Tr?fico de Rock
O vai-e-vem do rock'n'roll

Fl?via Machado
23/01/02

"Sucesso n?o est? em nossos planos". A declara??o nem parece ter vindo da boca de um roqueiro. Mas o baixista Marco Aur?lio, bem como os demais integrantes do Tr?fico de Rock, o vocalista Felipe Boechat e o baterista Marquinho San, n?o est?o nem a? para a fama. Parece contradi??o, mas eles afirmam que tocam por puro prazer e o que querem mesmo ? o reconhecimento do p?blico. Com mais de dez anos na estrada e algumas pedras no caminho, a promessa da banda agora ? lan?ar um novo CD.

Nascidos em ber?o de m?sica cl?ssica, Felipe e Marco, os fundadores do Tr?fico, tocam violino e viol?o cl?ssico desde crian?as. A influ?ncia veio dar em rock?n?roll, que hoje ? o prato principal dos seus shows - com uma pitada de calcinhas (isso mesmo, eles distribuem calcinhas com a logo da banda nos shows!). No entanto, eles tocam desde Pearl Jam at? S?rgio Reis, diz o baixista. "O que queremos ? agradar ao p?blico."

O tr?fico na rota

A primeira apresenta??o aconteceu em 1990 e, na opini?o de Marco Aur?lio, a cidade tinha pouco espa?o para a m?sica na ?poca. Mesmo assim, eles arriscaram e come?aram a tocar num bar em Benfica, chamado Cabana Sertaneja. "No primeiro show tinham apenas oito pessoas e na quarta apresenta??o, mais de 400. Desde o in?cio a nossa intera??o com o p?blico foi ?tima", recorda.

Depois disso, vieram mais e mais shows, um LP e alguns CDs. O primeiro LP levou o nome da banda e foi lan?ado em 1992, com dez m?sicas in?ditas. Em 96, algumas de suas m?sicas foram relan?adas na colet?nea Cidade Alternativa. Entre elas, o reggae Docinho e o blues Semana Santa, as m?sicas de maior sucesso do Tr?fico, em cujas letras impera o duplo sentido.

Neste mesmo ano, o grupo resolveu dar um tempo das apresenta?es. O motivo nem eles mesmos sabem direito. "Na verdade, a gente estava meio velho para continuar a tocar e cada um foi fazer a sua vida. No entanto, continuamos a nos encontrar e sempre que isso acontecia, rolava um som", diz Marco Aur?lio. Tanto que nesse meio tempo distante dos palcos da cidade, o Tr?fico lan?ou um CD com o codinome "Os Quatro Elementos", onde gravou os hits pol?ticos como "Overdose" e a rom?ntica "Quem disse que o amor deve morrer", sendo que esta ?ltima tocou na r?dio Transam?rica, "em rede nacional", ressalta o baixista.

Ano passado a banda voltou a tocar, tamb?m pelo puro prazer do rock?n?roll. E veio com todo f?lego. Al?m da grava??o de um novo CD para este ano, est?o inclu?dos shows em Belo Horizonte, onde eles j? est?o se apresentando, e no Rio e em S?o Paulo. O sucesso ainda fica para depois e "se acontecer, vai ser porque estava no caminho. Nosso trabalho j? ? reconhecido e, para n?s, ? isso que importa".