Leites artificiais cont?m nutrientes abaixo do indicado Entre os preju?zos que podem ser causados ? crian?a est?o a defici?ncia no desenvolvimento, rea?es al?rgicas e risco de infec??o

Aline Furtado
Rep?rter
5/3/2010

Quando se pensa no desenvolvimento de beb?s, ? comum se lembrar do leite materno, conhecido como fonte rica em nutrientes e prote?nas que auxiliam no crescimento e na prote??o ? sa?de das crian?as. Entretanto, o n?mero de op?es de f?rmulas infantis, como s?o conhecidas as marcas de leite em p?, ? grande no mercado.

Segundo pesquisa realizada recentemente na Universidade de S?o Paulo, a quantidade de ?cidos graxos polinsaturados, nutrientes importantes para o desenvolvimento infantil, est? abaixo do recomendado nas f?rmulas industrializadas.

O estudo verificou a baixa presen?a de nutrientes como o? ?cido linoleico (LA), o ?cido α-linol?nico (ALA), o ?cido araquid?nico (ARA) e o ?cido docosahexaen?ico (DHA) no leite em p? infantil, que ? usado em substitui??o ao leite materno. Ao todo, foram analisadas 14 f?rmulas, sendo que uma estava em desacordo para ALA, duas para ARA e seis para DHA, conforme informa?es expostas nos r?tulos das embalagens. Al?m disso, foi verificado que f?rmulas que ficam armazenadas por longo per?odo sofrem perda de ?cidos graxos.

A pediatra e coordenadora executiva do Banco de Leite Humano de Juiz de Fora, M?rcia Mizrahy, refor?a que h? maior quantidade de ?cidos graxos no leite humano e lembra os problemas que podem ser provocados, n?o s? pelo uso de f?rmulas, como tamb?m pelo uso do leite de vaca pasteurizado. "Sobrecarga renal, alergias respirat?ria e g?strica, aumento da possibilidade de infec?es, al?m de defici?ncias com rela??o ao desenvolvimento infantil."

Com rela??o ?s calorias, a cada 100 mililitros de leite humano, h? 67 calorias. "A quantidade no leite de vaca, por exemplo, ? menor, cerca de 60 calorias." No caso das prote?nas, a quantidade ? maior nas f?rmulas e no leite de vaca, o que pode acarretar danos al?rgicos ?s crian?as. Os amino?cidos, que contribuem diretamente para o desenvolvimento cerebral, n?o fazem parte da composi??o do leite de vaca e das f?rmulas. "O teor de gordura presente nos chamados leites artificiais ? extremamente prejudicial ? sa?de. Al?m disso, a enzima lipase, que auxilia na digest?o do beb?, a imunoglobina, respons?vel pela imunidade, e as vitaminas s?o encontradas apenas no leite humano."

A pediatra lembra, ainda, que as m?es t?m o h?bito de misturar farinha ao leite em p?, o que pode ser prejudicial ? crian?a. "As pessoas imaginam que a farinha vai fazer com que o beb? fique sustentado por mais tempo, mas isso provoca uma quantidade de gordura errada no organismo, o que pode causar sobrecarga renal."

Leite humano

Segundo a m?dica, o leite humano passa por um per?odo de adapta??o desde a primeira mamada. "Na primeira semana, o que sai ? o colostro, rico em imunoglobina e prote?nas. Entre o s?timo e d?cimo quinto dia, o leite est? em fase de transi??o. A partir disso, tem-se o leite maduro." Ela diz que o leite em p? e o leite de vaca n?o passam por estas fases de varia??o de composi??o.

Tal varia??o ocorre tamb?m durante a mamada, o que n?o ? verificado nos casos de leite artificial. "No in?cio da mamada saem basicamente ?gua e prote?nas, j? no final da suc??o, a crian?a ingere aquilo que vai engord?-la."

O que tamb?m n?o est? presente quando se trata de f?rmulas e do leite de vaca ? o contato da crian?a com gostos variados, o que ? acarretado pela alimenta??o diversificada da m?e. "Quanto mais variada for a ingest?o de alimentos da m?e, mais f?cil ser? a adapta??o do beb? aos gostos quando for iniciada a ingest?o de outros alimentos."

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes