Nesta terça-feira (12), a Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACE-JF) recebe o evento Circuito E-Minas 2022 – Negócios e Oportunidades, realizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), com a presença de representantes do comércio de Juiz de Fora e região da Zona da Mata. O evento teve início, às 9h, na sede da Associação, na Praça da Estação, e foi até o final da tarde, com a presença do governado de Minas, Romeu Zema. Ele tem agenda confirmada nesta terça, às 20h, na solenidade de abertura do Minas Láctea, no Expominas JF.

O E-Minas é um evento que envolve vários encontros com lideranças empresariais do estado, contando com a participação de associações comerciais e integrantes do Poder Público para tratar do desenvolvimento econômico mineiro. A cidade de Uberlândia foi a primeira a receber a ação, que ainda passará por Pouso Alegre, Montes Claros e Contagem.

O presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, iniciou o painel comentando sobre a força do sistema Federaminas e do associativismo. "Não existe um sistema federativo mais forte que o nosso. Em plena terça-feira pela manhã, estamos aqui com representantes de 21 cidades da região e é através da força das associações e da parceria com o governo que vamos contribuir para o desenvolvimento de Minas”, afirma Rodrigues.

Fernando Passalio, Secretário de Desenvolvimento Econômico, disse que está aberto para o diálogo com as empresas e vai buscar ouvir ainda mais as associações. Segundo Passalio, através desse diálogo o governo terá mais assertividade na tomada de decisões. Ele ainda contou sobre a necessidade de continuar trabalhando para o avanço da região e que o governo está buscando soluções para os principais desafios que os empresários locais enfrentam.

Ele ainda contou que o principal trabalho da secretaria, tem sido voltado para o mapeamento dos principais gargalos de cada região e trabalhar nos pontos identificados. A partir disso, a secretaria está apresentando Minas Gerais em outros países, para mostrar o potencial do Estado. Além do trabalho de desburocratização de Minas, o órgão está atuando diretamente com as prefeituras através do projeto Minas Livre para Crescer.

“Estamos muito felizes de estar aqui na casa dos empresários, pois ouvir vocês é imprescindível para o desenvolvimento econômico do Estado. Cuidar desse lindo jardim, também é o que vai atrair as borboletas para pousar nele. Precisamos trabalhar continuamente no desenvolvimento do nosso estado”, afirma Passalio.

Na parte da tarde, foi realizado uma reunião com os executivos e presidentes das ACEs, com o objetivo de criar networking, compartilhar experiências, mapear os principais desafios que a região enfrenta e encontrar soluções em conjunto para auxiliar no desenvolvimento nas associações.

Momento com o Governador Romeu Zema

Dando as boas-vindas ao governador Romeu Zema, o presidente da Federaminas discursou sobre a entidade. “A Federaminas é a instituição com maior capilaridade de Minas Gerais, nós temos aqui lideranças de 21 cidades. São pessoas que trabalham incessantemente pela classe empresarial e queremos manter essa ligação direta com o governo de Minas”, afirma Valmir.

Em seguida, Aloísio Vasconcelos, presidente da Associação Comercial de Juiz de Fora, agradeceu o governador e as demais autoridades participando do encontro e comenta sobre o circuito. “É com muita alegria que recebemos aqui o Circuito E-minas, esta é mais uma iniciativa brilhante da Federaminas.” Ele aproveita o momento para falar sobre o aniversário da associação. “Temos muito apreço por nossa história e pelos 126 anos da ACE e temos nosso foco no futuro”, conta Aloísio.

O governador Romeu Zema, começa traçando uma linha do tempo falando sobre a situação do Estado antes, durante seu mandato e os próximos passos. Ele pontuou diversas ações em seu governo, como: a regularização de folha de pagamento dos servidores públicos, a recuperação de vias públicas, a redução na frota de carros da equipe do governo e muito mais.

Também durante os três anos comandando Minas Gerais, Zema destacou que os indicadores aumentaram, foram reformadas mais de mil escolas, a atração de investimentos bateu o recorde e alcançou a marca de R$236 bilhões. “Foi criado um plano de investimentos pela Cemig, que vai revitalizar 30 mil quilômetros de rede elétrica, para todas as regiões do estado, com o objetivo de implantar a energia trifásica”, conta Zema.

Ele finalizou sua participação, ressaltando a participação de Minas na economia do país. "Em 2018 a nossa participação no PIB era de 8,8%, no último ano esse número cresceu e hoje nossa economia representa 9,3% do PIB nacional.

Logo após a fala do governador, a Federaminas elaborou um momento especial para homenagear a Associação Comercial de Juiz de Fora, através da entrega de uma placa. A Federaminas honra os 126 anos da ACE, sendo a primeira a ser implantada em Minas Gerais e até hoje continua ativa, deixando um legado de muitas conquistas para a cidade e região.

Atualizada às 19h50

Foto: Divulgação Instagram Federaminas

ACESSA.com - Circuito E-Minas re?ne associa?es comerciais e representantes do Governo de Minas em JF