente para obter bons resultados em exames, provas e competi?es.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF