Especialista recomenda mochilas de rodinhas para preservar a saúde das crianças

Da redação
6/2/2019

Foto de mochilas

Um dos artigos essenciais para compor o material escolar na volta às aulas é a mochila. A pediatra Márcia Mizrzhray Dias afirma que as mochilas que possuem rodinhas são as mais indicadas, porque evitam que o peso gere sobrecarga nas costas dos alunos. No caso de os pais optarem pelas mochilas de pendurar nas costas, a principal dica é verificar o peso, que não deve ultrapassar 10% do peso de crianças acima de 13 anos e 8% em crianças com até 13 anos de idade.

Márcia também aconselha que os pais escolham bem antes de comprar os artigos. "Eles devem procurar por boa qualidade, alças reforçadas e estrutura acolchoada nas mochilas tradicionais. As de carrinho devem ter rodas resistentes", afirma.

Para o uso das mochilas de alças, a principal recomendação é que as crianças usem as duas alças e não apenas uma. Com isso, todo o peso dos materiais vai ficar dividido nos ombros. "O uso de bolsas deve ser evitado para não haver sobrecarga em apenas um dos lados dos ombros", explica. Outra recomendação é que os livros e cadernos mais pesados sejam colocados próximo à coluna, o que garante mais estabilidade. As alças ainda devem ser bem ajustadas, de forma que a parte de baixo da mochila não ultrapasse cerca de dez centímetros abaixo do quadril.

De acordo com a especialista, outro ponto que deve ser observado é a postura correta da criança ao abaixar para pegar o material dentro da mochila, seja ela comum ou com rodinhas. Ao agachar, é importante dobrar os joelhos para não forçar a coluna. "Com os joelhos retos, forma-se uma pressão na coluna, o que não é recomendável", completa.

O ortopedista especialista em coluna do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Luiz Eduardo Carelli, alerta para os riscos de carregar material escolar em excesso. "Se usar o material escolar ou o peso excessivo e de uma forma inadequada também, vai acontecer, causar contratura muscular, escoliose por dor na musculatura que pode dar dor na criança, desconcentrar nas atividades escolares e até dar algum tipo de deformidade postural, que deve ser evitada. Até adulto que também usa mochila, vai requerer o afastamento do trabalho ou vai necessitar de fisioterapia e um cuidado médico, para poder reabilitar de uma forma mais precoce", explica.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 80% da população mundial sofrerá pelo menos um episódio de dor na coluna durante a vida devido aos maus hábitos posturais.

ACESSA.com - Especialista recomenda mochilas de rodinhas para preservar a sa?de das crian?as