Infantil

Tiaras a qualquer hora Elas compõem o visual das meninas e combinam com
as roupas de qualquer estação

Priscila Magalhães
Repórter
08/02/08

Há anos, as tiaras fazem a cabeça das meninas de todas as idades. Até hoje não se sabe se sua função principal é enfeitar a cabeça, completando o visual, ou segurar o cabelo para ele não incomodar em algumas atividades.

Mas, o que importa é que a vaidade da mulher fala mais alto desde cedo e as meninas aderiram ao visual. "As mães compram as tiaras para as recém-nascidas e já fazem a combinação com a roupa", diz a vendedora de uma loja de artigos infantis, Maria Sílvia.

Assim, não é difícil entender o motivo de a maioria das meninas ter uma coleção enorme de tiaras. As meninas abusam das cores, que são muito variadas. Além disso, há uma variedade muito grande de enfeites, bordados, tamanhos e materiais. Elas combinam com as roupas ou com os acessórios.

Mas se engana quem pensa que as tiaras são só aquelas mais molinhas, de elástico. Existem também aquelas rígidas, de plástico, que são encapadas com o tecido de preferência, para combinar com a roupa.

No verão, estão em alta o laranja, amarelo, verde, rosa e azul, cores fortes para deixar o dia-a-dia mais alegre. Os tecidos são leves e elas são encontradas no crochê ou no algodão e enfeitadas com borboletas, flores, miçangas e fitas. E é só dar uma voltinha pelas ruas para perceber que a moda do inverno também já está chegando. Maria Sílvia diz que as cores mais usadas vão ser as mais fechadas.

"Já podemos perceber o beterraba, preto, cinza e o vermelho. As exceções são o rosa seco e o bege, que combina com tudo", diz. Para o inverno, as tecidos predominantes são o crochê e o veludo. Tudo enfeitado também, com bordados e aplicações de flores e bichinhos.

foto de duas tiaras de acrílico forradas foto de três tiaras de acrílico forradas foto de duas tiaras de faixa de tecido

Para as recém-nascidas predominam as cores mais claras, como o azul bebê, amarelinho, rosa claro e verde. Elas também são feitas de um material mais leve, com um elástico fininho, para não incomodar a criança, que nem sempre sabe usar o acessório. Para este caso, elas também são mais estreitas e delicadas.

foto de duas tiaras de faixa de tecido bordadas foto de várias tiaras de faixa de tecido para bebês foto de três tiaras de faixas de tecido para bebês

As crianças de até sete anos costumam procurar as bordadas com bichinhos e flores. E, geralmente, querem as mais coloridas. Já as maiores, entre sete e nove anos, usam as mais produzidas e também mais caras. elas são bordadas com miçangas e canutilhos. Os preços são muito variados. "Temos produtos que vão de R$ 7,80 a R$ 24", garante Sílvia.

Preços fornecidos no dia 07 de fevereiro de 2008

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.