Lu?s Ot?vio Santos

Por

Violinista Lu?s Ot?vio Santos
do Solistas de C?mara ? La Petite Bande

Nascido em Juiz de Fora e, morando h? 12 anos na Europa, o violinista Lu?s Ot?vio Santos se divide entre a atua??o na La Petite Bande (Holanda), as aulas na It?lia e na B?lgica e a coordena??o art?stica do Festival Internacional de M?sica Colonial Brasileira e de M?sica Antiga.


Emilene Campos
16/07/2001

Ele vem ao Brasil duas vezes por ano. Para as comemora?es do Natal e Reveillon e na ?poca do festival. Em Juiz de Fora desde o in?cio de julho, Lu?s Ot?vio cuida dos preparativos da d?cima segunda edi??o do Festival Internacional de M?sica Colonial Brasileira e M?sica Antiga, cujas apresenta?es extrapolam os limites de Juiz de Fora, abrangendo as cidades hist?ricas de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, S?o Jo?o del Rei e Diamantina.

Em entrevista exclusiva ao JFService, Lu?s Ot?vio Santos falou sobre a predile??o por m?sica barroca, sua experi?ncia internacional e m?sica contempor?nea.

Do Pr?-M?sica Antiqua ao Solistas de C?mara
Desde crian?a, Lu?s Ot?vio ? um apaixonado por m?sica antiga e instrumentos de ?poca. Seus pais, a diretora-presidente do Pr?-M?sica Maria Isabel de Sousa Santos e vice-presidente da institui??o J?lio C?sar Santos, foram (e ainda s?o) seus grandes incentivadores. Os irm?os, que tamb?m s?o m?sicos, tamb?m participaram do processo. "Meus irm?os atuavam na banda Pr?-M?sica Antiqua que tinha como repert?rio m?sica medieval e renascentista", relembra.

Foi assim que ele teve os primeiros contatos com instrumentos como a rabeca (antecessor do violino) e o cravo (do piano). A princ?pio, ele aprendeu a tocar instrumentos tradicionais, como o piano, aos 6 anos, e violino, aos 8. Mas com o aprofundamento dos estudos de m?sica antiga, sentiu a necessidade de aperfei?oar-se, utilizando instrumentos de ?poca.

Na ?poca, meados da d?cada de 80, a grande dificuldade era encontrar tais equipamentos no Brasil. O que foi amenizado com a repercuss?o em todo o pa?s do Festival de M?sica Colonial. O n?mero crescente de pessoas interessadas no g?nero acabou abrindo um novo nicho de mercado. "Agora ? mais f?cil encontrar o instrumento de ?poca e at? profissionais que fa?am a adapta??o", comemora.

Pelos trilhos da Europa
Al?m de integrar a orquestra La Petite Bande, o m?sico de 28 anos ? professor do Conservat?rio Real de Bruxelas, na B?lgica, e do Scuola di Musica di Fiesole (It?lia). As pequenas dist?ncias entre os pa?ses europeus permitem que Lu?s Ot?vio exer?a todas estas atividades e ainda dedique tempo ? organiza??o do festival e ?s turn?s mundiais com a La Petite Bande. Como membro da orquestra, ele j? se apresentou em pa?ses como China, Jap?o, M?xico, Col?mbia, Argentina. ? nestas ocasi?es que o m?sico descobre novos grupos, novos solistas, que podem integrar a programa??o do festival.

Rotina de estudos moderada
Para aperfei?oar seus estudos no violino barroco, Lu?s Ot?vio chegou a dedicar mais de dez horas di?rias ? m?sica. Hoje, a rotina ? mais moderada, j? que as atividades como integrante da La Petite Bande e professor em escolas da B?lgica e It?lia o colocam em constante aperfei?oamento.

A experi?ncia internacional
A oportunidade de ir para a Holanda veio aos 17 anos. Um professor holand?s convidou o grupo de m?sica barroca Solistas de C?mara, fundado por ele, para estudar no Conservat?rio Real de Haia, na Holanda. Foi no conservat?rio que o m?sico conheceu o violinista Sigiswald Kuijken, o mestre do violino barroco e fundador da La Petite Bande, que participa da d?cima segunda edi??o do Festival Internacional de M?sica Colonial Brasileira e M?sica Antiga.

Tamb?m faziam parte dos Solistas de C?mara os m?sicos Jo?o Guilherme Figueiredo e Pedro Curi. Segundo Lu?s Ot?vio, a dificuldade inicial foi adaptar-se ? rotina e ao comportamento do povo holand?s. Mas a expectativa do desenvolvimento pessoal e profissional foi mais forte e os ajudou a super?-la. Para o violinista, a experi?ncia acabou sendo mais rica do que ele esperava. Por ser uma refer?ncia internacional em m?sica antiga, o Conservat?rio Real de Haia reunia estudantes de v?rias nacionalidades. Com isso, Lu?s Ot?vio teve a chance de aprender ingl?s, alem?o, espanhol, italiano, franc?s e um conhecer um pouco da cultura destes pa?ses.

Forma??o acad?mica 100% europ?ia
A forma??o acad?mica do Lu?s Ot?vio ? cem por cento europ?ia. Ap?s seis anos de estudos no Conservat?rio de Haia e a atua??o durante tr?s anos como Orquestra Barroca do Conservat?rio, Lu?s Ot?vio recebeu a gradua??o m?xima da institui??o, o "Solist Diploma", o que equivale no Brasil a um mestrado no curso de m?sica.

Caetano, Gil, Tit?s e internet
Com tantos instrumentos e refer?ncias musicais de ?poca, muita gente pode pensar que Lu?s Ot?vio n?o curte m?sica contempor?nea. "Estou aberto ? m?sica do nosso tempo, n?o me fecho", relata. O que ele abomina s?o as simplifica?es comerciais, a cultura do videoclipe, onde a m?sica ? o que menos importa. As can?es de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tit?s s?o grandes aliadas quando ele quer matar saudade do Brasil. A internet ? outra "ponte" que ele lan?a m?o. "Navego muito em sites de jornais brasileiros para saber o que est? acontecendo por aqui", conta.